Engenharia 360

Fique ligado! Aberta temporada de programas de pós, mestrado e doutorado em Engenharia 2023

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

Fique ligado! Aberta temporada de programas de pós, mestrado e doutorado em Engenharia 2023

por Redação 360 | 28/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

O Engenharia 360 traz para este post algumas ofertas do mercado universitário; seriam vagas para cursos de pós-graduação/especialização, mestrado e doutorado em Engenharia ou áreas afins. Então, se chegou até este link, é porque esta oportunidade deveria mesmo ser do seu conhecimento. Aposte nesta sorte; mude o seu destino; faça de 2023 o seu ano de virada! Confira a lista especial que preparamos a seguir!

engenharia
Imagem reproduzida de Quero Bolsa

Universidade Federal da Paraíba

A UFPB lançou recentemente seu edital para a primeira seleção do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e empresas que realizam atividades de PD&I. A oportunidade é para quatorze bolsistas – sete para o mestrado e sete para o doutorado – para ingresso no período acadêmico de janeiro de 2023. Eis algumas das áreas contempladas para pós-graduação:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Ciência e Engenharia de Materiais;
  • Engenharia Elétrica;
  • Energias Renováveis;
  • Engenharia Mecânica; e
  • Desenvolvimento e Meio Ambiente.

As inscrições serão realizadas no período de 2 a 6 de janeiro de 2023, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), no endereço eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE). E o resultado da seleção será publicado no dia 17 de fevereiro de 2023. Mais informações, inclusive sobre bolsas de estudos e mais, basta escrever para [email protected]


Veja Também: Qual tipo de pós-graduação devo fazer?


Universidade Federal de Uberlândia

Esta instituição, Femec/UFU, abre inscrições para seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica para alunos regulares – 21 vagas no mestrado e 21, no doutorado – e alunos especiais – 10 vagas para o mestrado e outras 10 para o doutorado. A previsão é de ingresso no primeiro semestre de 2023. E quem tiver interesse, deve realizar o procedimento até 16 de dezembro. Mais informações pelo e-mail [email protected]


Universidade Federal de Santa Catarina

A UFSC também oferece boas oportunidades de aulas para o primeiro semestre de 2023. Ela abriu 46 vagas – 20% estão reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas; e 8%, preferencialmente, para candidatos com deficiência – para cursos de mestrado e doutorado GRATUITOS em Engenharia Química. As inscrições têm ainda um bom prazo, até 27 de janeiro do próximo ano. Detalhe: na data da homologação, a quantidade de vagas oferecidas para a categoria de ações afirmativas serão definidas por meio de sorteio público.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eis algumas ofertas de Mestrado:

  • Degradação de Micropoluentes por Processos Biológicos;
  • Modelagem e Simulação de Processos Químicos;
  • Processos de Polimerização Sustentáveis;
  • Engenharia de Sistemas em Processos;
  • Nanoestruturas Poliméricas, Produção e Aplicações;
  • Tratamento Avançado de Águas e Efluentes Líquido; e
  • Desenvolvimento de Polímeros para Aplicações em Energia e em Tecnologias Limpas.

Eis algumas ofertas de Mestrado:

  • Aplicação do Processo de Ozonização na Remoção de Compostos Orgânicos da Água Produzida;
  • Desenvolvimento de Membranas com Grafeno para Reúso de Água;
  • Processos de Polimerização Sustentáveis;
  • Funcionalização de Membranas e Aplicação na Indústria Química e de Alimentos;
  • Nanoestruturas Poliméricas, Produção e Aplicações; e
  • Soluções Sustentáveis para Produção de Hidrogênio.

É preciso destacar que os candidatos serão selecionados por meio de análise do desempenho acadêmico durante a graduação, atividades complementares, como iniciação científica e número de publicações de livros, trabalhos publicados em eventos científicos e patentes. Além disso, o candidato deverá enviar um Plano de Estudos detalhando seu projeto de pesquisa e especificações pessoais.


Veja Também: Como se preparar para um Mestrado em Engenharia?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Universidade Federal do Espírito Santo

Agora, há algumas oportunidades variadas na Ufes. Isso inclui os seguintes processos seletivos:

  • Ciências Florestais: 19 vagas para o curso de mestrado e 15 para o de doutorado, com inscrições até 30 de novembro.
  • Matemática: 20 vagas para mestrado, com inscrições até 20 de dezembro.
  • Engenharia Elétrica: 59 vagas para alunos regulares e 23 vagas para alunos especiais – que se dividem em candidatos egressos e graduandos – em seu curso de mestrado, com inscrições até 23 de dezembro, observando o Fator de Modulação (FM1), que define a relação entre cada linha de pesquisa do Programa e os cursos de graduação aceitos no processo seletivo; mais 20 vagas para doutorado, com inscrições até 23 de dezembro também.

Mais informações através dos e-mails [email protected] e [email protected]


Universidade Federal de Viçosa

Para finalizar, trazemos as ofertas da UFV para 30 programas de mestrado e doutorado gratuitos, também com seleção para 2023. Eis as melhores oportunidades (ainda em aberto), data final de inscrição, e respectivos contatos para esclarecimento de dúvidas:


Veja Também: Qual a diferença entre Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Hora Brasil, Ufes, Hora Brasil 2, UFU, UFPB.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo