Engenharia 360

Massa DunDun [Review 360]

Imagem padrão usuário
por Engenharia Depressão
| 20/03/2013 | Atualizado em 15/07/2022 5 min

Massa DunDun [Review 360]

por Engenharia Depressão | 20/03/2013 | Atualizado em 15/07/2022
Engenharia 360

Quem gosta de acompanhar as novidades do mundo da engenharia, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a Massa DunDun, uma massa para assentamento de tijolos e blocos que poderá mudar os conceitos da construção civil, principalmente em uma época em que tanto se fala sobre sustentabilidade, preservação do meio ambiente, diminuição dos impactos ambientas, etc…

massa-dundun-blog-da-engenharia

Durante nossa participação na cobertura da 19º edição da FEICON BATIMAT (Salão Internacional da Construção), em São Paulo, fomos recebidos pelos gerentes da linha de produtos DunDun Marcelo Reichert e Michael Santos, da empresa FCC, onde aproveitamos para tirar algumas dúvidas de nossos leitores, e também nossas! Além de uma demonstração da aplicação, feita exclusiva para o Engenharia 360.

Para quem não conhece, a Massa DunDun é uma massa polimérica que inova a forma de assentamento de tijolos e blocos na construção civil, assim como já explicamos anteriormente em outra matéria. E promete um custo-benefício ampliado, pois acaba economizando no processo como um todo, não somente na argamassa, mas também na eficiência, quantidade de mão de obra e rapidez para aplicação e assentamento dos tijolos. Sem contar na limpeza da obra por não gerar resíduos, fato este, importante e que todos devemos nos atentar independentemente do método que se utiliza.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Confira abaixo os destaques da entrevista:

Como é a resistência do produto? Foram realizados testes? Quais?

A resistência da Massa DunDun, é superior quando comparada à argamassa convencional. Michael conta, que foram realizados diversos ensaios, dentre eles, podem se destacar: compressão, tração na flexão, impacto de corpo mole, impacto de corpo duro, carga suspensa, estanqueidade e arrancamento.

Qual é o custo, em média, do produto por m²? Como é a relação custo-benefício?

O preço varia conforme a região devido aos custos de transporte, mas em geral o produto pode ser encontrado à venda ao público com um custo R$ 7,50  a R$ 9,00 por m² de alvenaria. Com a utilização da Massa DunDun, há uma redução média no custo total do m² em torno de 30%. E o maior ganho vem na produtividade da mão de obra. Mesmo em casos onde o custo de material por m² for maior que com o método tradicional, o custo total do m² construído com a DunDun acaba sendo mais baixo, explica Marcelo. Há também, uma calculadora para fazer este tipo de comparação no site da Massa DunDun.

massa-dundun-blog-da-engenharia-003

O produto é resistente em regiões em condições com grandes variações de temperatura? (Ex.: Nordeste do país, onde atingimos altas temperaturas)

Sim, inclusive foram feitos ensaios com ciclos de molhagem e secagem, e de resistência, no laboratório de cerâmicas da UFRGS, onde o produto foi submetido à altas temperaturas (100ºC), e se obteve um desempenho superior às argamassas convencionais.

Por que a primeira fiada deve ser feita com argamassa comum?

A primeira fiada deve ser feita com argamassa convencional para corrigir possíveis desnivelamentos existentes no piso, uma vez que a espessura da junta com Massa DunDun é, em média, de apenas 2mm.

Podemos utilizar a massa DunDun para fazer obras de até quantos andares? É possível utilizar na construção de um edifício?

A Massa pode ser utilizada em edificações de concreto armado para um número ilimitado de pavimentos., ou seja, não há restrições. No entanto, não é recomendado o uso em alvenaria estrutural, pois ainda está em estudo, diz Michael.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Podemos utilizar a massa DunDun para construção de galpões industriais que possam vir a ter que utilizar pontes rolantes?

Sim, desde que a resistência do componente bloco ou pré-moldado seja compatível, pois a resistência e aderência do elemento executado com Massa DunDun são superiores.

A massa DunDun é totalmente impermeável, sendo assim é possível garantir 100% de garantia para o cliente quanto a não existência de infiltrações?

A Massa DunDun é 100% impermeável. Entretanto, a Norma de Desempenho NBR 15575 determina a medição do desempenho da parede como um todo e pode haver infiltração pelo bloco ou tijolo. O requisito de tolerância é 5% de manchamento na face oposta e, segundo testes, na parede com Massa DunDun foi de apenas 2%.

massa-dundun-blog-da-engenharia-002

Existe algum padrão ou tipo de bloco específico, recomendado para utilização com a massa DunDun?

O produto pode ser aplicado em qualquer tipo de bloco e tijolo, desde que as peças tenham boa qualidade e uniformidade dimensional. Ou seja, pode ser usado em blocos de concreto, cerâmico, concreto celular autoclavado ou solo-cimento, desde os mesmos sejam bem parelhos, uniformes e sem irregularidades. É recomendado o uso de peças cerâmicas com selo PSQ (Programa Setorial da Qualidade) da ANICER (Associação Nacional da Indústria Cerâmica) e peças de concreto com o selo ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), pois tais certificações garantem peças de qualidade e maior uniformidade das mesmas.

Quais são as principais vantagens de se utilizar a Massa DunDun?

As vantagens de se usar a Massa DunDun são classificadas em 4 grupos, segundo a empresa:
a) Segurança – pois possui resistência e aderência superiores às argamassas convencionais
b) Agilidade – aumenta a produtividade em até 3X se comparado com o sistema convencional
c) Economia – reduz o custo do m² em média de 30% (devido à racionalização no processo de produção de alvenaria)
d) Sustentabilidade – menor emissão de CO² no processo de produção, não contem areia dos rios e mananciais e possui 0% de COV (composto orgânico volátil)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O produto tem certificação?

Não se aplica certificação específica a este tipo de produto. Para obras financiadas pela Caixa Econômica Federal, existe um processo demorado via Ministério das Cidades chamado SiNAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica) cujo objetivo é avaliar produtos inovadores – no qual a Massa DunDun está em processo. Em alguns estados a Caixa aceita os ensaios de desempenho da alvenaria que já estão concluídos, em outros exige o caminho do SiNAT. A Massa DunDun recebeu o prêmio como um dos produtos mais inovadores de 2012 (Prêmio CBIC) em que, dentre as instituições juradas estava o próprio Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal. E, a empresa FCC possui as certificações ISO 9001 e ISO 14001.

Eduardo Mikail e Eduardo Cavalcanti do Engenharia 360 com Michael Santos (ao centro), da Massa DunDun, durante participação na FEICON BATIMAT 2013.
Eduardo Mikail e Eduardo Cavalcanti do Engenharia 360 com Michael Santos (ao centro), da Massa DunDun, durante participação na FEICON BATIMAT 2013.

E aí, você usaria a Massa DunDun em sua obra? Comente abaixo o que achou!

Comentários

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo