Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O que é a ClubHouse? Saiba como usar a nova rede social!

por Rafael Panteri | 12/02/2021

A rede social, baseada em conversa por áudio, se popularizou após participação de famosos e influenciadores

Apesar de ter sido lançado em março de 2020, o aplicativo ClubHouse se popularizou há algumas semanas. Segundo o Google, as buscas pelo nome do app aumentaram 525% em apenas uma semana. Disponível exclusivamente para iPhone, o ClubHouse permite apenas o cadastro de pessoas que receberam um convite de outro participante – o que torna o aplicativo ainda mais exclusivo.

Como funciona o ClubHouse?

A plataforma funciona por meio de salas, onde os participantes só podem conversar por áudio. Na maioria das vezes, os temas desses grupos são pré-determinados, mas é possível criar ambientes com amigos para conversas livres. Segundo os criadores do aplicativo, Paul Davidson e Rohan Seth, o intuito da plataforma é deixar o usuário livre para “abrir diferentes salas cheias de pessoas conversando – tudo aberto para que você possa entrar e sair, explorando diferentes conversas”.

Em grandes salas – com até cinco mil participantes, até o momento – um moderador controla o fluxo da conversa, permitindo que os usuários falem ou não. “Você entra em cada sala como um membro da plateia, mas se quiser falar, só precisa levantar as mãos e os oradores podem te convidar”, explica os idealizadores do aplicativo. A ação de “levantar as mãos” é indicada por um emoji parecido com o de plataformas de vídeo conferência.

'Levantar as mãos" no Zoom - plataforma de vídeo conferência
‘Levantar as mãos” no Zoom – plataforma de vídeo conferência

No app, não há fotos nem vídeos e as conversas ocorrem ao vivo – não é permitido reproduzir áudios antigos, como no WhatsApp. Dessa forma, o aplicativo vira uma mistura de conferência de áudio, podcast e chamada de vídeo.

Como conseguir um convite?

Para usar o ClubHouse, o usuário precisa entrar em uma lista de espera, que é sincronizada com os contatos do celular. Caso algum conhecido ou amigo já esteja dentro da plataforma, é possível enviar um convite que permite o acesso imediato ao novo usuário. Porém, cada conta possui apenas dois convites.

Os desenvolvedores argumentam que preferem um crescimento lento para o aplicativo. Assim, os ajustes seriam feitos gradativamente e os servidores se manteriam consistentes. O mesmo vale para o sistema Android – a empresa espera o contrato de novos talentos para ampliar o sistema e levá-lo para além do iOS.

Clubhouse - Jakub Porzycki/NurPhoto/Getty Images
Clubhouse – Jakub Porzycki/NurPhoto/Getty Images

Popularização

O crescimento do aplicativo de deu principalmente pela grande quantidade de usuários chineses que entraram na plataforma. Fora do radar do governo da China, os áudios do ClubHouse não são gravados, permitindo uma privacidade contra os atos de censura do país.

Além disso, celebridades como Elon Muks e Mark Zuckerberg apareceram em chat do app, aumentando ainda mais a popularidade da rede social.

Fontes: Tecmundo, G1, Techtudo.

Leia também: 3 redes sociais profissionais que você deve criar um perfil

E você, vai instalar esse aplicativo? Deixe nos comentários sua opinião

Comentários

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.