Engenharia 360

Papai Noel: conheça as áreas da engenharia que ele precisa para entregar os presentes

Engenharia 360
por Redação 360
| 24/12/2021 | Atualizado em 24/12/2023 4 min
Imagem de Laura James: em Pexels

Papai Noel: conheça as áreas da engenharia que ele precisa para entregar os presentes

por Redação 360 | 24/12/2021 | Atualizado em 24/12/2023
Imagem de Laura James: em Pexels
Engenharia 360

O Papai Noel é uma figura importante no Natal, e ele é também um engenheiro. Sabia disso?

E você, se chegou a este texto, é engenheiro ou admira as engenharias. Como saber disso? Fácil, uma pessoa é provavelmente da Engenharia quando o que mais gosta de fazer no Natal é montar os brinquedos das crianças!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Piadas a parte, o Engenharia 360 traz hoje uma reflexão sobre a figura mais querida do Natal. O Papai Noel é responsável por construir e manter sua vila, seu trenó e até mesmo a sua roupa. Certamente, esse carinha tem muitas habilidades. E, sem dúvidas, ele deve ter também muito conhecimento em Engenharia. Duvida disso? Trouxe uma lista de justificativas para lhe provar!

Natal dos Engenheiros
Imagem reproduzida de Digital Science

Veja Também: Árvores de Natal criativas para engenheiros: 10 ideias para inspirar

Papai Noel engenheiro?

O mundo encantado

Primeiro, acredito que Papai Noel deve ter cuidado da construção de toda a sua vila e seus subsistemas, o que envolveu provavelmente trabalhos de Engenharia Civil, Elétrica, Hídrica, Sanitária, de Mobilidade, e Ferroviária - sim, pois dentro da vila se usam trens - é o que eu imagino.

Também é provável que o Noel foi o idealizador do projeto e faz regularmente a manutenção do seu trenó, entendendo de Engenharia Mecânica, Eletrônica e Aeronáutica para isso. No mais, de Engenharia de Petróleo, já que, pelo menos por hora, seu trenó funciona com combustíveis fósseis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No dia a dia, durante o ano, o bom velhinho usa seus conhecimentos de Engenharia de Horticultura, Alimentos, Agricultura e Agronomia para planejar e administrar o plantio e a distribuição de tudo que sua vila precisa, principalmente a ração que deverá ser consumida pelas renas.

Claro que, por viver no Polo Norte, sua dieta consome bastante peixe. Por isso, ele precisou aprender Engenharia Naval, Aquicultura e Pesca.

A Indústria dos Presentes

Um dos materiais que o Papai Noel mais gosta de utilizar na produção dos brinquedos é a madeira, que ele aprendeu a valorizar com os amigos arquitetos. Mas é claro que o bom velhinho também se preocupa com o meio ambiente. Por isso, ele sempre está antenado em soluções da Engenharia Florestal e Ambiental. Ah, e é claro que ele quer logo contribuir ainda mais com a preservação do planeta, adaptando a sua vila e até o seu trenó às energias renováveis, como a solar, estudada pela Engenharia de Energia.

Dentro da Indústria dos Presentes, Papai Noel e seus elfos precisam estar sempre atentos ao controle de qualidade da produção. Eles analisam os processos biológicos empregados pela Engenharia Bioquímica. Também as alternativas para aumentar a produtividade e qualidade dos serviços e produtos através da Engenharia de Controle e Automação, Mecatrônica e Física. Com a Engenharia Industrial, controla todos os recursos produzidos nessa linha de produção. E, com a Engenharia de Produção, a mão de obra, as finanças e outros recursos necessários para isso. Inclusive, um deles poderia ser o minério, exigindo entender também de Engenharia de Materiais, Minas e Metalúrgica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sim, às vezes, algumas soluções precisam ser adaptadas; ou mais, protótipos e processos precisam ser mudados através da Engenharia de Bioprocessos. E novas tecnologias também precisam ser desenvolvidas, instaladas e controladas com o tempo dentro da Indústria dos Presentes, através da Engenharia de Inovação.

Óbvio que todos estes processos são bastante complexos e precisam, nos dias de hoje, de auxílio de computadores, seus acessórios e componentes projetados pela Engenharia de Computação; e desenvolvidos e organizados pela Engenharia de Sistemas.

papai noel engenheiro
Imagem de Freepik

A jornada pelo planeta

Já no trajeto até a casa das crianças, os elfos contam com as novas tecnologias em Engenharia de Telecomunicações para se comunicar com o Papai Noel e monitorar sua viagem em tempo real por meio de Engenharia de Softwares, desenvolvidos especialmente para este fim.

Preparação

Finalmente, o Papai Noel só aguenta esse frio, pois veste uma roupa adequada, com design exclusivo e que foi minuciosamente bem idealizado e confeccionado através da Engenharia Têxtil. E assim como os elfos dentro da Indústria dos Presentes, o bom velhinho usa durante a viagem, entre os dias 24 para 25, os seus equipamentos de EPI, de acordo como aprendeu com a Engenharia de Segurança do Trabalho.

O Noel também estuda bem a topografia dos morros, sabe fazer leitura de GPS e desenha mapas, algo essencial em suas viagens, o que aprendeu com as Engenharias de Agrimensura e Cartográfica.

Entrega dos presentes

Arrumar e lidar com tantos presentes, listas de entregas e mais, estando dentro do trenó, é um grande desafio que o Papai Noel só consegue, pois estudou Engenharia Logística.

Quando chega à casa das crianças, precisa fazer o máximo de silêncio possível. Essa questão do som e vibração, estudada pela Engenharia Acústica, é extremamente importante, pois qualquer erro comprometeria sua segurança, além de chamar a atenção das crianças e, assim, quebrar toda a magia. São momentos de muita tensão!

De fato, este processo é tão estressante que, na véspera, justifica que todos adotem medidas de prevenção, diagnóstico e terapia de doenças, estudadas pela Engenharia Biomédica.

Mas, quando Papai Noel finaliza o seu trabalho, ele voa rápido no céu, de volta ao Polo Norte! E isso parece mágica, ou uma reação energética tão poderosa que só poderia ser entendida pela Engenharia Nuclear e Aeroespacial!

Portanto, o Papai Noel é um engenheiro brilhante que usa sua inteligência e criatividade para tornar o Natal uma época mágica para todas as crianças.

Quantas outras áreas da Engenharia será que o Papai Noel conhece e precisa para poder enfrentar os desafios do Natal? Escreva sua opinião nos comentários!

Veja Também:


Fontes: CETICISMO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo