Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Quem é a engenheira que recebeu uma medalha de Obama?

por Bernardo Lopes Frizero | 06/12/2016
Copiado!

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama realizou a cerimônia de entrega das medalhas de honra de 2016. Dentre os ganhadores deste ano estão presentes pessoas ilustres como Michael Jordan, Tom Hanks e Bill Gates. Entretanto, uma engenheira bem menos famosa, mas extremamente importante, também recebeu o prêmio. Você sabe quem é?

margaret-hamilton-blog-da-engenharia

Crédito: Wired


O presidente americano condecorou a engenheira de software Margaret Hamilton com a maior honraria que um civil pode receber no país, a medalha de honra. O motivo do recebimento de tal honraria se deu pela engenheira ter participado da equipe Apollo 11, projeto da NASA responsável por levar o homem à Lua.
Margaret Hamilton foi uma das pessoas responsáveis por escrever o software de programação que possibilitou nada menos que Neil Armstrong e Buzz Adrin conseguissem efetuar o primeiro pouso de uma nave espacial na lua. Como se a tarefa já não fosse difícil o bastante, vale ressaltar que até aquela data ainda não existiam softwares, o que faz dela tecnicamente a inventora do conceito moderno de software.
medalha-blog-da-engenharia

Crédito: NY Mag


Margaret ainda era uma adolescente nos anos 60 quando começou a trabalhar como programadora no MIT. Ela conta que uma das dificuldades foi justamente conciliar o trabalho com a vida de mãe. Era preciso na maioria das vezes levar a criança para o trabalho, principalmente se tratando de mais de 50 anos atrás, onde uma mulher que não era dona de casa era vista com um certo preconceito pela sociedade.

+ Apollo 11

A primeira missão tripulada a chegar à Lua com sucesso foi a Apollo 11. Em 1968, mais de 400 pessoas estavam trabalhando no código de software iniciado por Hamilton, pois o programa era o ponto principal para pousar na lua e, consequentemente, vencer a corrida espacial contra a União Soviética. O que eles ainda não sabiam é que essa pesquisa iria se transformar em uma indústria de 400 bilhões de dólares!
Fonte: NY Mag
 

Copiado!

Comentários