Engenharia 360

Quem é a engenheira que recebeu uma medalha de Obama?

Engenharia 360
por Bernardo Lopes Frizero
| 06/12/2016 | Atualizado em 11/04/2022 2 min

Quem é a engenheira que recebeu uma medalha de Obama?

por Bernardo Lopes Frizero | 06/12/2016 | Atualizado em 11/04/2022
Engenharia 360

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama realizou a cerimônia de entrega das medalhas de honra de 2016. Dentre os ganhadores deste ano estão presentes pessoas ilustres como Michael Jordan, Tom Hanks e Bill Gates. Entretanto, uma engenheira bem menos famosa, mas extremamente importante, também recebeu o prêmio. Você sabe quem é?

margaret-hamilton - engenheira
Crédito: Wired

O presidente americano condecorou a engenheira de software Margaret Hamilton com a maior honraria que um civil pode receber no país, a medalha de honra. O motivo do recebimento de tal honraria se deu pela engenheira ter participado da equipe Apollo 11, projeto da NASA responsável por levar o homem à Lua.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quem foi a engenheira Margaret Hamilton?

Margaret Hamilton foi uma das pessoas responsáveis por escrever o software de programação que possibilitou nada menos que Neil Armstrong e Buzz Adrin conseguissem efetuar o primeiro pouso de uma nave espacial na lua. Como se a tarefa já não fosse difícil o bastante, vale ressaltar que até aquela data ainda não existiam softwares, o que faz dela tecnicamente a inventora do conceito moderno de software.

medalha
Crédito: NY Mag

Margaret ainda era uma adolescente nos anos 60 quando começou a trabalhar como programadora no MIT. Ela conta que uma das dificuldades foi justamente conciliar o trabalho com a vida de mãe. Era preciso na maioria das vezes levar a criança para o trabalho, principalmente se tratando de mais de 50 anos atrás, onde uma mulher que não era dona de casa era vista com um certo preconceito pela sociedade.

Apollo 11

A primeira missão tripulada a chegar à Lua com sucesso foi a Apollo 11. Em 1968, mais de 400 pessoas estavam trabalhando no código de software iniciado por Hamilton, pois o programa era o ponto principal para pousar na lua e, consequentemente, vencer a corrida espacial contra a União Soviética. O que eles ainda não sabiam é que essa pesquisa iria se transformar em uma indústria de 400 bilhões de dólares!

Veja Também: Conheça Diana Trujillo, engenheira diretora de voo da missão Mars 2020

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fonte: NY Mag

Comentários

Engenharia 360

Bernardo Lopes Frizero

Redator de conteúdo voluntário do Engenharia 360. Contribuiu para o site com a elaboração de textos diversos com temas relacionados ao mundo das engenharias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo