Engenharia 360

Conheça o ônibus solar da WEG que já percorreu 100 mil km sem uma gota de combustível

Engenharia 360
por Rafael Panteri
| 26/08/2022 | Atualizado em 27/10/2022 2 min

WEG é uma multinacional brasileira que desenvolve soluções e tecnologias para o setor de energia

Conheça o ônibus solar da WEG que já percorreu 100 mil km sem uma gota de combustível

por Rafael Panteri | 26/08/2022 | Atualizado em 27/10/2022

WEG é uma multinacional brasileira que desenvolve soluções e tecnologias para o setor de energia

Engenharia 360
Conhecido como eBus, esse ônibus solar foi desenvolvido pela WEG em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O veículo é utilizado desde 2017 e possui um percurso fixo: transporta professores, alunos e colaboradores da instituição de dentro do campus até o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica.

E olha que interessante: o trajeto é de cerca de 50km e até hoje, mais de 30 mil passageiros já foram transportados pelo ônibus sem consumir uma única gota de combustível.

O Projeto

A idealização do projeto veio da própria UFSC. Em 2016, pesquisadores, professores e alunos desenvolveram os estudos de substituição do motor a combustão. Nessa mesma época, uma “vaquinha” virtual foi criada para angariar fundos – valor arrecadado, mantinha as revisões do veículo e pagava os salários de dois motoristas do eBus

Com o número de colaboradores crescendo, a WEG logo enxergou a importância do projeto. Além da multinacional brasileira, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações aderiu à causa e encaminhou cerca de R$ 1 milhão para o desenvolvimento tecnológico do ônibus solar.

Reprodução YouTube – Fotovoltaica UFSC

Veja Também: Conheça o primeiro caminhão 100% elétrico produzido no Brasil, o VW e-Delivery

Tecnologias

O eBus é 100% elétrico e não utiliza nenhuma gota de combustível. Além disso, outras tecnologias foram adicionadas ao veículo para melhorar seu desempenho e conforto para os passageiros:

  1. Sistema de Propulsão Elétrica: esse sistema é o responsável por levar a energia das baterias até o inversor de tração. É nele que a força gera movimento nos eixos do veículo. Essa tecnologia foi desenvolvida e fornecida pela WEG, sem contar com outras peças estruturais do veículo.
  2. Sistema de Frenagem Regenerativa: presente em quase todos os veículos elétricos, a frenagem regenerativa também foi implementada no eBus. Nesse sistema, quando o veículo freia há a conversão de energia cinética em energia elétrica, que recarrega as baterias.
  3. Deslocamento produtivo: o eBus conta com sistemas de Internet Wi-fi de alta velocidade a bordo. Além disso, existe uma mesa de reuniões dentro do veículo, para que tanto professores quanto estudantes a utilizem.
Reprodução YouTube – OCP

Parcerias

Essa não foi a primeira vez que a WEG e a UFSC desenvolveram projetos solares juntas. Em 2015, um barco movido a energia solar entrou em operação para transportar estudantes da comunidade ribeirinha de Ilha das Onças (Barcarena – PA). O veículo acomoda cerca de 22 pessoas e tem autonomia de até 5h de navegação.

ônibus sobre água
Imagem reproduzida de Engenharia Hoje

Veja Também: Ônibus futurista chinês é a solução definitiva para acabar com o trânsito


Fontes: EngenhariaHoje, WEG.

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo