Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Será mesmo verdade que Papai Noel é um engenheiro? | Edição Especial '360 Explica'

por Redação 360 | 24/12/2021

Se você chegou a este texto é porque ou é engenheiro ou admira as engenharias. Como saber disso? Fácil, uma pessoa é provavelmente da Engenharia quando o que mais gosta de fazer no Natal é montar os brinquedos das crianças!

Piadas a parte, vi hoje aqui para fazer uma reflexão sobre a figura mais querida do Natal, que é o Papai Noel. Certamente, esse carinha tem muitas habilidades. E, sem dúvidas, ele deve ter também muito conhecimento em Engenharia. Duvida disso? Trouxe uma lista de justificativas para lhe provar!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Natal dos Engenheiros
Imagem reproduzida de Digital Science

Papai Noel engenheiro?

O mundo encantado

Primeiro, acredito que Papai Noel deve ter cuidado da construção de toda a sua vila e seus subsistemas, o que envolveu provavelmente trabalhos de Engenharia Civil, Elétrica, Hídrica, Sanitária, de Mobilidade, e Ferroviária – sim, pois dentro da vila se usam trens – é o que eu imagino.

Também é provável que o Noel foi o idealizador do projeto e faz regularmente a manutenção do seu trenó, entendendo de Engenharia Mecânica, Eletrônica e Aeronáutica para isso. No mais, de Engenharia de Petróleo, já que, pelo menos por hora, seu trenó funciona com combustíveis fósseis.

No dia a dia, durante o ano, o bom velhinho usa seus conhecimentos de Engenharia de Horticultura, Alimentos, Agricultura e Agronomia para planejar e administrar o plantio e a distribuição de tudo que sua vila precisa, principalmente a ração que deverá ser consumida pelas renas.

Claro que, por viver no Polo Norte, sua dieta consome bastante peixe. Por isso, ele precisou aprender Engenharia Naval, Aquicultura e Pesca.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Indústria dos Presentes

Um dos materiais que o Papai Noel mais gosta de utilizar na produção dos brinquedos é a madeira, que ele aprendeu a valorizar com os amigos arquitetos. Mas é claro que o bom velhinho também se preocupa com o meio ambiente. Por isso, ele sempre está antenado em soluções da Engenharia Florestal e Ambiental. Ah, e é claro que ele quer logo contribuir ainda mais com a preservação do planeta, adaptando a sua vila e até o seu trenó às energias renováveis, como a solar, estudada pela Engenharia de Energia.

Dentro da Indústria dos Presentes, Papai Noel e seus elfos precisam estar sempre atentos ao controle de qualidade da produção. Eles analisam os processos biológicos empregados pela Engenharia Bioquímica. Também as alternativas para aumentar a produtividade e qualidade dos serviços e produtos através da Engenharia de Controle e Automação, Mecatrônica e Física. Com a Engenharia Industrial, controla todos os recursos produzidos nessa linha de produção. E, com a Engenharia de Produção, a mão de obra, as finanças e outros recursos necessários para isso. Inclusive, um deles poderia ser o minério, exigindo entender também de Engenharia de Materiais, Minas e Metalúrgica.

Sim, às vezes, algumas soluções precisam ser adaptadas; ou mais, protótipos e processos precisam ser mudados através da Engenharia de Bioprocessos. E novas tecnologias também precisam ser desenvolvidas, instaladas e controladas com o tempo dentro da Indústria dos Presentes, através da Engenharia de Inovação.

Óbvio que todos estes processos são bastante complexos e precisam, nos dias de hoje, de auxílio de computadores, seus acessórios e componentes projetados pela Engenharia de Computação; e desenvolvidos e organizados pela Engenharia de Sistemas.

A jornada pelo planeta

Já no trajeto até a casa das crianças, os elfos contam com as novas tecnologias em Engenharia de Telecomunicações para se comunicar com o Papai Noel e monitorar sua viagem em tempo real por meio de Engenharia de Softwares, desenvolvidos especialmente para este fim.

Preparação

Finalmente, o Papai Noel só aguenta esse frio, pois veste uma roupa adequada, com design exclusivo e que foi minuciosamente bem idealizado e confeccionado através da Engenharia Têxtil. E assim como os elfos dentro da Indústria dos Presentes, o bom velhinho usa durante a viagem, entre os dias 24 para 25, os seus equipamentos de EPI, de acordo como aprendeu com a Engenharia de Segurança do Trabalho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Noel também estuda bem a topografia dos morros, sabe fazer leitura de GPS e desenha mapas, algo essencial em suas viagens, o que aprendeu com as Engenharias de Agrimensura e Cartográfica.

Entrega dos presentes

Arrumar e lidar com tantos presentes, listas de entregas e mais, estando dentro do trenó, é um grande desafio que o Papai Noel só consegue, pois estudou Engenharia Logística.

Quando chega à casa das crianças, precisa fazer o máximo de silêncio possível. Essa questão do som e vibração, estudada pela Engenharia Acústica, é extremamente importante, pois qualquer erro comprometeria sua segurança, além de chamar a atenção das crianças e, assim, quebrar toda a magia. São momentos de muita tensão!

De fato, este processo é tão estressante que, na véspera, justifica que todos adotem medidas de prevenção, diagnóstico e terapia de doenças, estudadas pela Engenharia Biomédica.

Mas, quando Papai Noel finaliza o seu trabalho, ele voa rápido no céu, de volta ao Polo Norte! E isso parece mágica, ou uma reação energética tão poderosa que só poderia ser entendida pela Engenharia Nuclear e Aeroespacial!

Portanto, Papai Noel é um grande engenheiro!

Inclusive, ele gravou uma propaganda anos atrás para uma marca famosa, provando que sabe bastante de Engenharia Automotiva também! Confira a seguir!

Quantas outras áreas da Engenharia será que o Papai Noel conhece e precisa para poder enfrentar os desafios do Natal? Escreva sua opinião nos comentários!

Veja Também: 7 coisas que engenheiros(as)/estudantes de engenharia passam no Natal


Fontes: CETICISMO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.