Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Economize dinheiro: saiba que ferramentas comprar para montar um kit básico para reformas e reparos

por Simone Tagliani | 19/07/2021

Você é do tipo que adora pôr "mãos na massa"? Vamos te ajudar a montar um kit de ferramentas básicas para as tarefas do cotidiano doméstico! Confira!

Você é o tipo de pessoa com habilidade e boa vontade para realizar serviços domésticos? Tem interesse em realizar – sozinho – pequenas reformas e reparos dentro de casa? Tudo bem! Mas é preciso ter as ferramentas certas em mãos para isso! Foi pensando nesta sua dúvida que nós, do Engenharia 360, montamos esta lista especial. Use-a como guia prático para resolver os seus problemas diários de forma mais simples e econômica!

reforma e reparos
Imagem extraída de Pixabay

#1 Ferramentas

A sua caixa de ferramentas precisa ter obrigatoriamente um bom martelo, que poderá lhe ajudar nos reparos que necessitam de quebra e também na falta de uma furadeira. E ainda é preciso ter um serrote com lâmina larga e uma chave-inglesa com ajuste para diferentes tamanhos através de regulagem lateral. Para finalizar, um alicate de corte; serra de arco com lâmina estreita; um grifo com ajuste de boca; e, é claro, uma furadeira.

Em algum momento você irá ouvir falar também da chave de fenda e na chave Philips. Elas devem estar na sua lista de ferramentas de casa. Ambas duas servem para conectar a fenda do parafuso para apertá-lo ou afrouxá-lo. Entretanto, uma possui a ponteira mais retangular e achatada, e a outra possui uma ponteira estrelada.

reforma e reparos
Imagem extraída de Pixabay

#2 Acessórios

É interessante ter dentro da sua caixa de ferramentas uma espátula mais fina e outra mais larga para a aplicação de diversos produtos, como argamassa, cola e resina. Também alguns diferentes pincéis para pintura – mais chato, mais longo, mais macio, entre outros tipos. Uma trena ou fita métrica – de pelo menos 5 m. E uma régua nível que possa te ajudar a se certificar de que as coisas estão equilibradas, como uma prateleira ou um quadro instalado.

reforma e reparos
Imagem extraída de Blog La Ville

Vale a pena ter também na caixa de ferramentas um bom estilete que possa cortar fios, canaletas ou conduítes. Além disso, alguns pares de luvas, limas e lixas, tesoura, lanterna, chave de teste de voltagem elétrica, martelo de borracha e pistola de aplicação de colas.

reforma e reparos
Imagem extraída de Super Luvas

#3 Complemento

Para finalizar, vamos citar algumas coisas menores e maiores que você pode adquirir e que certamente vão lhe ajudar bastante, caso seu desejo seja fazer reformas e reparos simples dentro de casa. Começando com algumas miudezas que facilmente podem ser compradas em qualquer loja de bazar. Seriam elas: fitas adesivas, fita isolante para fios elétricos, fita veda rosca para encanamento de água quente e fria, adesivo instantâneo, silicone líquido, massa multiuso para soldar e vedar, e diferentes tipos de parafusos e pregos.

Agora vamos terminar com os itens maiores – para aquelas pessoas em um nível mais avançado de habilidade e conhecimento em reparos e reformas. Seria, por exemplo, as máquinas de lixadeira, parafusadeira elétrica, mini maçarico, serra elétrica e disparador de pregos.

reforma e reparos
Imagem extraída de Cassol

Nossa dica final é que você busque conversar – com bastante calma e sem vergonha de fazer perguntas – com todos os balconistas de lojas de ferragens. Esses profissionais podem te orientar e dar boas dicas!

Se você não possui as ferramentas adequadas nem a experiência para resolver problemas mais complexos, não tente economizar fazendo sozinho! Contrate mão de obra qualificada para realizar o serviço!

Veja Também: Cubas podem ser instaladas sem reforma ou troca do tampo

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.