Não é mais novidade que os materiais ecológicos na construção civil estão em alta, e aqui no Engenharia 360 já discutimos diversos avanços nessa área. Uma inovação mais recente é a madeira artificial transparente, que, em plena era de vidro e aço, surge como uma alternativa sustentável com grande potencial para conquistar espaço na indústria da construção.
Sobre a madeira artificial transparente
A madeira artificial transparente oferece a capacidade de absorver e liberar calor, além de permitir a passagem da luz. Essas características permitem que ela substitua diversos materiais na construção civil, como plástico, vidro e concreto, contribuindo para edificações mais sustentáveis.
Durante pesquisas, cientistas removeram a lignina, substância que dá força e cor à madeira, substituindo-a por acrílico - esse foi o segredo para manter a madeira forte e ao mesmo tempo transparente. Mas o verdadeiro avanço veio quando eles misturaram o acrílico com polietilenoglicol, um material que, ao ser aquecido, absorve energia e, ao ser resfriado, libera essa energia.
Essa inovação permite que o material seja usado em construções sustentáveis, absorvendo energia solar durante o dia e liberando-a à noite. Para se ter uma ideia, 100g de madeira artificial transparente com polietilenoglicol são suficientes para absorver até 8.000J de calor, equivalente ao que uma lâmpada de 1W consome em uma hora.
Aplicações da madeira artificial transparente na construção civil
O uso desse tipo de material capaz de absorver e liberar calor também não é novo na construção civil, claro. O inusitado mesmo foi unir os dois e usar a madeira, que reduz a necessidade de materiais com muita emissão de gás carbônico no processo produtivo. Porém, há um impasse: o acrílico não é biodegradável. É por isso que o objetivo, agora, é fazer uma versão da madeira artificial transparente que seja biodegradável, deixando o material ainda "mais ecológico".
Por outro lado, alguns pesquisadores argumentam que o foco da construção civil deveria estar em materiais que sejam sumidouros de carbono, recicláveis e reutilizáveis, e não necessariamente biodegradáveis. Assim, a criação de uma madeira artificial biodegradável pode não ser a solução ideal para a sustentabilidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Como produzir madeira artificial transparente em casa
Curiosamente, é possível criar uma versão da madeira transparente em casa. Veja as instruções no vídeo abaixo:
Fontes: The Constructor; Futures Platform; The Guardian.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.