Engenharia 360

Série Grandes Matemáticos: quem foi Isaac Newton

Engenharia 360
por Cristiano Oliveira da Silva
| 01/02/2023 | Atualizado em 26/03/2023 5 min
Imagem de Isaac Newton. Av Jean-Leon Huens, 1884. Falt i det fri (Public domain)

Série Grandes Matemáticos: quem foi Isaac Newton

por Cristiano Oliveira da Silva | 01/02/2023 | Atualizado em 26/03/2023
Imagem de Isaac Newton. Av Jean-Leon Huens, 1884. Falt i det fri (Public domain)
Engenharia 360

Nessa matéria, o Engenharia 360 compartilha aspectos gerais da vida e as realizações de um dos maiores gênios da humanidade: Sir Isaac Newton. Confiram!

Os primeiros anos

Nascido em 1642, filho de fazendeiros de um vilarejo do norte da Inglaterra, sabe-se que Isaac Newton não teve muito destaque como estudante de graduação em Cambridge.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 1665, durante uma pandemia, as Universidades tiveram que fechar e Newton voltou para o seu lar onde permaneceu até 1667. Foi nesse período de 2 anos de isolamento que seu gênio se mostrou, através da produção de uma quantidade enorme de descobertas não-tradicionais na história do pensamento humano:

  • o cálculo diferencial e integral;
tvm no gráfico - imagem ilustrativa
Teorema do Valor Médio - a base do cálculo integral diferencial
  • as séries binomiais para expoentes negativos e fracionários;
  • a gravitação universal como chave do mecanismo do Sistema Solar;
Lei da gravitação de newton
Equação que rege a Lei da Gravitação de Newton
  • a difração da luz do Sol no espectro visual por meio de um prisma, com implicações para entendimento das cores do arco-íris e da natureza da luz em geral.
imagem mostrando newton estudando fenômeno da difração
Newton estudando o fenômeno da difração - fonte: https://br.ifunny.co/picture/newton-o-que-voce-ta-fazendc-a-capa-do-pink-QjsELl5N8

Percebam: tudo isso realizado com apenas 26 anos!

Por que pode ser chamado de gênio?

Dizem que os iguais se reconhecem. A visão de Einstein sobre Isaac Newton era que "a natureza era para ele como um livro aberto, cujas letras ele podia ler sem esforço”.

Um fato admirável de sua personalidade e genialidade, é que durante seus estudos, ao se confrontar com uma parte da matemática não desenvolvida ou até então desconhecida, era comum fazer uma “pausa” para desenvolver o ferramental matemático de que precisava.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aliás, era assim que ele entendia a matemática: como ferramenta, a linguagem pela qual o Universo se comunica. Tanto que suas publicações matemáticas nunca foram publicadas de forma conexa e seus grandes trabalhos só foram publicados por esforço e persuasão de seus amigos.

Relata-se que tinha uma capacidade incrível de passar longos períodos concentrado num problema e não parava até que o tivesse entendido e resolvido completamente (hoje, conhecido como o famigerado "estado de flow").

Dada suas habilidades latentes e incomuns, seu professor em Cambridge, Isaac Barrow, renunciou sua cadeira em favor de seu aluno, que lá permaneceu por 27 anos.

Em seus esforços científicos, Newton, de algum modo, parece um vulcão ativo, com longos períodos de quietude, interrompidos de tempos em tempos por erupções massivas de atividade quase sobre-humana. Principia foi escrito em quase 18 inacreditáveis meses de total concentração, e, quando foi publicado em 1687, foi imediatamente reconhecido como uma das aquisições supremas da mente humana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A obra é ainda universalmente considerada a maior contribuição para a ciência feita por um homem, onde Isaac Newton:

  • colocou os princípios básicos da mecânica teórica e da dinâmica dos fluidos;
  • deu o primeiro tratamento matemático do movimento ondulatório;
  • deduziu as leis de Kepler da lei de gravitação do inverso do quadrado, e explicou ·as órbitas dos cometas;
  • calculou as massas da Terra, do Sol e de planetas com satélites;
  • defendeu a forma achatada da Terra e usou isto para explicar a precessão dos equinócios;
  • fundou a teoria das correntes.

Esses são apenas alguns dos esplendores de seu trabalho extraordinário.

Principia - Isaac Newton
Exemplar original - Principia - Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2020/11/cientistas-encontram-centenas-de-copias-de-principia-de-isaac-newton.html

Veja Também: Série Grandes Matemáticos: quem foi Fermat?

