Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Repórter viraliza nas Olimpíadas falando idiomas [veja como ser o próximo 'Rei do Duolingo']

por Simone Tagliani | 04/08/2021

Quem poderia imaginar? Mas hoje temos junto de nós aparelhos smart com aplicativos que podem nos ajudar a estudar idiomas. Aprender inglês, ultrapassar barreiras, superar medos, conquistar o mundo. Essa é só mais uma alegria que as novas tecnologias nos proporcionam! Enfim, se temos essas ferramentas ao nosso favor, por que não usá-las para tornar o nosso aprendizado mais prazeroso?

aprendizado
Imagem extraída de Veja SP

O Rei do Duolingo das Olimpíadas

Na semana passada, o repórter Philip Crowther, jornalista internacional afiliado da Associated Press, viralizou nas redes sociais. E por quê? Simplesmente por transmitir as notícias na televisão falando em seis idiomas diferentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Natural de Luxemburgo, Philip é correspondente da Casa Branca e fala fluentemente inglês, luxemburguês, alemão, espanhol, francês e português. Inclusive, ao falar a nossa língua, ele se saiu surpreendente, carregando pouquíssimo sotaque. Não é a toa que ele recebeu o apelido dos internautas de ‘Rei do Duolingo‘.

Imagem extraída de Veja SP

O que é Duolingo?

Duolingo é considerado, hoje, como o melhor aplicativo para aprender inglês e uma das formas mais divertidas de aprender idiomas. Ele também é muito popular, com mais de 200 milhões de usuários registrados. É grátis – com poucas funcionalidades pagas adicionais; e funciona em Android e iOs. Especialistas afirmam que basta 34 horas no app para conseguir atingir um nível de cerca de um semestre universitário de aulas. Impressionante, não?

aprendizado
Imagem extraída de Olhar Digital

As aulas no Duolingo são curtas e rápidas. Elas se baseiam principalmente no método de repetição e abordagem gamificada, usando exemplos e imagens. Através de recurso de inteligência artificial, o processo se adapta às necessidades de cada pessoa. E o registro do progresso é feito diariamente, com relatório de progresso no final de cada lição.

O Duolingo também oferece um sistema de plataforma colaborativa, com espaço ‘tira dúvidas’. Em cada etapa, existem testes de nivelamento mais exercícios extras, que ajudam os estudantes a dominar novas palavras, frases e gramática. E o aplicativo ainda os motiva com recompensas por concluir as lições. A sensação é de estar em um jogo enquanto se estuda!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

aprendizado
Imagem extraída de Viagem e Turismo

Quais outros aplicativos são recomendados?

Nós, do Engenharia 360, fizemos uma lista de outras opções de aplicativos para você baixar no celular ou tablet e, finalmente, aprender o idioma desejado. Alguns valem-se de métodos lúdicos, enquanto outros focam no domínio da Gramática. Confira!

Rosetta Stone

O serviço disponibiliza cursos de 24 idiomas; simples e fácil de usar; funciona offline; é ótimo para quem gosta de aprender associando imagens, ao invés de palavras em português; monta a rotina de estudos de acordo com o seu objetivo; e dá dicas sobre como iniciar conversas, indicando vocábulos e frases específicas.

Lingualeo

Pauta-se principalmente em mecanismos de memorização; monta um programa de estudos com os seus gostos; e oferece dicionário para guardar palavras para decorar depois e materiais disponíveis que incluem palestras TED e livros; seus conteúdos abrangem o inglês de vários países.

Mosalingua

Para quem deseja empregar esforços em memorizar palavras; visa transformar a memorização em algo divertido e constante; apresenta relatórios de aproveitamento; e tem um sistema de recompensas que garante bônus a cada vez que o usuário avança no aprendizado.

Mondly

Usa palavras essenciais para formar orações, desde as primeiras aulas; usa Quizes para reforçar o aprendizado; e dá opção de treinar conversação com um robô.

Babbel

Um dos mais interativos e práticos app; para 14 idiomas diferentes; aulas vão do nível básico ao avançado, com lições de 15 minutos; interface simples; sensor de voz; reconhecimento de imagem, ortografia e preenchimento dos espaços em branco; e pronúncia ensinada com comparações dos sons do português.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cambly

Sua proposta é treinar a fala com professores nativos de diferentes países por videochamada – uma lista de tutores que ficam online todos os períodos do dia; mas a quantidade de minutos por semana depende do plano pago.

Busuu

Oferece possibilidade de interação com alunos de vários países e aprendizado do inglês, na prática; também aulas que incluem vocabulário, gramática, escrita e escuta; e emite certificado do curso para incluir no currículo.

Wlingua

Faz teste de nivelamento para diferentes níveis; oferece dicas e explicações bastante complexas, mas mostradas de forma simples; suas lições são organizadas e incluem gramática completa, vocabulário, escrita, pronúncia e ouvir; é possível emitir um diploma para cada nível, e baixar as aulas em pdf e mp3; e receber e-mails com relatórios completos sobre o seu progresso no idioma.

Memrise

Sistema intuitivo de aprendizado; processo divertido, fácil e viciante; seu processo divertido, fácil e viciante; e combina vocabulário prático, gramática direta e frases úteis em sessões curtas.

aprendizado
Imagem extraída de Estudar Fora

Veja Também: LinkedIn: 4 dicas para quem quer ser bem-sucedido na plataforma

Como melhorar o aprendizado em idiomas?

Os app de idiomas são um bom recurso prático, rápido e barato para quem não tem tempo de fazer um curso presencial, mas precisa incrementar urgentemente o currículo. O mais legal disso é que você pode estudar quando puder e onde puder, inclusive em pequenos momentos de folga do seu dia-a-dia!

Normalmente os aplicativos para aprender idiomas não cobram para baixar, mas oferecem pacotes durante o uso. Alguns já fazem o download automático quando você inicia um módulo, ou funcionam em parte sem internet. E tem aqueles que reconhecem áudio, foto, vídeo, URL de sites ou escrita com os dedos. Não é demais?!

Só que você precisa tentar descobrir, antes, que tipo de aplicativo pode ajudar melhor no seu aprendizado! Este é o segredo!

Afinal, qual o seu interesse em começar a estudar? O que prefere? Ter lições num esquema lúdico e de uso esporádico? Se aprofundar em matérias que ajudam a memorizar palavras? Interagir com nativos que podem corrigir sua pronúncia e oferecer conselhos para aprender mais rápido? Aprender através de músicas, cartões coloridos, personagens, histórias e até mesmo jogos?

Quando finalmente responder estas questões, você poderá escolher o aplicativo ou os aplicativos certos para aprender idiomas! Gostando da experiência, ficará mais fácil se comprometer com as atividades e alcançar metas.! O legal desse sistema é que você terá a flexibilidade de estudar de forma eficiente e continuar mantendo sua rotina de trabalho e lazer, sem problemas!

Claro que não se pode dar garantias de que, ao completar as lições, você irá virar o novo ‘Rei do Duolingo’. Até mesmo porque cada pessoa aprende ao seu tempo e a seu modo. Enfim, não se cobre demais!

Lembre-se: se manter motivado e bem-intencionado é um divisor de águas, quando se deseja aprender algo novo!


Fontes: Tecmundo, App Geek.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.