O Engenharia 360 marcou presença, no dia 8 de novembro de 2023, na feira Intersolar Summit Brasil Sul, sediada no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. Em 4 mil metros quadrados, 50 expositores apresentaram aos visitantes o potencial em ascensão da energia solar, pontuando dados revelantes sobre o crescimento da cadeia produtiva. O objetivo é estimular o mercado econômico a debater mais sobre estratégias de desenvolvimento dentro do setor. Continue lendo este texto para saber mais!

Veja Também: Aproveite o sol ao máximo: 5 dicas essenciais para seu projeto solar
Estrutura e tema da Intersolar Summit Brasil Sul 2023
A Intersolar Summit Brasil Sul acontece neste ano em um dos endereços mais importantes da capital gaúcha. O centro de eventos FIERGS é reconhecido por receber feiras e congressos de grande influência no mercado global. Mas por que o Rio Grande do Sul foi escolhido para receber o evento? A resposta é simples: é que o estado soma hoje R$ 12 bilhões em investimentos no setor de energia solar, apresentando grandes oportunidades sobretudo junto ao agronegócio. São 37 mil unidades rurais consumidoras na região. Isso só evidencia o papel crescente da energia solar na produção agropecuária.
O tema do evento como um todo (feira e congresso) é a importância global da sustentabilidade. Fala-se sobre as barreias econômicas, novos hábitos, boas práticas, compartilhamento de conhecimento, e inovações.

Veja Também:
Monocristalina vs. Policristalina: qual é a melhor opção de placa solar?
LEIA MAIS
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Feedback dos expositores quanto ao mercado de energia
Estiveram presentes nos estandes da Intersolar Summit Brasil Sul profissionais de empresas de vários estados brasileiros, como Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Na ocasião, nós, do Engenharia 360, conversamos com especialistas das empresas Dufrio Energia Solar, Solfácil, SolarZ, Huawei, Techlux, Sungrow, Aldo Solar, Ribeiro Solar, Gimi Soluções de Energia, CCM, Livolteck, Elgin, Sofar e Volt.



O que foi nos passado no local, por especialistas do setor e outros representantes do governo e de iniciativa privada, é que existe um real interesse do Brasil em sua crescente expansão da matriz energética contando com a energia solar - inclusive já ultrapassando a eólica em termos de participação da potência instalada no país. A saber, especialmente no Rio Grande do Sul, a energia solar é a segunda fonte mais expressiva, logo atrás da energia híbrida.
Alguns estandes abordavam o tema da distribuição das instalações solares. Muitas soluções apresentadas foram desenvolvidas para residências. Outros produtos já eram voltados às instalações comerciais, industriais e agrícolas. Porque, sim, há um amplo uso e interesse pela energia solar em diferentes setores da sociedade!




Observação: A energia solar no Brasil gerou na última década aproximadamente 1 milhão de novos empregos, somando R$ 163 bilhões em investimentos, segundo o Ministério de Minas e Energia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Impressões do Engenharia 360 sobre a feira
No geral, numa primeira olhada na Intersolar Summit Brasil Sul, não vimos muitas novidades sobre Engenharia de Energia - parecia só "mais do mesmo", sobretudo modelos de inversores. Porém, as novidades iam além dos banners e pôsteres. Foi ouvindo conversas entre expositores e visitantes que entendemos que existe hoje uma maior preocupação não na criação de novos designs, mas no aprimoramento de sistemas já existentes para atender bem empresas e lares brasileiros, em transformar ambientes e proporcionar mais conforto e tranquilidade aos clientes. Então, não é só vender produtos, mas experiências de qualidade e resultados rápidos!
As boas soluções modernas para instalação de energia limpa e renovável (entre equipamentos, estruturas e acessórios), das principais marcas do segmento, são agora mais bem distribuídas nacionalmente. Tudo é pensado para haver melhor economia, eficiência e qualidade - isso inclui kits de instalação, softwares com IA para controle de usinas, apoio profissional para dimensionamento, etc. Principalmente processos especializados para reduzir custos logísticos, ampliar capacidade de armazenamento e gerar mais ofertas de emprego - porque, como dissemos antes, o setor está aquecido.
Quem trabalha com energia solar e esteve presente na feira encontrou as parcerias certas para o crescimento da sua empresa.
São produtos que estiveram em exposição na Intersolar Summit Brasil Sul:
- sistemas fotovoltaicos e híbridos
- módulos fotovoltaicos
- botões e relés
- sistemas de armazenamento de energia
- geradores personalizados
- inversores (alguns gerenciáveis) - ex. híbrido off-grid e monofásico
- conversores de energia
- painéis de distribuição
- controladores de carga MPPT
- racks outdoor
- divisores de energia
- sensores de monitoramento de temperatura e vibração



- estruturas metálicas de suporte de placas
- fixadores e ganchos para placas solares (inclusive para telhados de fibrocimento, cerâmica, telha sanduiche, zipado, calhetão, telha W e shingle)
- triângulo de correção de laje




- bateria de parede
- estações de carregamento
- equipamentos de recarga
- carregadores de veículos inteligentes
- sistemas utilizando baterias de lítio
- sistemas ligados à produção de hidrogênio renovável
- sistemas de automação industrial
- robôs inteligentes
- sistemas de medição eletrônica
- cubículos modulares com isolação




Veja Também:
Comentários

Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.