Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Osama Bin Laden, o Engenheiro vilão

por Redação 360 | 26/05/2014

Osama Bin Mohammed Bin Awad Bin Laden, mais conhecido como Bin Laden, era líder e fundador da AL Qaeda. Mas o mais curioso é que ele era formado em Engenharia Civil. Sim, Bin Laden era Engenheiro e usou o seu conhecimento para aterrorizar o mundo no dia 11 de Setembro de 2001, o famoso dia do atentado às torres gêmeas!

world-trade-center-blog-da-engenharia-01

Por incrível que pareça, você sabia que as chamadas Torres Gêmeas do World Trade Center foram projetadas para resistir a choques de aviões?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sim, não é brincadeira! Isso é uma grande verdade! Em uma aula na faculdade, isso foi citado pelo meu professor de Estruturas, achei fantástico e curioso. A partir daí, juntamente com o meu professor, começamos a pesquisar sobre tal assunto.

Os incidentes ocorridos antes do 11 de setembro

Se viajarmos um pouco ao passado, encontraremos a história de outro acidente ocorrido nos Estados Unidos, onde um avião “teco-teco” chocou-se com uma torre empresarial. O acidente não foi suficiente para derrubar tal empreendimento, mas causou grande repercussão na época, e isso foi o que incentivou os projetistas do WTC, em 1964, a criarem um projeto contra choques de aviões. E esse plano contempla diversos fatores, entre eles o ar – aonde o avião, vindo de encontro às torres, sofreria com uma grande reação de ar que agiria com a sua força de forma contrária. Claro que isso não impediria que aviões se chocassem com o edifício. Mas caso ocorresse, o choque seria muito menor por conta do projeto elaborado!

world-trade-center-blog-da-engenharia-02

O lado ‘Engenheiro Civil’ de Osama Bin Laden

Tendo Osama Bin Laden o conhecimento em Engenharia Civil, fez um “contra projeto” para que o atentado fosse um “sucesso”. Infelizmente, assim foi! Bin Laden usou um artifício onde o projeto original do World Trade Center não atenderia, que era os aviões vindos em paralelo com as torres e em determinado instante virassem de encontro ao lugar planejado.

Dito e feito! Eis que o projeto só seria eficaz no caso do avião vir perpendicularmente às torres, ou seja, de frente, e essa foi a grande chave para que o atentado fosse um sucesso, na visão dos terroristas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

world-trade-center-blog-da-engenharia-03

Se analisar bem, vai perceber que nenhuma das torres tombou e nem explodiu. Pelo contrário, elas implodiram, e isso era um fator que o projeto exigia.

Concorda que se fosse ao contrário o desastre poderia ter sido maior? Pois é! O mais incrível é termos o conhecimento de que as Torres Gêmeas tinham um projeto que deveria impedir o desastre que foi, e que Osama Bin Laden era um Engenheiro que foi além e desenvolveu um projeto sobre o qual conseguisse aterrorizar os EUA e o mundo.

Veja, logo abaixo, o documentário completo sobre o ocorrido no World Trade Center:

Temos que admitir, Bin Laden foi um gênio, que infelizmente usou sua inteligência para o mau! Osama Bin Mohammed Bin Awad Bin Laden, o Engenheiro Civil vilão!

Veja Também: As Torres Gêmeas: história, colapso e reconstrução do ponto de vista da engenharia


Autor: Marcelo Vinicius Morais Garcia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.