Engenharia 360

Construindo em madeira: os 10 edifícios mais altos construídos com esse material

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 03/04/2023 6 min
Imagem reproduzida de Dezeen – https://www.dezeen.com/2019/03/19/mjostarne-worlds-tallest-timber-tower-voll-arkitekter-norway/

Construindo em madeira: os 10 edifícios mais altos construídos com esse material

por Simone Tagliani | 03/04/2023
Imagem reproduzida de Dezeen – https://www.dezeen.com/2019/03/19/mjostarne-worlds-tallest-timber-tower-voll-arkitekter-norway/
Engenharia 360

Aqui, no Brasil, o concreto é o material mais empregado nas construções civis. Depois dele, utiliza-se muito blocos cerâmicos. Mas sabemos que é possível erguer com vários outros materiais. No oriente, por exemplo, várias obras são em bambu - considerado o "aço verde" da Engenharia e Arquitetura. Também devemos citar a pedra natural. E, por fim, a madeira. Aliás, sabia que é possível construir estruturas de edifícios além de dois pavimentos em madeira? Veja a seguir!

Por que usar madeira na construção de edifícios

A construção civil não é considerada uma atividade muito eco-friendly, pelo que sabemos. Por isso, os pesquisadores buscam todo dia novas alternativas para as obras de Engenharia e Arquitetura, como técnicas mais sustentáveis. E construir em madeira é uma tendência que está voltando, embora se discuta muito sobre como sua exploração indevida possa estimular ainda mais o desmatamento ilegal. Contudo, pode ser uma solução de design bem interessante para erguer certos modelos de edificações.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quando falamos em arranha-céus, certamente é o concreto e o aço que vêm primeiro à nossa mente. Mas essa combinação não é a única que pode ser utilizada em grandes edificações comerciais e residenciais, sabia disso? Já existem muitas alternativas mais sustentáveis, além disso. É o caso da madeira, cada vez mais empregada na construção de edifícios ao redor do mundo! O material é considerado de menor impacto ambiental por ser renovável e estar na cadeia produtiva de absorção de dióxido de carbono pelas árvores.

Seja maciça ou complementada por materiais como aço e o concreto, a madeira é uma das principais apostas de várias construtoras e empreiteiras ao redor do mundo, prova disso são os exemplos apresentados a seguir. Confira!

Edifícios mais altos construídos em madeira

1. Ascent, EUA

Localizado em Wisconsin, o Ascent chama a atenção com seus 86 metros de altura. Projetado pelo estúdio americano Korb + Associates Architects, sua estrutura é construída a partir de madeira laminada cruzada (CLT) e madeira laminada colada (MLC), com exceção da base de concreto. Com seus 25 andares, o edifício abriga uma variedade de apartamentos luxuosos e espaços comerciais que proporcionam uma experiência de vida e trabalho inovadora e sustentável.

construção edifícios em madeira
Imagem reproduzida de JS Online - https://www.jsonline.com/story/money/real-estate/commercial/2021/12/21/downtown-milwaukee-mass-timber-high-rise-ascent-reaches-key-milestone/8970456002/

Veja Também: Construção com madeira: benefícios da utilização na Arquitetura e Engenharia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

2. Mjøstårnet, Noruega

Em 2019, foi concluída a construção do Mjøstårnet, um edifício de impressionantes 84,5 metros de altura localizado em Brumunddal, Noruega, região conhecida pela sua indústria de processamento de madeira. A obra possui colunas de madeira laminada colada (MLC) e apresenta um elevador de madeira laminada cruzada, o que o torna um marco na arquitetura sustentável e inovadora.

construção edifícios em madeira
Imagem reproduzida de Dezeen - https://www.dezeen.com/2019/03/19/mjostarne-worlds-tallest-timber-tower-voll-arkitekter-norway/

3. HoHo Wien, Áustria

O HoHo Wien é um edifício projetado pela RLP Rüdiger Lainer + Partner e consiste em três blocos interconectados por torres, formando um L, sendo cada um deles suportado por um núcleo de concreto. Com cerca de 75% de sua estrutura construída em madeira, o prédio se eleva a 84 metros de altura.

construção edifícios em madeira
Imagem reproduzida de Siga Swiss - https://www.siga.swiss/global_en/projects/hoho-wien

4. Haunt, Holanda

O Haunt é um edifício residencial projetado em 2022, que se destaca por sua altura de 73 metros e seus 21 andares. Sua estrutura inovadora inclui pisos e paredes internas estruturais de madeira laminada cruzada, enquanto a fachada é feita inteiramente de vidro, e o núcleo e subsolo são de concreto. Além disso, o Haunt possui um jardim na cobertura, que inclui sistemas de armazenamento de água da chuva e 1.500 metros de painéis solares em seu telhado e fachada, o que lhe concedeu uma classificação BREEAM Outstanding de sustentabilidade.

construção edifícios em madeira
Imagem reproduzida de Casa Vogue - https://www.siga.swiss/global_en/projects/hoho-wien

Veja Também: Estudo mostra que edificações de madeira podem ser uma alternativa para reduzir as mudanças climáticas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

5. Sara Kulturhus Centre, Suécia

O Centro Sara Kulturhus, localizado na cidade de Skelleftea, na Suécia, é um edifício impressionante, com 72,8 metros de altura. O projeto foi realizado pelo escritório White Arkitekter e utiliza as técnicas de construção em madeira laminada cruzada (CLT) e madeira laminada colada (MLC) para sua estrutura. Além disso, a altura do edifício permite que ele se destaque na paisagem urbana de Skelleftea, atraindo a atenção dos moradores e visitantes.

construção edifícios em madeira
Imagem reproduzida de The Plan - https://www.theplan.it/eng/architecture/sara-cultural-centre-in-skellefte%C3%A5-sweden-a-magnificent-state-of-the-art-green-building

6. De Karel Doorman, Holanda

O edifício, que foi originalmente construído nos anos 40 com o intuito de ser um shopping, agora possui uma nova vida após passar por uma restauração incrível pelo escritório Ibelings Van Tilburg Architecten. Antes da intervenção, o prédio já estava com a demolição marcada, mas a equipe optou por não derrubá-lo e evitar a retirada de 15 mil toneladas de concreto. Agora, o edifício abriga 114 apartamentos e sua estrutura é híbrida, combinando madeira e aço. Essa nova abordagem para a restauração de edifícios antigos é uma maneira inovadora de preservar o patrimônio construído e reduzir o impacto ambiental da construção de novas estruturas.

construção edifícios em madeira
Imagem reproduzida de Structurae - https://structurae.net/en/structures/de-karel-doorman

7. 55 Southbank Boulevard, Austrália

O edifício, localizado em Melbourne, passou por uma reforma recente realizada pela empresa Bates Smart. O prédio, que já possuía uma estrutura de concreto, ganhou uma adição de 10 andares em madeira laminada cruzada (CLT), alcançando uma altura total de 69,7 metros. A obra foi concluída em 2020, tornando-se a primeira extensão em CLT da Austrália.

construção edifícios em madeira
Imagem reproduzida de JLL Property Portal - https://property.jll.com.au/office-leased/southbank/55-southbank-boulevard-8517

Veja Também: Madeira artificial transparente pode revolucionar a construção civil

8. Arbo, Suíça

Denominado Arbo, o edifício, concluído em 2019, ostenta a distinção de ser considerado o maior edifício de madeira maciça em toda a Suíça. O escritório de arquitetura Manetsch Meyer Architekten concebeu esse projeto impressionante para o campus da Lucerne University of Applied Sciences and Arts, situado em Risch-Rotkreuz. O empreendimento consiste em três prédios imponentes, dos quais dois apresentam uma estrutura de madeira e concreto com 60 metros de altura cada.

construção edifícios em madeira
Imagem divulgação reproduzida de Casa Vogue - https://casavogue.globo.com/arquitetura/edificios/noticia/2023/04/predios-de-madeira-macica-mais-altos-do-mundo.ghtml

9. Eunoia Junior College, Singapura

O Eunoia Junior College é uma impressionante obra arquitetônica, que se destaca por suas duas torres majestosas, uma de 10 andares e outra de 12, alcançando a imponente altura de 56 metros. Para garantir uma construção sólida e sustentável, as paredes externas do edifício foram estruturadas com painéis de madeira cruzada (CLT), proporcionando uma excelente resistência e estabilidade. Além disso, as paredes externas foram revestidas com alumínio, conferindo um aspecto moderno e elegante à estrutura.

Complementando a harmonia dos materiais, os pisos foram feitos de concreto, enquanto as vigas foram confeccionadas em madeira laminada. O resultado é uma combinação excepcional de materiais que garantem a segurança e a durabilidade da estrutura, sem comprometer o design sofisticado do Eunoia Junior College.

construção edifícios em madeira
Imagem reproduzida de Marckenjilim via Wikipedia - https://en.wikipedia.org/wiki/Eunoia_Junior_College#/media/File:Euonia_JC_Bishan_Campus.jpg

10. Brock Commons Tallwood House, Canadá

Localizado em Vancouver, esta residência estudantil, cuja estrutura tem a impressionante altura de 53 metros, oferece um ambiente seguro, confortável e moderno para os estudantes. A equipe da Acton Ostry Architects, autora do projeto, demonstrou sua habilidade em criar projetos de arquitetura desafiadores e inovadores, incorporando tecnologias de ponta e materiais sustentáveis para produzir soluções criativas e estéticamente agradáveis. Neste caso, foi feita a combinação de concreto, painéis de madeira cruzada (CLT) e madeira laminada cruzada (MLC).

construção edifícios em madeira
Imagem reproduzida de Green Magazine - https://greenmagazine.com.au/brock-commons-tallwood-house-is-a-tribute-to-timber/

Veja Também:


Fontes: Casa Vogue.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo