Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenheira é a primeira mulher a comandar fábrica da Fiat na América Latina

por Letícia Nogueira | 08/07/2020
Copiado!

Juliana Coelho será a primeira mulher a comandar uma planta do grupo FCA na América Latina

Juliana Coelho será a primeira engenheira a assumir o cargo máximo da fábrica Fiat Chrysler Automobiles na América Latina. A unidade fica em Goiânia (PE), e é responsável pela produção dos Jeeps Renegade, Compass e da Fiat Toro. A engenheira irá atuar como Plant Manager, trabalhando no comando da fábrica na qual iniciou a sua carreira no grupo FCA.

Quando ingressou na empresa, a Fiat ainda estava estruturando a fábrica que hoje é uma das mais modernas da América Latina. Compondo o primeiro time de funcionários, Juliana iniciou seu trabalho como trainee em janeiro de 2013. Assim, passou quatro meses fora do país, realizando estágios na Itália e Sérvia, onde o grupo FCA possui outras plantas.  

“Foi na Europa onde eu aprendi o que é uma indústria automotiva” –

Juliana Coelho para o site JC

Formada em Engenharia Química, Juliana terminou o processo de trainee e passou a trabalhar no setor de pintura da fábrica, como Especialista de Processo de Pintura. E assim, seguiu para o cargo de supervisora e gerente da pintura. Após isso, foi promovida a gerente de montagem. Quando atingiu essa colocação, participou da implementação do terceiro turno. Assim, a fábrica passou a produzir mais de 600 veículos por dia.

Juliana Coelho de frente para a imagem em que esta a sua foto na época em que trabalhava no setor de pintura da Fiat. Ao lado está a imagem de um Jeep Renegade saindo do setor de pintura. Todas as imagens da parede estão em preto e branco.
Juliana atuou como Gerente do setor de pintura da Jeep em Goiânia, Pernambuco – Arquivo pessoal de Juliana Coelho (disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/)

Após isso, passou um ano e meio chefiando a área de novos desenvolvimentos na manufatura da América Latina na Fiat de Betim, Minas Gerais.  Agora, ela voltará para a sua cidade natal, e ocupará o posto que antes era do italiano Pierluigi Astorino, que se tornará Diretor de Manufatura da FCA da América Latina.

Juliana Coelho no setor de desenvolvimento de manufaturas com o fundo do setor desfocado
Juliana atuou como gerente no setor de novos desenvolvimento de manufaturas da América Latina em Betim, Minas Gerais – Arquivo Pessoal da Juliana Coelho (disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/)

Juliana destaca que o desafio nesse momento, além de manter a qualidade do produto Fiat, é adequar a produção ao novo mercado e as mudanças causadas pela pandemia.

Fontes: G1, JC

E você, o que achou da notícia? Conta para a gente nos comentários sua experiência dentro da indústria automobilística!

Copiado!
Engenharia 360

Letícia Nogueira Marques

Estudante de Engenharia de Materiais pela UFABC. Acredito que não há nenhum sonho que não possa ser realizado com um pouco de disciplina e criatividade.

Comentários