Engenharia 360

Engenheira é a primeira mulher a comandar fábrica da Fiat na América Latina

Engenharia 360
por Letícia Nogueira
| 08/07/2020 2 min
Juliana Coelho será a primeira mulher a comandar uma planta da Fiat na América Latina

Engenheira é a primeira mulher a comandar fábrica da Fiat na América Latina

por Letícia Nogueira | 08/07/2020
Juliana Coelho será a primeira mulher a comandar uma planta da Fiat na América Latina

Juliana Coelho será a primeira mulher a comandar uma planta do grupo FCA na América Latina

Engenharia 360

Juliana Coelho será a primeira mulher a comandar uma planta do grupo FCA na América Latina

Juliana Coelho será a primeira engenheira a assumir o cargo máximo da fábrica Fiat Chrysler Automobiles na América Latina. A unidade fica em Goiânia (PE), e é responsável pela produção dos Jeeps Renegade, Compass e da Fiat Toro. A engenheira irá atuar como Plant Manager, trabalhando no comando da fábrica na qual iniciou a sua carreira no grupo FCA.

Quando ingressou na empresa, a Fiat ainda estava estruturando a fábrica que hoje é uma das mais modernas da América Latina. Compondo o primeiro time de funcionários, Juliana iniciou seu trabalho como trainee em janeiro de 2013. Assim, passou quatro meses fora do país, realizando estágios na Itália e Sérvia, onde o grupo FCA possui outras plantas.  

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Foi na Europa onde eu aprendi o que é uma indústria automotiva” –

Juliana Coelho para o site JC

Formada em Engenharia Química, Juliana terminou o processo de trainee e passou a trabalhar no setor de pintura da fábrica, como Especialista de Processo de Pintura. E assim, seguiu para o cargo de supervisora e gerente da pintura. Após isso, foi promovida a gerente de montagem. Quando atingiu essa colocação, participou da implementação do terceiro turno. Assim, a fábrica passou a produzir mais de 600 veículos por dia.

Juliana Coelho de frente para a imagem em que esta a sua foto na época em que trabalhava no setor de pintura da Fiat. Ao lado está a imagem de um Jeep Renegade saindo do setor de pintura. Todas as imagens da parede estão em preto e branco.
Juliana atuou como Gerente do setor de pintura da Jeep em Goiânia, Pernambuco – Arquivo pessoal de Juliana Coelho (disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/)

Após isso, passou um ano e meio chefiando a área de novos desenvolvimentos na manufatura da América Latina na Fiat de Betim, Minas Gerais.  Agora, ela voltará para a sua cidade natal, e ocupará o posto que antes era do italiano Pierluigi Astorino, que se tornará Diretor de Manufatura da FCA da América Latina.

Juliana Coelho no setor de desenvolvimento de manufaturas com o fundo do setor desfocado
Juliana atuou como gerente no setor de novos desenvolvimento de manufaturas da América Latina em Betim, Minas Gerais – Arquivo Pessoal da Juliana Coelho (disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/)

Juliana destaca que o desafio nesse momento, além de manter a qualidade do produto Fiat, é adequar a produção ao novo mercado e as mudanças causadas pela pandemia.

Fontes: G1, JC

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E você, o que achou da notícia? Conta para a gente nos comentários sua experiência dentro da indústria automobilística!

Comentários

Engenharia 360

Letícia Nogueira Marques

Estudante de Engenharia de Materiais e Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC e mecânica de produção veicular pelo SENAI Mercedes-Benz; já atuou na área de Facilities com foco em projetos de sustentabilidade para redução de impacto ambiental.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo