O Engenharia 360 traz para esse artigo um exemplo inspirador de construção civil. Diretamente de Valparaíso, no Chile, Patrimônio Histórico tombado pela Unesco em 2003, um projeto de Christian Barrientos e Antonio Menéndez, do escritório chileno Rearquitectura.
O desafio era erguer 20 casas em um fino terreno inclinado de 418 metros quadrados. E mais do que isso essas habitações precisavam ser erguidas em materiais acessíveis. Qual a saída? Desenvolver lofts geminados com as características básicas para os moradores viverem bem e com conforto. Confira mais detalhes sobre esse projeto a seguir, neste artigo do Engenharia 360!
A construção dos sobrados de Valparaíso
Os pequenos sobrados (conjunto de lofts) projetados pelo estúdio Rearquitectura foram batizados de Yumgay II, pois fica em uma colina homônima. Ao redor estão construções coloridas e com proporções reduzidas. Então pareceu muito lógico para os designers seguir tais características para não destoar do entorno.
As proporções das fachadas também são bem marcantes justamente para respeitar a escala. As faces são estreitas, com apenas 11 metros de largura; e são revestidas com o material típico da região, placas de aço galvanizado ondulado em diferentes tons. Essa solução (para nós atípica) foi responsável por grande economia ao projeto. Aliás, optar por materiais locais é sempre uma boa forma de economizar com o transporte e incentivar o desenvolvimento regional.
Particularidades de engenharia do conjunto
Do lado de fora, esses lofts chilenos possuem três pavimentos cada; mas do lado de dentro, cada um é dividido de um jeito diferente. Em comum, todos têm fachadas coloridas e terraços com vista para o mar Vale destacar sobre esse conjunto também o modelo de esquadria utilizado, que acompanha a extensão do pé direito e permite a entrada de luz natural.
De longe é possível perceber facilmente como os projetistas resolveram bem a questão da implantação. Eles se valeram total da topografia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Outra preocupação do projeto foi manter a natureza intacta aproveitando o lote sem danificá-lo. Para isso, foram evitados muros de arrimo e perfurações profundas nas rochas. Então os construtores optaram por erguer as casas a partir de plataformas que acompanham o desnível da rua. Já quanto às fundações, elas foram desenvolvidas de maneira isolada, assim como explicamos antes, em pequenas plataformas que sustentam a estrutura de concreto armado.
Essa solução de Engenharia, de fundação adaptada, somada a tantas outras, como escolha de materiais da região e itens acessíveis para a integração dos ambientes, fizeram a construção ser 60% mais barata do que qualquer estimativa inicial. Só para se ter uma ideia, o valor agregado dessa obra é o mesmo que três lares comuns somados.
Soluções amigas do meio ambiente
Vale destacar que o revestimento escolhido para os terraços dessa obra ajuda a escoar a água - inclusive evitando poças pelo chão. Grama esse foi o material utilizado para forrar o piso, uma saída barata e ecológica que reduz a necessidade de ligar o ar condicionado - o que ajuda a deixar a conta de luz mais enxuta.
Já para as áreas internas, foi escolhido só um material, ardósia, que também é barata e de fácil manutenção.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Integração entre cômodos para ganho de espaço
Assim como bem se faz em uma arquitetura moderna a planta desenhada pelo estúdio Rearquitectura é livre, sem paredes delimitantes. Os cômodos são integrados com áreas funcionais marcadas por mobiliário inteligente desenvolvido com MDF. Tudo gira em torno de um eixo central dessa área partem corredores que levam as unidades dispostas em três pavimentos com escadas que facilitam a circulação.
Veja Também: Como Construir Kitnet e Lucrar: A Estratégia Revelada
Fontes: Revista Construir Mais por Menos, Editora Escala, Número 9, Archdaily.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.