Simulação é o processo de modelagem de sistemas via um modelo lógico-matemático no qual são conduzidos experimentos que permitem fazer inferências sobre tal sistema. Em outras palavras, simulação é a construção de modelos computacionais que imitam processos ou operações do mundo real.
No que tange ao Engenheiro de Produção, a simulação não consiste somente em construir o modelo, mas também analisar seu comportamento, fazer conclusões sobre o mesmo e usar tais informações para predizer comportamentos futuros.
Qual a importância?
Simular um sistema permite testar diferentes procedimentos sem a necessidade de interromper o sistema real – imagine se tivéssemos que parar as linhas de produção toda vez que tentássemos implantar algo diferente! -. Consequentemente, efeitos de novos equipamentos podem ser testados sem reduzir a capacidade de produção. Além disso, outras vantagens podem ser citadas:
- Teste de hipóteses (e se...?)
- O tempo pode ser comprimido ou expandido
- Podem-se ter ideias sobre a interação e importância de determinadas variáveis no sistema
- Análise de gargalos
- Entendimento da operação do sistema
Quais seriam as áreas de aplicação?
- Manufatura (planejamento e controle)
- Bancos, fast-food, parques temáticos
- Sistemas de saúde (emergência, salas de operação)
- Telecomunicações
- Processos industriais
Como a simulação é feita?
Pode-se simular usando diversas linguagens, porém dois softwares comumente usados nas universidades são o Simio e Arena. Ambos possuem versões para estudantes.
E você, tem alguma experiência com simulação? Compartilhe conosco, deixando seu comentário! Suas sugestões, comentários e críticas são importantes para nós. Colabore!
Veja Também: Jogo de simulação é usado para explicar pesquisa de grafeno para o público