Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Saiba mais sobre o design da Pira Olímpica dos Jogos de Tóquio 2021

por Redação 360 | 04/08/2021

O acendimento da Pira Olímpica é um momento muito bonito da abertura dos Jogos Olímpicos. Conheça detalhes da estrutura utilizada em Tóquio 2021!

A Pira Olímpica dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, tem um design minimalista. Ela é assinada pelo estúdio japonês Nendo, criada pelo designer japonês Oki Sato. Para chegar ao formato desejado, foram feitos muitos rascunhos para representar a inclusão e a igualdade de gênero, com o lema “Todos se reúnem sob o sol, todos são iguais e todos recebem energia”.  Enfim, fez-se uma esfera composta por hemisférios superior e inferior, cada um com cinco painéis representando os anéis olímpicos.

A foto mostra a pira olímpica fechada dos jogos de Tokyo 2020. O design que remete ao sol é assinado pelo estúdio Nendo.
Vista superior da pira fechada – Imagem reproduzida de CASACOR
Estúdio Nendo assina a pira olímpica (Foto: Reprodução/Instagram @nendo_official)
Vista lateral da pira fechada – Imagem reproduzida de Casa Vogue

O acendimento da Pira Olímpica

A tocha olímpica chegou ao Estádio Olímpico de Tóquio, onde ocorreu a cerimônia de abertura dos jogos, conduzida por um revezamento de ex-atletas e foi entregue a atleta japonesa Naomi Osaka. A estrela do tênis levou a tocha até o “calderão” que se abriu lindamente como uma flor, e, então, a chama foi acesa. A saber, a pira olímpica ficará acesa até o encerramento dos Jogos Olímpicos, que será neste próximo domingo, dia 8 de agosto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Saiba quem é Naomi Osaka, estrela do tênis com direito a série e boneca  Barbie - Brasil 247
Tenista Naomi Osaka acende a pira olímpica de Tóquio-2020 - Folha PE
Imagem reproduzida de Folha PE

A chama da Pira Olímpica

A chama da Pira Olímpica é alimentada com hidrogênio. A queima do hidrogênio é incolor e transparente, deixando a chama invisível. Para a chama adquirir a característica cor amarelo brilhante foi usado carbonato de sódio. Vários estudos foram realizados para chegar à quantidade exata de solução e o melhor ângulo para instalação da válvula utilizada para pulverizá-la, criando uma chama com a aparência do fogo feito com lenha. 

Aliás, o hidrogênio utilizado na Pira foi produzido em uma instalação da Prefeitura de Fukushima. E placas solares foram usadas para produzir a eletricidade necessária para a eletrólise da água no processo de produção de hidrogênio.

Jogos Olímpicos de Tóquio oficialmente abertos; veja como foi a cerimônia -  Folha PE
Imagem reproduzida de Folha PE
A foto mostra o detalhe do fogo da pira olímpica dos jogos de Tokyo 2020. O design que remete ao sol é assinado pelo estúdio Nendo.
Hiroshi Iwasaki/nendo.jp/CASACOR 

O funcionamento da Pira Olímpica

Pesando cerca de 40 kg por folha, o painel externo da Pira Olímpica foi feito com placas de alumínio de 10 mm de espessura, moldadas, polidas e pintadas com tintas resistentes ao calor. A peça finalizada artesanalmente, pesa mais de 2 toneladas e tem um diâmetro aproximado de 3,5 m. E sua parte interna foi revestida por painéis de espelhos poligonais e feita à prova d’água, à prova de fogo e resistente ao calor; o material proporciona um espetáculo incrível através dos reflexos difusos da iluminação das cerimônias e da luz do fogo. 

A foto mostra o detalhe do fogo da pira olímpica dos jogos de Tokyo 2020. O design que remete ao sol é assinado pelo estúdio Nendo.
Ikki Yamaguchi/nendo.jp/CASACOR

Foram realizados vários testes de resistência ao calor e ao vento, ajustando o aparelho de forma a evitar vibrações e possíveis “acidentes”. O resultado pôde ser visto no dia da abertura das Olimpíadas, quando o “caldeirão” se abriu como uma flor e os painéis passaram uns pelos outros suavemente a uma distância de somente 3 mm. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja como foi o acendimento da Pira Olímpica dos Jogos de Tóquio 2021 no vídeo a seguir:


Fontes: Casa Vogue, Diálogo Chino, Casa Cor, Exame, R7.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.