Engenharia 360

Quanto custa produzir energia solar?

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 20/12/2019 | Atualizado em 06/01/2023 3 min

Quanto custa produzir energia solar?

por Beatriz Zanut Barros | 20/12/2019 | Atualizado em 06/01/2023
Engenharia 360

O melhor sobre energia solar é que além de não produzir gases do efeito estufa, a luz do sol é de graça. Mas nem por isto a energia é gratuita, afinal devemos levar em conta o custo, e a vida útil de toda a tecnologia que está sendo usada.

Energia para consumo instantâneo

É a opção de painel solar simples, porém eficiente! Neste tipo de instalação não utilizaremos baterias, e também não conectaremos a solução a distribuidora!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um dono deste tipo de instalação consegue economizar cerca de 18% ao ano dos seus gastos com a distribuidora!

custo energia solar
Restaurante Dom Vergílio de Palmas – Tocantins (Fonte: Conexão Tocantins)

Na minha visão, é uma solução extremamente eficiente para estabelecimentos comerciais como restaurantes, lojas, ou até mesmo algumas escolas. Afinal, você deverá consumir a energia no momento em que ela está sendo produzida.

Hoje, o custo deste investimento, sem impostos; fica em torno de 1,6€/WP. E neste valor estamos considerando os painéis solares, módulos e monitoramento. Assim como o valor de instalação, os materiais elétricos, os procedimentos administrativos, e os relatórios técnicos.

É estimado que para este tipo de investimento, o payback se dará em cerca de 7 anos e meio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

custo energia solar
(Fonte: Wikipedia)

Energia conectada ao sistema de distribuição

Quando conectamos o painel solar a rede de distribuição, temos que ter em mente um fator a termos de custos: a energia comprada terá um valor diferente da energia vendida!

O que eu quero dizer com isto? Eu quero dizer que para calcular o meu custo eu dependo dos acordos tarifários com a rede de distribuição. Afinal, um dos fatores que será levado em conta é que você não consumirá toda a energia produzida naquele horário. É o tipo de sistema ideal para pessoas que trabalham fora e ficam pouco tempo em casa durante o dia.

custo energia solar
Sistema Conectado a Rede de Distribuição (Fonte: Engie)

Como base, você pode utilizar os valores de custo propostos pelo sistema de consumo instantâneo; Tenho certeza que você terá uma vantagem econômica considerável com esta instalação! Porém, não esqueça de levar em conta como será seu contrato com a rede de distribuição.

Comparar as regras tarifarias que estão sendo aplicadas, com o quanto de energia você consegue gerar com os painéis solares é um fator crucial para painéis solares conectados ao sistema de distribuição.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:

Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo