Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Qual calculadora devo usar?

por Engenharia 360 | 15/01/2015
Copiado!

Muitas pessoas me perguntam sobre qual a melhor calculadora no mercado, a que mais vende, a que mais se encaixa num determinado curso, a que mais tem funcionalidades, etc. Há ainda alguns fanáticos por marcas que entram na antiga disputa, na qual Texas Instruments e HP  são capazes de dividir salas de engenheiros, acredite! Ainda há duas perguntas que não querem  calar: qual calculadora devo comprar para usar no meu curso de engenharia? Ela precisa ser gráfica?
A resposta é: DEPENDE! Vou explicar as características de cada uma e no final você estará apto a tomar sua decisão.

Começando pelas científicas, temos duas marcas que dominam o mercado: Casio e a HP, sendo a primeira dona de grande parte do market-share em universidades, devido ao sucesso da prática fx82ms. Essa calculadora é usada para disciplinas gerais de engenharia, consegue dar conta do recado! Entretanto, não é capaz de realizar gráficos e ela opera em modo algébrico, o que é diferente do modo RPN, que explicarei no final. Se quiser saber mais, acesse o manual  dela para mais informações.

Casio fx82ms

Casio fx82ms

A HP científica opera de modo similar, e há vários modelos, a maioria delas operam nos dois modos (HP 32SII). Não vou entrar muito em detalhes nessa, pois não é tão popular, mas se estiver interessado, confira o seu manual.

HP 32S

HP 32S

Agora chegou a parte mais interessante, as famosas calculadoras gráficas, o sonho de consumo de qualquer engenheiro(a), dentre elas se destacam a HP 50g e a TI89, da Texas Instruments. Atualmente, há calculadoras touchscreen da HP e da TI, mas falarei apenas das populares.

+HP 50g

A HP 50g opera em modo RPN e Algébrico, é capaz de plotar gráficos, realizar operações de cálculo, estatística, etc., porém é complicado de usar, mas depois que se aprende, ela será muito útil em sua vida. Você consegue baixar um emulador da HP50g, para realizar um test-drive antes de comprá-la. Há também um guia, que está disponível para download na Internet.

50ganglemedium

HP50g

+TI 89

ti-89titanium

A TI 89 é adorada por muitos pela facilidade em seu uso, pois opera no modo algébrico. Entretanto, é um pouco limitada na realização de operações muito complexas, o que deixa a desejar no cálculo de integrais complexas, mas realiza gráficos e possui uma tela amigável ao usuário. Você também consegue baixar um emulador para testá-la antes da compra. Se você já possui uma, basta baixar o guia e aprender a manuseá-la.


Como comentário final, gostaria de relatar que já tive as 4 calculadoras mencionadas no texto. Das científicas, uso a Casio pois estou acostumado e tenho certa agilidade nela, porém a uso como backup, caso a minha calculadora gráfica, que é a HP 50g, falhe. Já tive a TI 89, adorei ela, possui uma interface tranquila de usar, porém a HP tem uma performance melhor, mas é preciso estuda-la antes de mexer, pois é bastante complexa.
Obs.: Sobre o modo algébrico e RPN. O modo algébrico funciona como estamos acostumados com a matemática, lendo a expressão da direita para a esquerda. Já no RPN, devemos pensar na ordem de realização das operações, pois é utilizado o conceito de pilhas (stacks). Para aprender a utilizar o modo RPN, fique atento aos próximos posts, buscarei escrever um guia de como utilizá-lo!
Até a próxima 🙂


+ Texto por Matheus Correia dos Reis. Estudante de Engenharia Eletrônica no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, com experiência em projetos científicos dentro e fora da universidade, Green Belt Six Sigma Certificado, estagiário em Engenharia de Produto na HP. Apaixonado por Matemática, Automação e novas tecnologias e nas horas vagas luta Kung Fu!


Quer ter seu texto publicado aqui? Nos envie por email para [email protected] e se o conteúdo for aprovado nós publicamos!

Copiado!
Engenharia 360
Artigo Patrocinado

Comentários