Na reta final da cobertura das Olimpíadas 2024, o Engenharia 360 quer compartilhar uma novidade da Google, que é uma oferta de experiência imersiva em realidade aumentada via Google Maps. A mesma permite que qualquer pessoa possa conhecer mais profundamente os pontos turísticos de Paris, apenas apontando seu smartphone para os monumentos.
Imagine poder viajar no tempo e ver como a Cidade Luz era na época em que foi construída a Torre Eiffel, por volta dos anos 1900, por exemplo - ou mesmo outras arquiteturas antes de reformas e reconstruções. Essa é agora uma possibilidade após tantos avanços tecnológicos. Finalmente podemos mudar a forma como vermos e interagirmos com o mundo ao nosso redor. Bem-vindo ao novo modelo de experiência urbana!
Explorando Paris através do tempo
Para que você usa o Google Maps? Saiba que a plataforma, após atualizações, não é hoje "só" um mapa digital, mas praticamente um livro interativo de histórias, guiando o usuário em uma caminhada cultural pelas cidades.
Lembrando que, em 2020, a Google lançou o Live View, que sobrepõe setas e indicações na visualização da câmera para auxiliar na navegação a pé. E, para completar, a empresa vem investido demais em realidade aumentada. O resultado é que, através da atual opção "Experiência Imersiva", os usuários do Google Maps podem acessar o "Google Arts and Culture" e explorar os arredores em uma visão de 360 graus.
Então, um viajante por Paris, pode encontrar locais específicos usando as funções do Google Maps. Depois, via realidade aumentada, explorar no presente e no passado diversas atrações icônicas, como a Catedral de Notre-Dame (antes do trágico incêndio de 2019) ou o Palácio das Tulherias (antes da sua demolição, há centenas de anos). A experiência proporcionada pela tecnologia é mesmo fascinante!
Essa nova funcionalidade do Google Maps é um recurso incrível para amantes de história, turismo e cultura!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Como aproveitar a realidade aumentada no Google Maps
- A nova funcionalidade de realidade aumentada no Google Maps pode ser explorada via Google Street View ou Google Lens.
- Basta procurar na barra de pesquisa do Maps o local de desejado e selecionar "Experiência Imersiva".
- Por fim, autorizar o acesso às informações do Arts and Culture para desfrutar da viagem no tempo.
- Então, é preciso apontar o smartphone para a rua e conferir as setas e informações de direção flutuando no ambiente, guiando com soluções.
- O aplicativo deve exibir o local em 3D, permitindo que o usuário navegue por uma linha do tempo.
Navegação em realidade aumentada no dia a dia
A Google atualizou recentemente para o Google Maps o modo Live Views na versão beta para dispositivos Android e iOS, facilitando a orientação em tempo real e fornecendo uma navegação mais intuitiva e precisa. Dá para usar essa ferramenta como guia de trânsito, conferindo as setas e nomes de ruas sobrepostos aos arredores pela visão da câmera - ideal para deslocamentos em transporte público. E na versão recente têm-se ainda pontos de referência, como parques, monumentos e atrações turísticas.
Vale destacar que o Live View funciona em qualquer dispositivo compatível com ARCore ou ARKit, e está disponível tanto para navegação a pé quanto para transporte público. Isso significa que você pode usá-lo para chegar ao ponto de ônibus ou metrô e depois continuar sendo guiado até seu destino final, tudo com a ajuda da realidade aumentada.
Compartilhamento de localização aprimorado
O Live View está agora incluído no recurso de compartilhamento de localização entre amigos - o que antes só se conseguia fazer via smartphones Pixel. Explicando melhor, quando a pessoa receber um endereço compartilhado, poderá visualizá-lo em realidade aumentada para ver exatamente onde fica no mundo real. Essa é uma maneira mais envolvente e intuitiva de compartilhar e visualizar localizações do que simplesmente olhar para um pino no mapa.
O futuro da experiência urbana
A Google deve continuar evoluindo seu trabalho, investindo em inovações para transformar a experiência dos usuários dos seus sistemas. Então, podemos esperar muitas inovações nos próximos anos. Hoje, a realidade aumentada é, certamente, sua maior aposta pensando em experiências urbanas. E à medida que a tecnologia evoluir (junto da IA e IoT), se tornará ainda mais acessível.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em breve, quando apontarmos o celular para algum endereço, poderemos saber tudo sobre sua história e arquitetura, além de obter outras informações organizadas em menus personalizados. Cidades inteiras poderão ser transformadas em ambientes interativos e inteligentes, onde os dados e a orientação estarão sempre disponíveis com apenas um toque ou um olhar. É uma visão empolgante que a engenharia nos dá para o futuro!
Veja Também:
Fontes: CNN Brasil.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.