Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Por que é importante ser um Profissional 4.0 na era da informação?

Engenharia 360

4 min

POR Eduardo Mikail 09/03/2020

É bem provável que você já ouviu falar sobre as mudanças tecnológicas e Indústria 4.0 (nós já falamos sobre ela aqui no Engenharia 360, por exemplo). Com o mercado em constante transformação, os profissionais precisam acompanhar essas mudanças e também se adaptar a elas. É daí que surge o Profissional 4.0.

O que é o Profissional 4.0?

Para entender o que é o Profissional 4.0, é melhor começar pela Indústria 4.0. Esse termo, também conhecido como Quarta Revolução Industrial, está relacionado a inserção de conceitos tecnológicos como Internet das Coisas, fábricas inteligentes e computação em nuvem no meio industrial. Ou seja: a Indústria 4.0 envolve as inovações tecnológicas aplicadas nos processos industriais.

Imagem de robôs e tecnologias se conectando na Indústria 4.0
Imagem: expresscomputer.in

Então, para dar suporte a essa revolução, é necessário ter profissionais preparados e qualificados para a demanda do mercado: é aí que surge o Profissional 4.0. Mas quem pensa que esse profissional vai precisar apenas de conhecimentos tecnológicos está enganado: características como capacidade de adaptação, comunicação, empatia, inteligência emocional, criatividade e outras habilidades semelhantes farão toda a diferença.

Quais são as habilidades do Profissional 4.0?

Apesar de algumas já terem sido citadas acima, a lista de habilidades do Profissional 4.0 é maior e mais complexa. Isso acontece porque esse profissional precisa estar preparado não só para “colocar a mão na massa” tecnológica, mas também para lidar com todos os elementos que o cerca.

Em seu perfil no Linkedin, Júnior Rodrigues enumera algumas características do Profissional 4.0. Elas lembram as soft skills, largamente faladas hoje em dia (e que nós já mostramos 6 delas que são essenciais para profissionais de engenharia). É com base em algumas delas que nós puxamos o gancho para explicar. São elas:

Adaptação

É preciso que o profissional se adapte às mudanças do mercado, ou seja, é preciso estar aberto à transformação. Por ser uma revolução, a Indústria 4.0 propõe muitas mudanças e precisamos estar preparados para não só aceitá-las, mas também fazer parte delas.

Desenho de mulher representando profissional 4.0, trabalhando em conjunto com um robô para desenvolver novas tecnologias
Imagem: lynda.com

Resiliência

A definição de resiliência diz respeito a retornar à forma original após a deformação elástica (aquela que a gente aprende no ciclo básico da Engenharia). Porém, no contexto da Indústria 4.0, a resiliência está relacionada a retornar melhor que antes, superando os desafios impostos.

Comunicação

Saber se comunicar bem não é nenhum requisito novo no mercado. Afinal conseguir transmitir bem as informações é uma habilidade que já levou muita gente ao topo e a tendência é de que isso continue assim. Cercados de muita tecnologia, os profissionais precisarão saber passar informações de forma concisa e compreensível.

Relacionamento pessoal e empatia

Lidar com pessoas é uma tarefa difícil. Porém, conseguir equilíbrio em um ambiente, tornando-o mais humanizado, mais empático e mais agradável é essencial. É uma característica de verdadeiros líderes, daqueles que movem multidões e motivam uma equipe com apenas uma ação.

Colaboração

Esta habilidade é bem parecida com a anterior: é preciso criar um bom ambiente de trabalho, no qual as pessoas se sintam parte da organização, colaborando umas com as outras para o trabalho fluir. A colaboração também é importante para a produção, para atingir metas, para alcançar resultados e para a evolução como um todo.

imagem de equipe trabalhando em conjunto, com duas mulheres e três homens
Imagem: thetimes.co.uk

Habilidades tecnológicas

Atualmente, a tecnologia já é bem aceita em quase todos os negócios. Porém, além de aceitar trabalhar com as máquinas e com processos automatizados, é preciso mantê-los sempre atualizados, ficar por dentro das novidades e aproveitar ao máximo os benefícios que elas oferecem.

A Indústria 4.0 já mostrou que é uma revolução voltada para a tecnologia. Então, para sobreviver e ter destaque no mercado, você precisa incorporar os recursos tecnológicos nos processos produtivos e nas diferentes atividades que executa.

Aprendizado contínuo

Nos dias atuais, é praticamente impossível parar de aprender. Você aprende o tempo todo sobre uma nova tecnologia, sobre uma forma de otimizar o processo produtivo e sobre como lidar com pessoas. Manter esse aprendizado é importante para o profissional que deseja crescimento constante e permanência no mercado.

Tenho de ser bom em tudo?

Obviamente, não. É praticamente impossível dar conta de ter todas essas habilidades de forma perfeita e ao mesmo tempo. Porém, é sempre bom se esforçar para desenvolver as que você não possui.

Se você é a pessoa ideal para trabalhar com novas tecnologias, mas não sabe se comunicar bem ou não gosta de trabalhar em equipe, pode acabar um pouco apagado do mercado. O ideal é tentar desenvolver as novas habilidades e se esforçar para isso. O mesmo serve para aquela pessoa que sabe se comunicar e se adaptar bem, mas tem dificuldade com novas tecnologias.

No fim, a indústria está sempre em transformação e nós precisamos acompanhar essa evolução de mãos dadas com ela. À medida que surgem novas demandas, vamos nos adaptando. Em breve, a Indústria 4.0 pode ficar velha e o mercado pode demandar habilidades novas. Ninguém sabe o que esperar do futuro, mas o importante mesmo é não ficar para trás.

indústria 4.0
mercado de trabalho
profissional
profissional 4.0
profissional do futuro
trabalho do futuro

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Lançamento da primeira missão tripulada da SpaceX em parceria com a NASA é adiado por mau tempo
Conheça a cidade de Seattle nos Estados Unidos
3 programas para visualização de todos os seus aplicativos sociais em um só lugar | Lista 360
Fujisawa SST: Conheça a cidade inteligente e sustentável do Japão
Entenda o plano de mineração para obter combustível de foguetes na Lua
Conheça 8 engenheiros das histórias em quadrinhos
Podcast 360

Ouça ou baixe podcasts exclusivos da engenharia

Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