Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

6 pessoas que fizeram história no campo da arquitetura e design mundial [e que você precisa conhecer]

por Simone Tagliani | 02/02/2021

Muitos arquitetos trabalham com projetos de edificação e, de vez em quando, também se aventuram a criarem móveis e outros itens para o lar

Muitos artistas marcaram a história da arquitetura mundial. Mas alguns nomes realmente se destacam nessa lista. Inclusive, muitos deles se tornaram influência no mundo do design também. E é justamente sobre essas personalidades que nós, do Engenharia 360, iremos comentar neste post. Continue lendo para saber mais!

Lista de personagens emblemáticos da Arquitetura e Design Mundial

1. Alvar Aalto

Falecido arquiteto e designer finlandês. Suas obras têm como característica o estilo escandinavo, apresentando formas puras – talvez por influência do design tradicional da região onde nasceu. Criou várias obras maravilhosas de arquitetura e ainda desenvolveu mobiliários modernos utilizando compensado de madeira.

Biblioteca Municipal de Viburgo, ilustrando arquitetura
Biblioteca Municipal de Viburgo (imagem de Ninaraas)

2. Charles e Ray Eames

Este casal, também já falecido,  teve as suas obras de design expostas no museu MoMa – o Museu de Arte Moderna de Nova York. Juntos, eles criaram peças que revolucionaram o mercado mobiliário, utilizando madeira, plástico, alumínio e couro. Mas também participaram de um projeto mundialmente famoso, promovido por uma revista de Las Vegas, que ficou conhecido como ‘Case Study Houses’.

Casa Eames - Case 8 , ilustrando arquitetura
Casa Eames – Case 8 (imagem de Wikiarquitetura)

3. Eero Saarinen

Mais um arquiteto finlandês, falecido na década de 1960, e que foi atuante nos Estados Unidos, ao lado de Charles e Ray Eames. Ele criou a famosa ‘Cadeira Tulipa‘, feita de plástico. E assinou o projeto de arquitetura do terminal da companhia aérea TWA no aeroporto JFK, em Nova York; e do aeroporto de Dulles, em Washington.

Terminal TWA
Terminal TWA (imagem de pheezy em flickr)

4. Frank Lloyd Wright

Arquiteto californiano já falecido. Também trabalhava com arquitetura e decoração. Desenhou cadeiras e poltronas famosas. Porém, ficou mais conhecido por suas obras em arquitetura. Sua fama deve-se, sobretudo, à construção da sua residência chamada de “Casa da Cascata”, com grandes panos de lajes em balanço sobre uma linda paisagem natural.

Casa da Cascata
Casa da Cascata (imagem de Lykantrop)

5. Frank Gehry

As obras deste profissional não se compara a nenhuma outra no mundo da arquitetura. Suas formas e volumes irregulares realmente impressionam e funcionam como uma verdadeira assinatura do artista. Dentre todas essas construções se destacam: o Museu de Design Vitra, na Alemanha; e o Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha.

Arquitetura do Museu Guggenheim
Museu Guggenheim (imagem de Astronaut em Wikipedia)

6. Le Corbusier

Falecido também nos anos sessenta, este brilhante arquiteto moderno desenhou inúmeras peças mobiliárias. Mas no campo da arquitetura predial, sua maior contribuição foi o estudo residencial. Le Corbusier enxergava as casas como “máquinas de habitar”. E muitas das suas obras são caracterizadas por base em pilotis, fachada com panos envidraçados, e terraço jardim. Essa visão inclusive influenciou as criações de outros arquitetos, como do brasileiro Oscar Niemeyer.

Arquitetura
Villa Savoye (imagem de Rory Hyde em flickr)

7. Mies Van Der Rohe

Este último arquiteto da nossa lista também é um excelente representante do estilo moderno internacional. Ele faleceu perto dos anos 70 e deixou para trás um grande legado para a arquitetura e design. Muitas das suas peças mobiliárias eram feitas com estrutura de aço tubular, como é o caso da “Cadeira Barcelona“. E Mies também foi professor da famosa escola de artes Bauhaus, além de participar de um projeto de planejamento urbano também na Alemanha, chamado de Weissenhof.

Arquitetura do Pavilhão de Barcelona
Pavilhão de Barcelona (imagem de Hans Peter Schaefer em Wikipedia)

Veja também: A história da humanidade contada pelas diferentes fases da Arquitetura do passado


Fontes: Casa Cláudia.

Conhece mais algum? Deixe o nome nos comentários!

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.