Seus últimos anos

Em 1696 deixou Cambridge e foi para Londres onde se tornou diretor da Casa da Moeda. 3 anos antes, teve uma doença que o deixará em estado de melancolia, acompanhada de desilusão e mania de perseguição. Entretanto, seguiu sua vida e gostava dos louros que advinham de sua posição no topo da fama científica e nada disso parece ter impactado seu poderoso intelecto.

Por exemplo, ao final de uma tarde, Isaac Newton tomou conhecimento de um problema proposto pelo cientista John Bernoulli aos “matemáticos mais agudos do mundo”. O problema proposto foi o seguinte:

  • Imagine dois pregos fixados na parede e que não estejam alinhados (nem horizontalmente, e verticalmente).
  • Agora, que o prego superior é conectado ao prego inferior por um arame flexível na forma de uma curva lisa.
  • "Qual deve ser o formato dessa curva, de modo que uma gota d’água deslize do prego superior ao prego inferior, sob efeito da gravidade (e sem atrito), no menor tempo possível?", esse é o famoso problema da Braquistócrona (menor tempo) de Bernoulli.

Apesar de afastado dos assuntos científicos, Newton juntou suas armas e resolveu o desafio na mesma noite. Sua solução foi publicada anonimamente. Bernoulli, ao ver a solução, observou com certa ironia: “reconheço um leão pelas suas garras”.

Curva Braquistócrona
Imagem reproduzida de artigo de Unicentro - GPET Física Unicentro

A saber: a curva de menor tempo é uma ciclóide, cuja definição é a curva traçada por um ponto fixo P da circunferência de um círculo quando o este rola, sem deslizar, por uma reta.

A publicação de Opticks, em 1704, Isaac Newton resumiu e estendeu seus trabalhos anteriores sobre luz e cor. Como apêndice, adicionou sua famosa "Indagações" e especulações para o futuro em áreas de Ciência que estavam além de sua compreensão (e pode ter certeza de que esse fato influenciou gerações de cientistas que vieram depois). Ele propõe reflexões sobre Química (ou Alquimia, como era então chamada), chegou a conclusões experimentais acerca da provável natureza da matéria, embora a prova de muitas dessas ideias tivesse que esperar até o final do século XIX e começo do século XX para serem provadas, ele estava absolutamente correto no esboço de suas ideias.

Também no campo da Ciência, ele foi muito além de seus contemporâneos e de muitas gerações de sucessores. Ressaltamos duas surpreendentes observações das indagações 1 e 30, respectivamente: “os corpos não agiriam sobre a luz a distância e, por suas ações, inclinaram seus raios?” e “não são corpos rígidos e luz convertidos um no outro?”. Nitidamente aqui é falado sobre a distorção gravitacional da luz e da correlação massa e energia, ambos fenômenos previstos pela Relatividade Geral. O primeiro foi observado pela primeira vez em 1919 (na cidade de Sobral, Ceará, Brasil) e o outro é sabido hoje ser a base da energia gerada pelo sol e estrelas.

Optiks - Isaac Newton
Exemplar de Optiks - Fonte: https://www.raptisrarebooks.com/product/opticks-or-a-treatise-of-the-reflexions-refractions-inflexions-and-colours-of-light-also-two-treatises-of-the-species-and-magnitude-of-curvilinear-figures-isaac-newton-first-edition/

Como pensador original em Ciência e Matemática, ele foi um gênio estupendo, cujo impacto sobre o mundo pode ser visto por todos; mas como homem ele era tão estranho em todos os aspectos que qualquer pessoa normal pouco poderia entendê-lo. Talvez mais exato pensar nele em termos medievais - como um devoto, solitário, místico intuitivo, para quem a Ciência e a Matemática eram meios de desvendar os enigmas do Universo.

Sua genialidade certamente reverbera até os dias atuais. Esse foi Sir Isaac Newton.

Veja Também:


Fonte: Cálculo com geometria analítica – Volume 1 (Simons)

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Cristiano Oliveira da Silva

- Engenheiro Civil (Poli-USP/2003) - Palestras com foco em Capacitação e Disseminação de BIM / Soft Skills - Sócio Diretor Aplicativa Engenharia LTDA - Serviços em Engenharia Digital - INEXH - Instituto Nacional de Excelência Humana - MasterPractitioner e Coach Sistêmico - Músico, pai e curioso por natureza

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo