Engenharia 360

Você sabe para que serve a espiral na turbina do avião?

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 14/08/2017 | Atualizado em 03/01/2022 3 min

Você sabe para que serve a espiral na turbina do avião?

por Larissa Fereguetti | 14/08/2017 | Atualizado em 03/01/2022
Engenharia 360

Dizem que ser respondido e correspondido é uma das melhores sensações que existe. É por isso que muitas empresas possuem funcionários específicos para responder os questionamentos de seus clientes, desde uma simples pergunta sobre como funciona algum produto ou serviço até as mais bizarras perguntas. Um exemplo interessante aconteceu há algumas semanas no Twitter da companhia aérea KML. Um usuário perguntou se há alguma razão para a existência de uma espiral na turbina do avião. A companhia explicou com uma verdadeira aula e a resposta é muito mais interessante do que parece.

5339af296e62daa198e00a648d98ae62
Imagem: pinterest.com
espiral turbina aviao blog da engenharia 5
Imagem: blog.klm.com

Para que serve a turbina do avião?

A espiral serve para alertar quem está no solo que o motor está em funcionamento e que não é seguro se aproximar. Dependendo da velocidade de rotação, a única coisa que será vista é um borrão branco. A equipe de funcionários que trabalha no solo usa proteção auditiva e, além disso, pode haver mais de um motor funcionando por perto, o que poderia causar algum acidente se um desavisado chegasse muito perto da turbina. Assim, a espiral é uma importante medida de segurança.

Em outras palavras, a turbina é um acessório do motor (em alguns casos são duas, uma chamada HPT e outra LPT). Ela fica no spinner, como é chamado, para alertar visualmente o pessoal de operações de solo se está em funcionamento ou não.

O símbolo está presente nos aviões mais recentes (entre 5 e 6 anos). Porém, essa ideia seria muito útil para aviões antigos, nos quais a hélice precisa girar para acionar o motor, e os funcionários poderiam saber se ela está girando no sentido certo ou não. Atualmente, os motores novos possuem início automático, descartando a necessidade de girar a hélice antes. Apesar de a pergunta ter sido feita especificamente sobre as espirais, há diferentes tamanhos e formas, dependendo do fabricante.

espiral turbina aviao blog da engenharia 6
Imagem: aviation.stackexchange.com

E os pássaros?

Ainda não é conhecido o efeito exato das espirais para os pássaros. Alguns estudos afirmam que ver a espiral pode fazer com que eles desviem, enquanto outros afirmam que não há efeito algum, pois ela gira rápido demais para ser percebida por eles.

espiral turbina aviao blog da engenharia 3

Há, ainda, uma área de risco estabelecida para cada tipo de motor e ela representa uma distância de segurança que deve ser respeitada. Então, por favor, não tente verificar a espiral de perto no seu próximo voo (principalmente se ela estiver girando!). Por outro lado, você já pode soltar um “você sabia que há uma espiral na turbina do avião como medida de segurança?” na sua próxima viagem.

Depois de aprender tudo isso, concorda que a empresa mandou bem na resposta?


Fontes: KLM; Alexandre Taleb, Aeroflap; Jalopnik.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Engenheira, com mestrado e doutorado. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo