Lucie Ferreira 21/11/2022
Linguagem corporal é a maneira que sua postura expressa como está se sentindo. No ambiente corporativo não bastam apenas palavras: a linguagem corporal também é interpretada e considerada.
Foque na plateia ou em quem está do outro lado da mesa, piscando menos e evitando fitar slides e outros recursos que estiver utilizando. Essa conexão causa empatia e, consequentemente, credibilidade.
Se estiver em um grupo pequeno de pessoas, você pode permanecer sentado. Porém, caso sua audiência seja maior, estar de pé proporciona mobilidade e uma interação mais rica. Ou seja, mais recursos para complementar uma apresentação.
Entre uma frase e outra, pause e respire calmamente. Articule cada palavra com clareza, mantendo uma cadência tranquila e abaixando o queixo suavemente ao fim de cada frase.
Ao manter a palma voltada para baixo, a pessoa é vista como dominante. A outra maneira, entretanto, demonstra que se espera o controle da outra parte.
Um estudo da Universidade de Duke demonstrou que pessoas que falam mais baixo (por volta de 125 Hz) têm mais autoridade em um grupo, podendo até mesmo implicar em aumentos reais de salários.