Hábitos dos engenheiros 

Altamente eficazes 

Jéssica Dias  21/11/2022  

O senso de melhoria contínua deve  ser algo presente no dia a dia do engenheiro e, para tornar-se um engenheiro bem-sucedido, é necessário cultivar hábitos que  sejam condizentes a um profissional competente e de resultados. 

Trazer padronização para os processos produz benefícios importantes para o trabalho. Alguns benefícios incluem maior facilidade na gestão, redução de conflitos, maior eficiência e até mesmo redução de custos. 

1. Padronização 

Manter-se atualizado das novas tecnologias, materiais, processos e/ou outras variáveis importantes para a posição executada pelo engenheiro, criar repertório e tornar-se um profissional mais competitivo.  

2. Aprendizagem contínua 

O engenheiro deve ser assertivo e ter fundamentos ao executar, entregar e apresentar seus trabalhos. Ninguém deve conhecer melhor seu trabalho que você mesmo. 

3. Análises bem fundamentadas 

Além de fundamentar bem seu trabalho, o engenheiro precisa documentar esse processo. É vital que o engenheiro documente bem o trabalho feito – quais as premissas, dados, métodos e fontes utilizadas na execução da análise. 

4. Análises bem documentadas 

Torna-se imprescindível que o engenheiro saiba gerenciar o seu tempo e priorizar suas entregas de forma a maximizar os resultados de seu trabalho. 

5. Bom gerenciamento do tempo 

É importante questionar "as consequências desse projeto/decisão" ou se existe alguma legislação pertinente ao caso, por exemplo. Isso tornará o trabalho mais assertivo, reduzindo as chances de conflitos e problemas futuros. 

6. Procura entender o todo 

Algo comum a todo trabalho é o surgimento de problemas. E, quando  os eles forem inevitáveis, é preciso atuar proativamente na busca solução. A proatividade é considerada uma das chaves para o sucesso profissional.

7. Proatividade