Engenharia 360

LG lança robô inteligente com IA para facilitar tarefas domésticas e monitorar a casa

Engenharia 360
por Redação 360
| 09/01/2024 4 min
Imagem reprodução LG via Life Style

LG lança robô inteligente com IA para facilitar tarefas domésticas e monitorar a casa

por Redação 360 | 09/01/2024
Imagem reprodução LG via Life Style
Engenharia 360

Na data de publicação deste texto, 9 de janeiro de 2024, começa mais uma edição da Consumer Electronics Show, a maior feira de tecnologia do mundo. A CES 2024 acontecem em Las Vegas. E na ocasião, a marca LG lança mais um grande produto, o robô inteligente Smart Home AI Agent, prometendo mudar o conceito de casas inteligentes através de uma experiência única para os usuários. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

robô inteligente
Imagem reprodução LG via Canal JMS

A tecnologia Smart Home AI Agent da LG

O novo robô inteligente da LG, o Smart Home AI Agent, explora várias tecnologias. Sua engenharia é uma mistura de soluções de robótica, Inteligência Artificial (IA) e automação residencial. E algo que poderá ser comprovado na mostra CES 2024 é sua capacidade de movimento, conectando-se facilmente a redes de dispositivos loT, o que auxilia no gerenciamento de aparelhos que podem tornar nossa vida cotidiana mais conveniente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Curiosamente, o LG Smart Home AI Agent possui "pernas" com rodas, para poder se locomover pelos setores de uma casa de forma autônoma. Seus "olhos" são sensores frontais e um display, que fornecem ao sistema uma interação avançada com os ambientes. Traduzindo, a LG entende que essa mobilidade do robô inteligente permite que o dispositivo seja utilizado no dia-a-dia como uma assistente babá, monitorando idosos, crianças e animais de estimação.

robô inteligente
Imagem reprodução LG via Design Boom
robô inteligente
Imagem reprodução LG via Design Boom
robô inteligente
Imagem reprodução LG via Canal JMS
robô inteligente
Imagem reprodução LG via Canal JMS

A saber, como um sistema de segurança, o robô inteligente faria o monitoramento de atividades suspeitas, enviando alertas sobre janelas abertas ou luzes acesas.

Para concluir, a empresa também já revelou à imprensa que seu robô é alimentado por uma linguagem Large Language Model (LLM) multimodal, resultado de aprendizado de máquina em um vasto banco de dados.

Controle de Dispositivos Inteligentes

Vamos analisar mais essa questão da ligação do LG Smart Home AI Agent com outros dispositivos inteligentes. É preciso destacar a parceria que a própria LG fez com a Qualcomm Technologies. Para o seu novo robô inteligente, é utilizada a plataforma Qualcomm Robotics RB5. Essa combinação permitiu a tecnologia ir além da automação, mas um IA multimodal com reconhecimento de voz, imagem e processamento de linguagem natural.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A saber, através do gestor da Internet das Coisas (IoT), o Smart Home AI Agent se conecta e comanda diversos aparelhos inteligentes dentro de casa. Além de gerenciar dispositivos, o robô pode analisar temperatura, umidade e qualidade do ar, proporcionando uma gestão completa do ambiente.

Veja Também: Intersolar Summit Brasil Sul: Feira Apresenta o Potencial da Energia Solar

A visão da LG para o futuro das casas inteligentes

Analisando as informações, podemos dizer que empresas como a LG trabalham hoje para termos, num futuro não tão distante, uma casa com "zero trabalho". Nesse cenário, modelos de robô inteligente, como o LG Smart Home AI Agent, seriam personalizados e assumiriam por nós funções diversas ao mesmo tempo que interagiriam conosco de maneira avançada. Esses robôs fariam reconhecimento de expressões faciais e tom de voz, sugerindo leituras e músicas, informando sobre o tempo, lembrando de atividades do calendário, e mais.

Infelizmente, por hora, a LG não tem planos de lançar o LG Smart Home AI Agent no mercado brasileiro. Mas, na CES 2024, os visitantes terão a oportunidade de testar em primeira mão essa revolução na automação residencial. Aliás, fizemos recentemente um artigo especial indagando sobre outras inovações que moldarão o panorama tecnológico deste ano e que também devem ser apresentados na feira. Confira: O que esperar da CES 2024, o maior evento de tecnologia do ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo