Engenharia 360

Simulação da Dassault Systèmes Aprimora Conforto em Acomodações para Paris 2024

Engenharia 360
por Redação 360
| 30/11/2023 3 min
Imagem reproduzida de @solideoheritage (Instagram)

Simulação da Dassault Systèmes Aprimora Conforto em Acomodações para Paris 2024

por Redação 360 | 30/11/2023
Imagem reproduzida de @solideoheritage (Instagram)
Engenharia 360

A capital da França, a "cidade luz" do mundo, receberá as próximas edições dos Jogos Olímpicos, o evento esportivo mais aguardado pelos atletas e entusiastas dos esportes. E o governo local está se preparando para receber os milhares de visitantes da Paris 2024, preocupado com o conforto e bem-estar dessas pessoas, levando em consideração principalmente as potenciais condições de temperatura elevada.

Nesse contexto, a Société de Livraison des Ouvrages Olympiques (SOLIDEO) - estabelecimento público francês responsável pela entrega das obras e operações de desenvolvimento necessárias à organização e realização dos Jogos - e a empresa Dassault Systèmes se uniram para encontrar soluções para enfrentar o desafio. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Paris 2024
Imagem reproduzida de Wikipedia

As Metas para Paris 2024

A SOLIDEO e Dassault Systèmes estabeleceram um objetivo ambicioso. A ideia era testar ao máximo, através de simulações avançadas, o projeto das estruturas das acomodações para alcançar as metas de sustentabilidade para as próximas Olimpíadas Paris 2024. Enfim, a abordagem permitiu a geração de uma Engenharia e Arquitetura inovadora.

A equipe de designers conseguiu analisar os dados do projeto utilizando o software SIMULIA da Dassault Systèmes, trabalhando para otimizar o conforto dos ambientes dos edifícios em caso de temperaturas externas extremas durante os jogos. Essa medida era crucial. E, aliás, isso se tornou mais evidente após as recentes ondas de calor na França.

A boa notícia é que, após os testes, chegou-se à conclusão de que o projeto, que deve ser concluído em 2023, está mesmo alinhado a esse objetivo - e também para sua reutilização futura por residentes -, integrando soluções como resfriamento geotérmico e amplos espaços verdes para regular a temperatura interna.

Paris 2024
Imagem de Dassault Systèmes
Paris 2024
Imagem de Dassault Systèmes

"A construção de acomodações ecologicamente corretas que preservem o bem-estar das pessoas durante longas ondas de calor é nossa principal prioridade." - Antoine du Souich, diretor de estratégia e inovação da SOLIDEO.

Paris 2024
Imagem reproduzida de @solideoheritage (Instagram) - © SOLIDEO / Sennse - Dronepress

Observação: Essas acomodações serão convertidas, após 2025, em instalações, moradias e escritórios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O legado das Olimpíadas para a Engenharia

Os dados fornecidos pelos projetistas foram essenciais para alimentar as simulações feitas no software SIMULIA da Dassault Systèmes. Com isso, as equipes conseguiram criar modelos 3Ds detalhados, permitindo testar, em diferentes cenários, diversos parâmetros previstos para 60 estruturas - como isolamento térmico, ventilação, sombreamento, e etc. A SOLIDEO obteve insights valiosos e pôde tomar decisões corretas para garantir uma qualidade de vida mais segura e saudável para quem for habitar a área do projeto.

A SOLIDEO parece estar realmente comprometida em transformar essas instalações em legados sustentáveis após as Olimpíadas Paris 2024. A expectativa é que esse projeto de engenharia deixe um impacto positivo na cidade francesa. E a parceria com a Dassault Systèmes só prova como estamos avançando em direção a um futuro tecnológico e sustentável.

Paris 2024
Imagem reproduzida de @solideoheritage (Instagram) - © SOLIDEO / Sennse - Dronepress
Paris 2024
Imagem reproduzida de @solideoheritage (Instagram)

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo