Engenharia 360

A política de Elon Musk: trabalho de 40h semanais em escritório ou 'rua'

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/06/2022 | Atualizado em 09/07/2022 2 min

A política de Elon Musk: trabalho de 40h semanais em escritório ou 'rua'

por Redação 360 | 08/06/2022 | Atualizado em 09/07/2022
Engenharia 360
No Brasil, de acordo com a nossa legislação, uma pessoa pode trabalhar até 44 horas por semana. Claro que, a depender da complexidade do trabalho, turnos de mais de 8h por dia podem ser aceitos, mas com intervalos de descanso de acordo com o que é regrado na CLT. Como bem sabemos, isso muda de país em país. Nos Estados Unidos, por exemplo, as pessoas não ganham por turno, mas por hora, e também não há ganhos como décimo terceiro. Então, imagine a pressão desses trabalhadores.

Recentemente, o bilionário Elon Musk deu uma declaração de que seus executivos ou “trabalham 40h no escritório ou trabalham para outra pessoa”. Tudo bem, em tese, ele como CEO da Tesla, teria direito de exigir isso. Contudo, patrões que exigem não são bem o sonho dos jovens estudantes e recém-formados, que sonham com modelos de regimes de trabalho mais flexíveis e ambientes de escritórios ou fábricas mais descontraídos.

Elon Musk
Imagem reproduzida de Pplware – SAPO

Em um e-mail que vazou na imprensa, Musk dizia que a equipe executiva que desejava trabalhar remotamente deveria, primeiro, trabalhar essas 40h no escritório ou rua e que, inclusive, ele revisaria pessoalmente a provaria quaisquer exceções. Muitos questionaram nas redes se esse não é um conceito ultrapassado, discordando da ética do empresário. Por exemplo, em certo momento ele disse em nota que talvez transformasse a sede corporativa em São Francisco em um abrigo para sem-teto, já que ninguém queria aparecer para trabalhar. Mas o caso é que todos ainda passam, com incerteza, pelo período da pandemia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Elon Musk
Imagem reproduzida de Pequenas Empresas Grandes Negócios – Globo

Pensando no presente, é mesmo um desafio para os empregadores tal transição de volta ao “normal”. Na verdade, nunca mais retornaremos ao ponto em que vivíamos. Muitos empregados entenderam a importância que tem para a sua saúde e estilo de vida ficar mais próximo da família, sem perder tempo com trânsito, e comendo refeições mais nutritivas em casa. E também várias empresas – como a Alphabet, dona da marca Google – compreenderam que adotar políticas voluntárias de trabalho remoto só lhes trará benefícios, sobretudo economia de encargos, sem contar aumento de produtividade e criatividade dos funcionários.

Então, Elon Musk pode solicitar que seus funcionários retornem ao escritório, cumprindo rigorosamente 40h semanais no local. Porém, esse pode ser um tiro no pé. O correto, antes de exigir isso, seria ele pedir, à uma equipe de gestores, um estudo detalhado que determine se essa escolha seria realmente mais rentável para a empresa.

E você, o que pensa sobre o caso? Escreva sua opinião nos comentários!

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Forbes, VT Post.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos: