Pode parecer uma grande novidade, mas os pisos monolíticos já são utilizados no Brasil desde as décadas de 1960 e 1970, em edifícios de uso público e coletivo. A diferença é que agora existem mais possibilidades, inclusive para ambientes residenciais, devido à característica líquida do produto.
É importante destacar que a aplicação do material pode ser realizada de diversas formas e ter, consequentemente, resultados distintos. Os pisos conhecidos popularmente como ‘porcelanato líquido’ são à base de poliuretano ou epóxi, em forma de resina ou tinta. É o seu aspecto final, liso e brilhante, que encanta os consumidores que sonham em renovar o visual da casa sem a necessidade de qualquer quebra-quebra.
Aplicação sobre superfícies de piso
Os pisos autonivelantes são indicados para as áreas onde se necessita de mais resistência, durabilidade e baixo custo de manutenção. Neste critério, enquadram-se, principalmente, as indústrias, os laboratórios, os estacionamentos de veículos, os edifícios públicos e os pátios. Mas, atualmente, vê-se este material empregado também em ambientes médicos, em cozinhas industriais e em residências. Pode-se usá-los em conjunto, por exemplo, com os pisos térmicos, em residências nas localidades de clima mais frio.
Mas as possibilidades de aplicação para este tipo de piso vão muito mais além. Seu sistema de composição, em multicamada, permite uma personalização ainda maior do revestimento. Pode-se criar um piso artístico, com figuras planas ou em 3D, sobre a cor sólida do fundo e sob um tipo de resina transparente. O efeito visual fica incrível. Diversas empresas já trabalham com esta linha decorativa, que utiliza a aplicação de adesivos com diferentes desenhos e composições juntamente da resina líquida.
A limpeza e a regularização do piso, antes da aplicação do material resinado, é o momento mais importante da preparação da superfície. Deve-se certificar de que não há resíduos de gordura, de partículas soltas e nem umidade. Após emparelhar qualquer irregularidade, como rejuntes e trincas, a aplicação do produto é fácil e rápida – recomenda-se o uso de equipamentos de proteção individual. Após seguir todos os passos indicados pelo fabricante e esperar o período de secagem, o resultado final é uma camada homogênea, monolítica.
Resultado final e seus benefícios
Os pisos autonivelantes podem ser feitos em diversas cores. Em poliuretano é disponibilizado apenas nas cores branca, bege e cinza e não possibilita a criação de desenhos. Já em epóxi há uma variedade maior e mais resistência química e mecânica. Mas o bom é que pode-se aplicar ambos sobre pisos existentes. A espessura final fica em torno de três milímetros – em pisos regularizados. Em locais onde não é possível este aumento de nível, a dica é utilizar as tintas com base em epóxi, que formam esta mesma camada lisa e brilhante, sem acrescentar muita espessura.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A utilização do sistema de pisos autonivelantes traz muitos benefícios à obra. A ausência de entulhos é a maior vantagem. Além disso, é uma solução simples contra abrasão, rugosidades, fissuras e acúmulo de sujeiras, bactérias ou fungos. Sua manutenção é fácil, com detergente neutro e cera líquida. Todos os ambientes, tanto em áreas internas ou externas, no qual recebem este tipo de piso, transmitem a sensação de conforto e amplitude. Isto, principalmente, por não apresentar emendas. Cobrindo antigas cerâmicas, pedras naturais ou contrapiso, não importa. A tecnologia dos pisos autonivelantes é uma boa solução.
Veja Também:
- Vai reformar a casa? Saiba como diagnosticar condições de paredes e pisos
- Como manter o visual dos pisos dentro de casa parecendo novo?
- Paginação de pisos: conheça alguns jeitos diferentes de assentamento
- Pisos Fulget e Granilite: como são e qual a diferença?
Fontes: Gazeta do Povo, Catraca Livre, Casa na Web, Casa Claudia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.