A engenharia moderna trabalha em ritmo bastante acelerado e precisa estar cada vez mais conectada e inteligente. Os produtos desenvolvidos hoje são mais complexos, fruto de uma integração entre diversas disciplinas. E, com relação a isso, dentro do sistema SOLIDWORKS, da Dassault Systèmes, os projetistas podem desenvolver propostas de componentes eletrônicos de forma mais eficiente. Todo o fluxo de trabalho segue maximizado em ECAD! Quer entender como? Então, leia o artigo a seguir, do Engenharia 360!
O que é ECAD?
A sigla ECAD significa “Electronic Computer-Aided Design”, é um conjunto de soluções computacionais voltadas para o design de circuitos eletrônicos e sistemas elétricos - como placas de circuito impresso (PCBs). Hoje, elas são exploradas pelos engenheiros e suas empresas para otimizar processos e entregar produtos de alta qualidade de forma mais rápida e econômica. E a vantagem é que as equipes podem trabalhar nesse tipo de software de forma integrada e colaborativa em todas as etapas do projeto.
Processo de desenvolvimento
Atualmente, várias empresas ainda trabalham com fluxo fragmentado, onde os projetos (como de elétrica, mecânica e eletrônica) são gerenciados separadamente, o que pode gerar falhas de comunicação, atrasos e retrabalho. Diferente disso, ambientes digitais como do ECAD - integrado a ferramentas MCAD, como o SOLIDWORKS - são mais adequados para projetos virtuais e automatizados, agilizando o fluxo de trabalho e aumentando a precisão dos resultados.
São benefícios do ECAD para fluxo de trabalho:
- Redução de Tempo e Custos: Ferramentas como o CircuitWorks permitem a conversão rápida de ECAD para MCAD, reduzindo o tempo de desenvolvimento e minimizando custos.
- Maior Precisão: Projetos de PCB exigem alta precisão, e o uso de softwares como o SOLIDWORKS PCB garante designs mais confiáveis e livres de erros.
- Integração Eficiente: Com o ECAD, os dados são sincronizados em tempo real, permitindo uma colaboração eficiente entre diferentes áreas da engenharia.
- Melhoria na Qualidade do Produto: A combinação de ECAD com simulações, como o SOLIDWORKS Flow Simulation, ajuda a prever falhas e garantir um desempenho otimizado.
- Facilidade de Alterações: O ECAD permite realizar mudanças rápidas nos projetos sem comprometer a qualidade ou a integridade do design.
Como maximizar o fluxo de trabalho com ECAD?
- Escolha a solução ECAD certa: Selecione um software adequado ao seu projeto, equipe e orçamento.
- Invista em treinamento: Capacite a equipe com cursos e incentivos à troca de conhecimento.
- Adote uma abordagem colaborativa: Integre engenheiros mecânicos, elétricos e de software no processo.
- Automatize tarefas repetitivas: Use scripts, macros e bibliotecas para otimizar o fluxo de trabalho.
- Simule e analise o projeto: Verifique desempenho térmico, eletromagnético e mecânico antes da fabricação.
- Utilize o CircuitWorks: Integre os projetos elétrico e mecânico no SOLIDWORKS 3D.
- Aproveite o SOLIDWORKS Flow Simulation: Realize análises térmicas para evitar superaquecimento.
- Integre o ECAD com o SOLIDWORKS PDM Professional: Garanta segurança e controle de dados do projeto.
Como o ECAD está transformando a indústria?
Especialistas de mercado garantem que, ao adotar o ECAD, as empresas podem superar os desafios associados aos seus projeto, como ter de coordenar diferentes disciplinas de engenharia, garantindo a compatibilidade entre componentes e otimizando o desempenho dos produtos finais.
Com o ECAD, é possível criar um ecossistema unificado de trabalho e criar modelos digitais mais complexos, usados em simulações de desempenho em diferentes condições de operação, identificando possíveis falhas antes do projeto ir para a fábrica. Além disso, o ECAD permite que as empresas aproveitem os benefícios da Indústria 4.0, como a automação de processos, a coleta e análise de dados e a integração de sistemas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Quais as perspectivas para o futuro da engenharia com ECAD?
As tecnologias que permitem a condução de “Projeto Eletrônico Assistido por Computador” estão em constante evolução - em parte, impulsionadas pelas demandas da indústria. Já vemos hoje uma revolução no setor por conta das inteligências artificiais e o aprendizado de máquina, que vão desempenhar cada vez mais um papel significativo no ECAD. Por exemplo, permitindo que softwares aprendam com os dados dos projetos, identificando padrões e otimizando os modelos (desenhos) automaticamente.
Também já estão sendo integradas ao ECAD as tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, com foco na visualização e interação de projetistas com seus projetos através de ambientes imersivos e interativos. Para completar, podemos esperar que o ECAD se torne em breve mais conectado e integrado com outras ferramentas e sistemas como PLM (Product Lifecycle Management), o ERP (Enterprise Resource Planning) e o MES (Manufacturing Execution System); além disso, que ganhe novas funcionalidades e recursos, permitindo o desenvolvimento de eletrônicos mais eficientes e inovadores.
Veja Também: O que é Economia Generativa e como ela funciona?
Fontes: SOLIDWORKS.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.