O Engenharia 360 começa aqui, a partir deste artigo, uma nova sequência de reportagens apresentando os projetos de arquitetura de hotéis mais futuristas de todos os tempos. Para começar, queremos apresentar o Shebara Resort, proposto pela empresa Red Sea Global - assim como anunciado no World Travel Market em Londres -, para ser erguido na Arábia Saudita, em uma região próxima ao Mar Vermelho. Tal modelo de hospedagem promete ser um novo ícone de luxo combinado com práticas sustentáveis. Confira mais no artigo a seguir!
Um paraíso em pleno Mar Vermelho
Atualmente, a Arábia Saudita tem um plano extenso e ousado, uma visão de futuro por assim dizer, que visa transformar o país em exemplo de turismo por meio de práticas responsáveis e inovadoras. Neste plano está incluída a construção - com o máximo de preservação da biodiversidade local - de 73 vilas exclusivas, chamadas de Shebara, dentro da movimentada Lagoa Al Wajh, a 25 quilômetros da costa. Elas devem oferecer o que há de melhor em termos de tecnologia, mas também uma profunda conexão com a natureza.
LEIA MAIS
Isso é o que sonha a Red Sea Global, que se destaca no mercado pelo seu compromisso com o turismo regenerativo! Ela contratou para assinar o projeto o renomado escritório Killa Design - o mesmo que projetou o icônico Museu do Futuro em Dubai. Do mesmo modo como vemos nas imagens, o Shebara deve, quando inaugurado, apresentar um visual deslumbrante!
Na apresentação, pode-se ver diversas “esferas flutuantes” em aço inoxidável criando um desenho semelhante a uma corda de pérolas turquesa sobre o mar, com cores, traços e texturas refletindo o próprio ambiente natural, como as ondas do oceano. Ou seja, estamos falando de uma arquitetura em total harmonia com a natureza!
Acomodações luxuosas e sustentabilidade
Para chegar no Shebara, os hóspedes precisarão enfrentar uma viagem de cerca de 30 a 40 em um hidroavião, partindo do Aeroporto Internacional do Mar Vermelho. Já nas vilas, desfrutarão de acomodações deslumbrantes, com tecnologia de ponta, acabamentos de alta qualidade e vistas panorâmicas, garantindo férias memoráveis. Será possível até reservar uma ilha privada para uma experiência ainda mais exclusiva!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quem busca diversão pode desfrutar de restaurantes especializados em alta gastronomia. Já quem busca relaxamento, deve aproveitar o spa localizado entre as dunas, piscinas diversas, além de academia com equipamentos de última geração e aventuras de snorkeling e mergulho programadas nos recifes de coral próximos - considerados como um dos mais biodiversos do mundo.
Mas a melhor parte de toda essa história mesmo é que o Shebara deverá operar de modo 100% sustentável. Segundo o previsto pela Red Sea Global, o resort será totalmente alimentado por energia solar, graças a uma fazenda solar com mais de 11 mil painéis fotovoltaicos instalados em terreno próximo. Essa iniciativa faz parte de um esforço maior para tornar toda a região do Mar Vermelho um destino turístico, causando o mínimo de dano ao ecossistema local.
Visão 2030 da Arábia Saudita
‘Visão 2030’ é o nome do plano estratégico da Arábia Saudita para diversificar sua economia e aumentar o turismo local até o ano de 2030. Para isso, o país vem investindo bastante em infraestrutura, além da promoção de práticas de desenvolvimento sustentável.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Especialmente o hotel Shebara faz parte disso, com arquitetura alinhada total nesse olhar para o amanhã. Seu design futurista só deve contribuir a Arábia a reforçar sua reputação como destino turístico de classe mundial, enriquecendo ainda mais o PIB Nacional.
Como dito antes, o diferencial desse projeto é a combinação do luxo com responsabilidade ambiental. E pode-se dizer que a maior façanha do escritório Killa Design foi ter conseguido provar que já é possível, com a tecnologia atual, oferecer experiências luxuosas enquanto se preserva o meio ambiente.
Veja Também: Ciel Tower Dubai: O Hotel Mais Alto do Mundo
Fontes: Shebara, Killa Design.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.