Engenharia 360

Saiba por que a cidade de Madri, na Espanha, está plantando cerca de 500 mil árvores

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 12/08/2021 | Atualizado em 18/08/2022 3 min

Questões como aquecimento global e efeito estufa é um problema real. Madri está tentando amenizar as emissões de CO2 plantando um grande anel verde. Saiba+!

Saiba por que a cidade de Madri, na Espanha, está plantando cerca de 500 mil árvores

por Simone Tagliani | 12/08/2021 | Atualizado em 18/08/2022

Questões como aquecimento global e efeito estufa é um problema real. Madri está tentando amenizar as emissões de CO2 plantando um grande anel verde. Saiba+!

Engenharia 360

Não é novidade alguma que Madri, a capital da Espanha, é uma das maiores e mais bonitas metrópoles do planeta. Com 6,7 milhões de habitantes, tornou- se, em 2018, a primeira cidade da Europa a proibir carros poluentes em sua zona central. E agora ela irá construir um enorme “anel florestal” em torno de seu perímetro. Saiba porquê no texto a seguir!

florestamento urbano
Imagem extraída de Dailymotion

Qual o objetivo da iniciativa dos espanhóis?

A ideia dos espanhóis é tentar reduzir os níveis de calor em Madri, utilizando as árvores para aumentar a absorção de CO2 na atmosfera local, combatendo, assim, as ilhas de calor – trabalhando dia e noite para absorver o excesso de calor e limpar o ar da metrópole. Aliás, esse projeto de Desenvolvimento Urbanístico – Desarrollo Urbano del Ayuntamiento de Madrid – é chamado de anel de “Via Verde” ou “Mar Verde”.

O plano de florestamento urbano deve cobrir de vida uma árvore de 75 km no total. A intenção ainda é conectar as áreas verdes já existentes na capital. Serão plantadas cerca de 500.000 árvores como pinheiro-negro, faia, zimbro espanhol e várias espécies de carvalho – que são geralmente encontradas nessa zona árida onde fica a capital espanhola, nativas e que requerem pouca água.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
florestamento urbano
Imagem extraída de Razões para Acreditar
florestamento urbano
Imagem extraída de Euronews

Quais as vantagens da nova floresta de Madri?

É importante ressaltar que esse novo bosque urbano de Madri não será utilizado como parque. Mas é provável que as pessoas, inevitavelmente, vão buscar esse lugar para descanso. Só lembrando que a ideia da criação desse anel verde é mesmo absorver as emissões de gases de efeito estufa geradas – provavelmente 175 mil toneladas por ano – e conectar todas as massas florestais existentes que já existem na cidade.

“(…) para as cidades que expelem três quartos de todo o CO2 causado pelo homem, que tendem a absorver muito mais calor e ar pobre do que o campo circundante, métodos de combate às alterações climáticas e à degradação ambiental geral precisam ser variados.”,

“(…) a criação de corredores ambientais em todos os bairros… e acima de tudo (…) para envolver os cidadãos nesta nova cultura verde, é essencial para cada cidade enfrentar o futuro próximo da melhor maneira”

– conselheiro do meio ambiente e desenvolvimento urbano de Madrid, Fuentes, em reportagem de Razões para Acreditar.

florestamento urbano
Imagem extraída de Archello

Mais ações sustentáveis do município

Repetindo a história, em 2018, Madri se tornou a primeira cidade da Europa a proibir carros poluentes no centro da cidade. Explicando melhor, só poderiam trafegar no centro apenas veículos com zero emissão de carbono. A ideia era estimular o uso do transporte público e a circulação de pedestres e bicicletas e banir os carros movidos a gasolina ou diesel.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Recentemente, a prefeitura de Madri lançou mais uma proposta, que tem tudo a ver com o “anel verde” que comentamos antes. Trata-se do plano “Madrid 360 – Avance de la Estrategia de Sostenibilidad Ambiental” para tornar a cidade mais verde. Uma delas dá incentivos fiscais a moradores que investirem em fachadas e telhados verdes, painéis solares e elementos de sustentabilidade e eficiência energética em suas residências e empresas.

Olha que controvérsia, enquanto a política brasileira incentiva o desmatar, cidades ao redor do mundo estão correndo contra o tempo para reflorestar e reduzir as ilhas de calor. Por que será? Pense nisso!


Fontes: Razões para Acreditar, Conexão Planeta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo