Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Projeto Mão na Massa – Construção civil também é lugar de mulher

por Renata Sellaro | 04/04/2013
Copiado!

mulher-engenharia-blog-da-engenhariaAs mulheres têm se mostrado cada vez mais capazes de desenvolver tarefas vistas como masculinas, na construção civil não é diferente. Dos menores aos maiores cargos, elas conquistam um espaço singular no mercado de trabalho. Foi com essa visão que começou o Projeto Mão na Massa, formado pela engenheira civil Deise Gravina, com o objetivo de capacitar mulheres, entre 18 e 45 anos, para trabalhar na construção.

O projeto é único no Brasil, começou em 2007 no Rio de Janeiro, com a delicadeza feminina, dedicação e organização, os preconceitos ficaram de lados e essas mulheres receberam gratuitamente qualificação, com direito a aulas e diploma, equipamento de proteção e um kit de ferramentas. Boa parte do programa é a prática, as participantes realizam obras de melhorias em projetos sociais e comunitários, com duração de seis meses, a cargo do Senai.

Dados mostram que é grande a procura das profissionais na área, a dificuldade é em encontrar qualificação. Os números são impressionante, 430 mulheres concluíram a qualificação profissional para as funções de pedreira, carpinteira de fôrmas, encanadora, eletricista e pintora. Aproximadamente 50% das participantes trabalham para a Construção Civil ou executam serviços para terceiros.

“A qualificação profissional é sem qualquer ônus para as alunas. O retorno do investimento feito pela sociedade para esta formação é garantido no momento da etapa prática, quando executam obras de melhorias em entidades sociais e espaços comunitários, aumentando o número de beneficiados pelo projeto.” Deise Gravina – engenheira civil e idealizadora do projeto.

Copiado!

Comentários