Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

4 dicas para escrever e-mails profissionais

por Clara Ribeiro | 22/03/2021

Mesmo com a presença inevitável das redes sociais, o e-mail ainda permanece cumprindo importante papel nas comunicações de negócios em geral

Nesse post vamos falar sobre ‘e-mails profissionais’. Bom, hoje em dia, as redes sociais cumprem um papel muito importante nas comunicações de negócios e trabalhos em geral. Afinal, são ferramentas que promovem rapidez, por onde pequenos problemas e soluções são compartilhadas, por exemplo.

No entanto, mesmo com a presença inevitável das redes, o e-mail ainda permanece cumprindo importante papel, também nas comunicações de negócios em geral. Por isso, é muito importante sabermos como escrever e-mails profissionais adequadamente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sem dúvida, sua dinâmica de comunicação é diferente, não sendo tão veloz quanto os chats do Facebook ou Whatsapp.

Contudo, o e-mail registra de forma fácil e ordenada todas as informações compartilhadas de um negócio, por exemplo, assim como arquivos em anexo.

O e-mail que você escreve diz muito sobre você mesmo

De todo modo, uma grande questão hoje em dia é que, como as pessoas se acostumaram muito com a comunicação rápida das redes sociais, muitas perderam a prática de escrever e-mails, sobretudo e-mails profissionais. Assim, é frequente que se cometam gafes, que podem trazer resultados negativos.

Por isso, elaboramos aqui algumas dicas para que você use esta ferramenta imprescindível, que é o e-mail, com segurança e sabedoria. Confira abaixo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Linguagem

imagem de celular com caixa de e-mail aberta
Imagem: Solen Feyssa | via Unsplash

Quando se trata de um e-mail profissional, está implícito que devemos usar uma linguagem formal. Isto é, recomenda-se evitar ao máximo coisas como gírias, abreviações, entre outros. Esta é a principal característica que vai mudar em relação à sua escrita nas redes sociais, por exemplo.

Mesmo que você considere seus colegas e superiores de trabalho como amigos, não se deve misturar a vida profissional com a vida pessoal. E a linguagem do e-mail profissional diz respeito a esta separação.

Além disso, não se pode esperar que todos entendam as gírias que você usa. Portanto, pode trazer complicações nos negócios, causando ruído na comunicação. Sendo assim, a linguagem formal deve ser priorizada. Isso significa, também, um certo cuidado na escolha das palavras. Evite a prolixidade, e vá direto ao ponto. Ademais, seja educado, peça por favor e agradeça sempre que for preciso.

Por fim, nunca escreva e-mails com caixa alta (maiúsculas). Por mais que não seja a sua intenção, ao fazer isso você parecerá bem rude ao seu destinatário, como se você estivesse gritando com ele. Nunca escreva e-mails assim!

2. Assunto e assinatura

O campo de assunto é muito importante de ser preenchido em qualquer e-mail profissional. Portanto, faça bom uso dele, indicando para seu leitor o assunto principal tratado no e-mail.

É importante não apelar para palavras como “urgente”. Use apenas quando for realmente necessário. O assunto deve ser conciso e sintetizar o que está sendo dito no e-mail. Além disso, seja coerente, e aborde o tema principal já no início de seu e-mail.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao final, providencie uma assinatura adequada. Nela, devem estar informações importantes sobre você, como endereço de trabalho, telefone, ramal, e, claro, seu nome profissional.

3. Edite

Editar é, em essência, recortar. Portanto, faz parte do processo de reler o e-mail que você escreveu, para assim tirar os trechos desnecessários. Isso é muito importante, pois se você não o fizer, corre o risco de cometer uma gafe.

Sendo assim, você vai passar uma imagem de desleixo, ou até mesmo desrespeito, dependendo do caso. Por isso, releia sempre tudo o que você escrever, do começo ao fim. Então, localize as informações supérfluas, que não têm necessidade de estar lá.

símbolo de e-mail

4. Responda imediatamente

Apesar de a dinâmica do e-mail ser de fato um pouco mais lenta, responda o mais prontamente que puder, não importa o assunto. Dê o retorno necessário para o seu leitor, sendo ele apenas uma confirmação de recebimento ou mesmo a resposta de algo que foi solicitado para você.

Mais uma vez, é uma forma de demonstrar sua disponibilidade para resolver problemas. Caso contrário, a imagem que você vai passar é de desleixo. Mesmo em situações em que você precisa de mais tempo para resolver uma demanda, escreva um e-mail avisando.

Sem dúvidas, essas são importantes diretrizes para escrever e-mails profissionais. Assim, também aumentam suas chances de alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Sobre isso, saiba mais neste artigo.

E aí, o que achou dessas dicas? Qualquer dúvida, deixe na seção de comentários!

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.