Sempre enfatizamos aqui, no Engenharia 360, que a engenharia transforma! Por isso, gostamos de trazer histórias inspiradoras pensando em incentivar as pessoas a trabalharem (com ou sem diploma profissional) para realizar mudanças positivas no mundo. Um exemplo é a proposta de reciclagem e separação correta de lixo domiciliar de um grupo de alunas do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em Guarapari. Saiba mais no artigo a seguir!
O surgimento do projeto
Sob orientação da professora Andrea Quadros, as estudantes de Ensino Técnico de Administração Natália Aloquio, Brenda Nery, Kaliany Cardoso e Lorrany Cabral criaram um projeto especial para o Desafio Liga Jovem, promovido pelo SEBRAE com foco em estimular, via educação, instituições e indivíduos a buscarem soluções criativas para problemas ambientais, promovendo uma mudança de comportamento na comunidade local. Assim surgiu a proposta "Colorindo o Futuro: Sacolas para Separação e Reciclagem de Lixo", inspirada na preocupação cada vez mais crescente com a sustentabilidade e a preservação da natureza.
LEIA MAIS
Ao longo do exercício, as alunas estudaram a quantidade de resíduos gerados pela indústria e pelos consumidores - inclusive de trabalhos de engenharia. Depois, entenderam que, infelizmente, nem tudo isso recebe a destinação correta e que isso seria um grande desafio para o mercado atual. Por exemplo, diversas embalagens não são recicladas e realmente há muita falta de informação sobre como separar o lixo. Sacos plásticos pretos e azuis não são reciclados e as pessoas tentam usá-los para a coleta seletiva. E com menos reciclagem, o impacto ambiental é devastador!
A proposta do projeto 'Colorindo o Futuro'
A ideia das alunas do IFES é a seguinte: produção de sacolas plásticas e sacos de lixo em diferentes cores, cada um com uma cor específica para cada tipo de material reciclável (plástico, metal, papel, vidro, orgânico e não recicláveis). Dessa forma, a separação do lixo seria muito mais fácil e intuitiva, até mesmo para as crianças.
De fato, essa abordagem de organização de resíduos tornaria o processo de reciclagem mais acessível e eficiente para a população.
Impacto esperado
Agora, as alunas planejam levar essa ideia para outras instituições de ensino, educando as crianças sobre a importância da reciclagem e separação correta de lixo - como um hábito saudável -, conscientizando-as sobre sua participação no trabalho de proteção do meio ambiente.
Lembrando que a educação ambiental é um pilar fundamental para a implementação de práticas sustentáveis. Ou seja, todos têm um papel na sociedade para a preservação do meio ambiente. Não faz lógica mesmo não sabermos sobre lixo; e não saber sobre lixo compromete a maneira como a reciclagem é percebida e praticada. Lamentavelmente, a falta de conhecimento da sociedade civil sobre o tema é um dos obstáculos que impede o sucesso de vários projetos de engenharia!
Veja Também: Pequena cidade de SC transforma lixo em cimento
Sobre o Desafio Liga Jovem
O Desafio Liga Jovem, do SEBRAE, tem conseguido fomentar ideias de alunos do Ensino Médio no Brasil para a criação de projetos que beneficiem comunidades. Especialmente o 'Colorindo o Futuro' passou por uma fase de engajamento nas redes sociais. Mas o objetivo é que as ideias sejam realmente colocadas em prática.
Veja Também:
Fontes: Tribuna Online, folhaonline.es.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@wpcms.engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.