Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Realidade Aumentada em projetos: quais as vantagens dessa tecnologia?

por Gabriel Brito | 05/05/2020
Copiado!

Integrando a realidade com o virtual

A presença de smartphones no mundo trouxe e traz consigo infinitas possibilidades e avanços tecnológicos para a palma da nossa mão. Entre essas está a representação em Realidade Aumentada. O que antes era possível somente por meio de equipamentos caros, pouco acessíveis para a grande maioria das pessoas, hoje pode ser visualizado com facilidade.

tela de celular nas mãos
Imagem: youtube.com

Pronto para descobrir o mundo virtual como uma realidade “palpável” por meio da tela do seu celular? Acompanhe o texto!

O que é realidade aumentada?

Primeiramente, é importante explicar o que é AR (Augmented Reality – Realidade Aumentada) e qual a diferença para a VR (Virtual Reality – Realidade Virtual). Enquanto a VR te introduz em um mundo “real virtual”, por meio dos óculos de realidade virtual por exemplo, a AR traz o virtual para o nosso mundo real, projetando algo por meio da tela do celular ou outro equipamento.

pessoas usando óculos de realidade virtual
Imagem: g1.globo.com

Conhecendo essa diferença, podemos começar a entender como isso se aplica aos projetos. A disseminação de tecnologias 3D como o BIM tem permitido a criação de modelos reais dos projetos. Esses modelos trazem consigo informações (gráficas neste caso) que possibilitam a materialização do que é projetado para o ambiente físico.

Atuação com projetos em realidade aumentada

Atualmente existem algumas formas de relacionar a atuação na construção com o ambiente virtual/real. Primeiramente, é necessário que o projeto seja desenvolvido dentro de uma plataforma que permita a exportação de informações em 3D interpretáveis pela tecnologia AR.

Dentre as ferramentas que auxiliam esses processos, podemos citar alguns nomes internacionais como Dalux View, Morpholio, DAQRI, Augment, ARki, entre outros, porém uma produção brasileira vem se destacando nos últimos tempos, o AuginApp.

Esse aplicativo gratuito com versões para iOS e Android possui integração com diversos softwares comuns do mercado nacional. Ele funciona por meio de um plugin instalado no software que exporta o modelo direto para o App via internet. É necessário baixar o App no celular e, após o cadastro, um modelo pronto pode ser acessado na tela.

tela Revit com Augin
Imagem: augin.app

Visualizando o projeto

Uma vez importado dentro do App, com a câmera do celular é possível apontar para uma superfície e localizar a malha de projeção, posicionar o projeto modelado com um toque na tela e ajustar as configurações de visualização, escala e outros fatores.

projeto estrutural RA
Imagem: altoqi.com.br

Com o projeto posicionado, é possível “passear” pelo modelo 3D em realidade aumentada com o celular. Este pode ser visualizado em escala reduzida na palma da sua mão ou até mesmo em escala real no campo.

Imagine quantas vantagens a equipe de execução tem com a visualização real do projeto! Isso é realmente uma ajuda e tanto na hora de esclarecer qualquer problema.

Pode-se ainda gravar um vídeo com o modelo projetado ou tirar uma foto utilizando os comandos na tela. Além disso, o App gera um QRCode do projeto que pode ser reconhecido por outros aparelhos.

Alternativa de apresentação

Para que a reprodução do projeto em RA citada acima aconteça é necessário que o visualizador possua o aplicativo instalado.

Porém, uma alternativa em comparação à realidade aumentada (em casos de apresentação prévia do conteúdo ao cliente por exemplo) seria a elaboração de um PDF em 3D, no qual é possível manusear todo o projeto como um modelo real.

modelo de PDF 3D
Imagem: youtube.com

Outra opção seria a utilização do site Sketchfab, que permite a importação de modelos 3D em sua plataforma, dispensando o cadastro ou download de Apps para visualização em ambos os casos. Essa plataforma conta com planos gratuitos limitados, além de opções pagas mais completas. Possui também um aplicativo que pode ser baixado no celular para visualização em RA, assim como feito no AuginApp.

Vantagens técnicas e valor agregado

A utilização de ferramentas modernas na área da construção civil colabora tanto na produtividade e eficiência da relação entre obra x projeto como permite valorização do trabalho entregue.

Dúvidas podem ser sanadas no momento exato do problema no campo com um celular/tablet. Processos detalhados podem ser visualizados em tamanho real e sem a necessidade de leitura de plantas impressas.

Para quem é da área e trabalha com a tecnologia CAD, é muito simples reconhecer uma planta na tela escura, mas para quem é “de fora”, o poder da visualização é gritante. Pense: o que é mais belo aos olhos, traços coloridos ou um modelo tridimensional? A resposta parece simples.

E você, já usou realidade virtual em algum projeto? Conta para gente!

Copiado!
Engenharia 360

Gabriel Brito

Engenheiro civil de origem em São Paulo com amor por Florianópolis. Filho do Rei, relacionamento concreto com a música, apaixonado por exatas, séries, tecnologia e viagens. Criador de conteúdo, anseia por aprendizado constante, gosta de transmitir o ensino e preza por uma vida feliz.

Comentários