Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Por que os países estão adotando energia solar?

Engenharia 360

3 min

POR Engenharia 360 28/11/2019

Para um mundo que busca a sustentabilidade, ou seja, que busca conciliar o desenvolvimento econômico e social com a permanência no planeta, investir em energias renováveis é um passo essencial. Ao contrário do que muita gente pensa, a energia renovável não é um investimento caro (e uma das que pode provar isso é a energia solar).

Nos últimos anos, vimos vários países, como Costa Rica e Alemanha, estabelecendo metas para adotar 100% de energia renovável em sua matriz elétrica. Quando se fala em energias renováveis, normalmente, um país investe em diferentes fontes, dependendo de quais estão disponíveis.

No caso da energia solar, por exemplo, o pré-requisito básico para se instalar em um local é a incidência solar. Isso é algo que a maior parte dos países têm de sobra, felizmente. Claro que há outros fatores que interferem, como o local para instalação dos painéis, o custo do painel, etc. Mas mesmo esses não chegam a ser inviabilizadores desse tipo de energia renovável.

energia solar países
Imagem: sesi.in

Países como China, Dinamarca, Suíça, Alemanha, Estados Unidos, Costa Rica, Itália, Reino Unido,  Espanha, França e muitos outros (talvez com menos incidência solar que o Brasil) investem pesado em energia solar. Alguns fatores que levam a essa escolha, de modo geral, são:

1. É renovável

Como já citamos, a energia solar é uma fonte de energia renovável. Ainda, os painéis solares em funcionamento não liberam nenhum poluente, contribuindo para o meio ambiente.

2. Manutenção simples

A manutenção do painel solar é, basicamente, a sua limpeza, o que pode ser feito com água e um pano. Ou seja, o custo de manutenção é mínimo.

3. Usinas e instalações não oferecem riscos

Em comparação a alguns tipos de energia, como a nuclear, a solar não oferece risco e não envolve toda uma problematização com o uso da matéria-prima. Ainda, a sua fonte é abundante.

energia solar países
Imagem: orlandoweekly.com

4. Apresenta resultados significativos

Basta pegar uma conta de luz de uma residência com e sem painel solar e comparar. Você verá que a diferença no valor é significante e, quanto maior a área instalada, mais capacidade é gerada.

5. Baixo impacto ambiental

O impacto ambiental da energia solar consiste, basicamente, na extração da matéria-prima para fabricação dos painéis. Depois de instalados, os painéis só ficam lá, “existindo”. Não há nenhum impacto significante como o de algumas outras energias renováveis (como as áreas inundadas pelas hidrelétricas ou o problema com os pássaros e o ruído nas eólicas).

6. Contribui para o país atingir metas

O incentivo ao uso de energia solar contribui para os países atingirem as metas de energias renováveis as quais se propuseram em pactos internacionais, como o Acordo de Paris. O aumento do uso dessa energia gera significativa contribuição das renováveis para a matriz energética de um país.

7. Pode usar telhados e áreas subtilizadas

Em países com grande extensão, como o Brasil, há uma grande disponibilidade de área para instalar usinas solares. Mesmo nos países onde a área é pequena, ou em grandes centros urbanos, é possível instalar os painéis no telhado, dando uma finalidade a uma área subtilizada.

energia solar países
Imagem: homelight.com

8. Melhora da segurança da rede

Quando muitas pessoas usam a energia solar, deixando a da rede de distribuição para quando houver necessidade, há um aumento da segurança da rede. Isso acontece porque ela fica menos propensa a apagões.

Então, com todos esses benefícios, já está passando da hora do Brasil seguir o exemplo e investir de forma mais pesada em energia solar fotovoltaica, né?

Energia Solar
painel solar
painel solar fotovoltaico
portal solar
vantagens energia solar

Engenharia 360

Engenharia para todos.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Engenharia, empreendedorismo e financiamento coletivo: o caso MOLA | Entrevista 360
Satélites Starlink menos brilhantes: SpaceX tenta tranquilizar profissionais da astronomia
Pesquisa sugere que crianças não confiam em assistentes de voz
22 coisas que só engenheiros ou estudantes de engenharia sabem
Será que vale a pena ser um(a) engenheiro(a)?
Diploma de Engenharia do Brasil vale em outros países?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados