Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Por que devemos padronizar processos?

por Kaíque Moura | 02/12/2016
Copiado!

Elaboração de fluxogramas ajuda bastante no processo de padronização.

Elaboração de fluxogramas ajuda bastante no processo de padronização.


 
Hoje, conseguimos entender que indústrias com processos padronizados possuem mais chances de bater todas as metas estabelecidas pelo planejamento. Pena que nem todas elas entendam isso e acabam deixando de lado a padronização de seus processos, produzindo e trabalhando de maneira desordenada, cada funcionário do seu jeito.
A padronização e consolidação através de treinamentos são fundamentais para obter o controle sobre os processos e padrões de operações nas indústrias hoje. Afinal, num processo padronizado, os operadores trabalham da mesma maneira, baseados na mesma instrução estabelecida pela organização.
Sem processos padronizados, fica muito difícil enxergar possíveis melhorias que podem ser adotadas. Perde-se a visão sistêmica que todos da organização devem ter. A padronização entra como uma ferramenta essencial, permitindo que todos os setores possam entender o trabalho um do outro.
Mas como podemos padronizar os processos? Abaixo colocamos algumas ações que – com certeza – ajudarão no processo de padronização de uma empresa:

  • Mapeamento e otimização de processos: basicamente seria realizar uma revisão em todo o processo, identificando o que cada um deles faz. Uma ferramenta que pode ajudar nisso seria a elaboração de fluxogramas, buscando sempre simplificar cada um dos processos para uma fácil compreensão. Deve constar as atividades, quem são os responsáveis, como fazer, quando fazer, etc.
  • Indicadores de desempenho: os indicadores mostram claramente os resultados positivos e negativos da organização em um espaço de tempo. Observando isso, surgem novas oportunidades de melhorias e, possivelmente, novas estratégias.
  • Treinamento de pessoal: um treinamento único para todas as equipes pertencentes ao processo facilita o entendimento de todos sobre o negócio. Isso também se aplica a quem vai aplicar o treinamento. Uma equipe bem treinada e alinhada com o mesmo entendimento produz mais e melhor.

padronizacao-de-processos-320x213

Treine pessoas. Busque novas idéias!


Padronizar é uma das ferramentas que ajudam a alavancar os resultados de seu processo. Com isso torna-se vital ter uma equipe que tenha o mesmo pensamento e que trabalhe de maneira sincronizada, para que assim o processo alcance todas as metas estabelecidas.

Copiado!
Engenharia 360

Kaíque Moura

Graduando em Engenharia de Produção no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e Técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Comentários