Linguagem corporal 

Para o trabalho 

Lucie Ferreira  21/11/2022  

Linguagem corporal é a maneira que sua postura expressa como está se sentindo. No ambiente corporativo não bastam apenas palavras: a linguagem corporal também é interpretada e considerada. 

Foque na plateia ou em quem está do outro lado da mesa, piscando menos e evitando fitar slides e outros recursos que estiver utilizando. Essa conexão causa empatia e, consequentemente, credibilidade. 

Contato visual

Evite braços cruzados, mão no bolso ou na cintura, pernas muito abertas e outras posturas que deem a impressão de incômodo. Ao invés disso, prefira posturas e gestos neutros, que não interfiram em uma apresentação, mas a reforcem, como manter as mãos ao lado do corpo. 

Preste atenção em sua postura

Se estiver em um grupo pequeno de pessoas, você pode permanecer sentado. Porém, caso sua audiência seja maior, estar de pé proporciona mobilidade e uma interação mais rica. Ou seja, mais recursos para complementar uma apresentação. 

Adapte-se a cada público

Um padrão de respiração mais lento, abdominal e profundo pode transmitir autoridade e demonstrar confiança, além de ajudar na oxigenação do cérebro e no controle da ansiedade. 

Respire profundamente

Entre uma frase e outra, pause e respire calmamente. Articule cada palavra com clareza, mantendo uma cadência tranquila e abaixando o queixo suavemente ao fim de cada frase. 

Fale sem pressa

Deste modo, você consegue demonstrar, implicitamente, que está no comando de uma negociação e não faz concessões. 

Ao cumprimentar, coloque o pé esquerdo à frente

Ao manter a palma voltada para baixo, a pessoa é vista como dominante. A outra maneira, entretanto, demonstra que se espera o controle da outra parte. 

Aperte a mão com a palma para baixo

Indicado especialmente para mulheres, em situações nas quais lidam com um homem agressivo, o truque consiste em estender a mão direita e sobrepor à esquerda na mão da outra pessoa. 

Dê aperto de mão duplo

Um estudo da Universidade de Duke demonstrou que pessoas que falam mais baixo (por volta de 125 Hz) têm mais autoridade em um grupo, podendo até mesmo implicar em aumentos reais de salários. 

Fale em tom de voz mais baixo