Engenharia 360

Avanços da Embraer: o revolucionário turboélice do futuro

Engenharia 360
por Redação 360
| 09/08/2022 | Atualizado em 20/07/2023 3 min
Imagem reproduzida de UOL Economia

Avanços da Embraer: o revolucionário turboélice do futuro

por Redação 360 | 09/08/2022 | Atualizado em 20/07/2023
Imagem reproduzida de UOL Economia
Engenharia 360

Atualização: Em julho de 2023, Embraer e Eve anunciaram fábrica de carro voador em Taubaté, São Paulo. A planta será ampliada dentro da unidade da Embraer na cidade, sujeita à aprovação final das autoridades. A localização estratégica oferece fácil acesso por rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. O objetivo é impulsionar o mercado global de Mobilidade Aérea Urbana.

embraer
Imagem reproduzida de Embraer via CNN

No início do mês de agosto de 2022, durante o evento Farnborough Airshow 2022, a Embraer - renomada empresa brasileira, conhecida por sua expertise na fabricação de aviões comerciais, executivos, agrícolas, militares, peças aeroespaciais e serviços de suporte - apresentou ao público as imagens de seu mais recente projeto: um inovador modelo de turboélice. Esse novo avião se destaca por sua capacidade de acomodar entre 70 e 90 assentos, além de contar com motores convencionais de propulsão instalados na cauda, configurados em formato de 'T', e um inovador sistema de empuxo híbrido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um dos principais objetivos da Embraer ao desenvolver esse avião foi acentuar a economia de combustível, superando os modelos similares oferecidos pelos seus concorrentes. Até o momento, a empresa está concentrando esforços para concluir duas versões distintas do projeto: TP70 e TP90. A expectativa é que, quando essas versões forem lançadas oficialmente, os detalhes surpreendentes desse avião sejam revelados, o que promete proporcionar uma eficiência operacional sem precedentes em termos de custos de operação.

Interessados em conhecer mais sobre o projeto inovador do turboélice da Embraer podem conferir as imagens disponibilizadas pela empresa!

turboélice Embraer
Imagem reproduzida de AEROIN

Veja Também: Embraer: planos para aviação com combustível 100% sustentável até 2030

turboélice Embraer
Imagem reproduzida de AEROIN

Veja Também: Conheça o novo carro voador (eVTOL) Senna, da Embraer

turboélice Embraer
Imagem reproduzida de UOL Economia

Veja Também: PEE: conheça a ‘fábrica de engenheiros’ da Embraer

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vale destacar que a Embraer possui uma sólida experiência no uso desse tipo de propulsor, como pode ser visto nos aviões Bandeirante, Xingu, Brasília e Tucano, que já utilizam essa tecnologia. Com os modelos TP70 e TP90, a empresa mostra-se determinada a levar essa propulsão a um novo patamar, estabelecendo uma nova geração de aeronaves turboélice de alto desempenho.


Fontes: AEROFLAP.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo