Engenharia de Computação

Wi-Fi 7? Como funciona esta tecnologia, próxima geração de redes sem fio?

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 15 meses atrás | 1 min de leitura

Imagem de YuliiaKa em Freepik

Compartilhe »

Antes de explicarmos aqui, no Engenharia 360, o que é uma rede Wi-Fi 7, gostaríamos de compartilhar uma notícia incrível. A jovem Andressa Ojeda, natural do Paraná, que já estuda Engenharia Aeroespacial na Flórida, e estagiou no CERN, será a primeira brasileira a fazer o curso avançado de astronauta nos EUA. Ela desenvolve hoje um projeto para enviar uma câmera e wi-fi para a Lua. Então, isso só prova como o desenvolvimento dessa tecnologia deve ultrapassar ainda muitas barreiras inimagináveis!

O que é Wi-Fi 7?

Antes de tudo, é preciso dizer que 'Wi-Fi 7' é a próxima geração de redes sem fio, também conhecida como 802.11be.

Esta tecnologia está em fase de desenvolvimento, sendo capaz de atingir velocidades de até 46 Gb/s, com largura de canal de até 320 MHz por canal. Além disso, opera em três frequências simultâneas: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Utiliza modulação 4096QAM. MIMO 16×16 MU-MIMO para download e upload. Tecnologias adicionais como OFDMA, BSS Coloring, TWT e compatibilidade com padrões anteriores. Por fim, introduz a tecnologia Multi-Link Operation (MLO), que permite dispositivos se conectarem a mais de uma frequência simultaneamente, melhorando a estabilidade e reduzindo a latência.

Wi-Fi 7
Imagem reproduzida de Adrenaline

Veja Também:

Entenda Como Funciona a Li-Fi, A Tecnologia que Vai Superar Wi-Fi e 5G

Tecnologia sem fronteiras: Wi-Fi permite enxergar através das paredes

Diferença entre Wi-Fi 6 e Wi-Fi 7

A diferença entre Wi-Fi 6 e Wi-Fi 7 é significativa em termos de velocidade, capacidade e tecnologia subjacente. Compare:

Wi-Fi 6 (802.11ax):

  • Velocidade máxima de acesso de até 9,6 Gb/s.
  • Utiliza as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz.
  • Modulação 1024QAM.
  • Largura de canal de até 160 MHz.
  • Os dispositivos se comunicam com o roteador utilizando uma frequência por vez.

Resumindo, ambas as tecnologias compartilham as mesmas frequências. Mas especialmente o Wi-Fi 7 oferece um desempenho consideravelmente superior devido às suas especificações avançadas, incluindo a tecnologia MLO, que possibilita uma conexão mais rápida e estável.

Veja Também: Entenda como funciona o carregador sem fio

Quais são os benefícios e aplicações do Wi-Fi 7?

Como se pode imaginar, o Wi-Fi 7 traz uma série de benefícios em comparação com as gerações anteriores. Relembrando que ele oferece velocidade nominal máxima impressionante, latência reduzida e maior capacidade de transmissão de dados. Sem contar que o Wi-Fi 7 oferece maior segurança com a criptografia WPA3, um avanço em relação ao WPA2 utilizado nas gerações anteriores.

As aplicações esperadas para o Wi-Fi 7 incluem impulsionar uma série de aplicações, incluindo tri-banda, transmissão de vídeos em 8K, jogos com realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), transmissão de arquivos e uso industrial, bem como dispositivos da Internet das Coisas (IoT).

Vale destacar que o lançamento do Wi-Fi 7 está dependendo da fase final de definição dos critérios para certificação pela Wi-Fi Alliance; é esperado que o padrão seja oficializado até o ano de 2024. Também que já existem diversos dispositivos no mercado compatíveis com a tecnologia 802.11be, como o smartphone OnePlus 11 5G, que utiliza um chip da Qualcomm. Grandes fabricantes de redes, como Intel e Broadcom, também estão conduzindo testes com essa tecnologia.

Wi-Fi 7
Imagem de Freepik

Veja Também:


Fontes: Tecnoblog, G1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO