Engenharia 360

Tecnologia Inovadora Pode Mudar a Forma Como Conectamos Dispositivos e Substituir o Bluetooth

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/12/2023 3 min
Imagem de Roberto Hund em Pexels

Tecnologia Inovadora Pode Mudar a Forma Como Conectamos Dispositivos e Substituir o Bluetooth

por Redação 360 | 08/12/2023
Imagem de Roberto Hund em Pexels
Engenharia 360

A tecnologia de Bluetooth já nos auxiliará há três décadas com os dispositivos de comunicação. Agora, uma nova solução proposta pelos pesquisadores Robert Prance e Daniel Roggen, da Universidade de Sussex, do Reino Unido, pode substituir esse modelo de conectividade sem fio. O foco é alcançar uma maior eficiência energética e um desempenho mais aprimorado nesse processo de transmissão de dados.

A abordagem inovadora difere das tecnologias convencionais, como Bluetooth, Wi-Fi e 5G. Ao invés de depender da modulação eletromagnética, ela se valeria da utilização de ondas elétricas. E justamente essa revolução de engenharia que pode proporcionar mais eficiência energética, essencial em um mundo cada vez mais dependente de dispositivos eletrônicos. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tecnologia que pode substituir Bluetooth - conectividade sem fio
Imagem de Andrea Piacquadio em Pexels

Eficiência Energética e Alta Taxa de Transferência

Antes de tudo, vale relembrar que essa troca de informações é um pilar importante das aplicações de diversos sistemas de Engenharia Moderna, principalmente daquelas que demandam alta taxa de transferência de dados, como com áudio e vídeo. No momento, estamos presenciando uma transição da comunicação Bluetooth para uma comunicação baseada em modulação de campo elétrico. Isso deve reduzir drasticamente o consumo de energia dos dispositivos, além de manter uma melhor taxa de transferência.

Impacto na Vida Cotidiana e Novas Perspectivas

Números e gráficos apresentados pelos pesquisadores ajudam a provar que essa tecnologia pode, de fato, revolucionar a Engenharia Eletrônica, sobretudo de dispositivos versíveis (como fones de ouvido), sem contar rastreadores de fitness e dispositivos inteligentes para casas (como fechaduras eletrônicas), que apresentam hoje grande utilidade em nossa vida cotidiana. A perspectiva é de que o tempo de carga de suas baterias possa ser estendida. Traduzindo, uma autonomia mais duradoura, proporcionando uma experiência contínua aos usuários.

tecnologia que pode substituir Bluetooth - conectividade sem fio
Imagem de cottonbro studio em Pexels

Veja Também: Pagamentos por Aproximação e Além: Descubra as Possibilidades do NFC

Implementação no Mercado

A nova tecnologia de conexão está em fase de desenvolvimento. A esperança dos pesquisadores é de que ela desperte interesse de investidores, empresas e consumidores. Afinal, em princípio, nesse formato de miniaturização em um único chip, apresentaria um preço baixo. E a adoção do mercado poderia ser bem rápida, representando um ótimo custo-benefício. Por isso, com as parcerias certas, logo a indústria poderia torná-la acessível ao grande público.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

À medida que essa tecnologia avança, sua influência no mercado será profunda, não apenas abrindo novas portas para a inovação, mas também redefinindo a interação humana com a tecnologia, numa sociedade cada vez mais dependente de dispositivos interconectados.

tecnologia que pode substituir Bluetooth - conectividade sem fio
Imagem de Tima Miroshnichenko em Pexels

Veja Também: Tudo o Que Você Precisa Saber sobre Ser um Engenheiro de Sistemas

Bônus | Curiosidades sobre a História do Bluetooth à Inovação Atual

Primeiro, Bluetooth é uma tecnologia criada, portanto, para facilitar a conexão entre aparelhos como smartphones, computadores, fones de ouvido, alto-falantes, teclados, entre outros. Hoje, a usamos para realizar a transferência de arquivos, áudio, vídeo e comandos de controle, sem a necessidade de cabos, usando ondas de rádio de curto alcance.

A história desse modelo de comunicação foi construída por vários eventos revolucionários. Devemos destacar as iniciativas da Ericsson em 1994. O Bluetooth foi fruto desse esforço colaborativo, ganhando popularidade rapidamente, tornando-se um padrão industrial. Seu nome vem do rei dinamarquês Harald Blåtand, famoso por unificar tribos nórdicas, refletindo a ideia de unificar diferentes tecnologias em um padrão comum.

O lançamento oficial do Bluetooth foi em 1999. E a tecnologia evoluiu ao longo dos anos, tornando-se amplamente adotada em uma variedade de aparelhos. Agora, a nova descoberta, de modulação de campo elétrico, provoca outra reviravolta na Engenharia. Em breve, mais capítulos dessa história. Continue acompanhando tudo no Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: CNN Brasil, Click Petróleo e Gás.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo