Novas estratégias de construção 

Materiais alternativos 

Simone Tagliani 27/10/2022  

Os criativos têm estado mais abertos ao uso de materiais alternativos, como os reciclados. Isso tem atraído também a atenção do mercado. Apresentamos 3 materiais que podem criar modelos de construção diferentes e totalmente viáveis! 

Materiais renováveis, naturais e minimamente processados - por escolha dos projetistas - têm substituído compostos e elementos mais pesados, caros e agressivos ao meio ambiente em edificações. Um exemplo é o   tijolo de adobe

Fibras Naturais 

Apontada como uma boa alternativa para a construção civil nacional. Os resíduos poderiam ser misturados com outros materiais para fazer, por exemplo, placas para revestimento de paredes em ambientes com alta propagação de sons. 

Fibra da Bananeira 

Este pesquisador da Austrália criou um tijolo que mescla argila e bitucas em sua composição. O processo de fabricação não apresentaria riscos de contaminação. E o produto final é leve e um bom isolamente térmico. 

Bitucas de Cigarro 

Os construtores indicam a utilização desse material em seus projetos, principalmente naqueles para as comunidades mais pobres, com pouco acesso a recursos ou que dispõe de menos tempo para construir suas moradias. 

Pneus Usados 

Falando novamente da borracha, pode ajudar a criar casas mais   confortáveis, com paredes mais resistentes a variações de temperaturas. A resistência e a estabilidade das paredes podem aumentadas com o preenchimento  de terra.

Material reciclado