Engenharia 360

Onde devo registrar a ART?

Engenharia 360
por Redação 360
| 24/09/2021 | Atualizado em 17/01/2023 3 min

O registro da ART é necessário para você poder começar a realizar suas atividades de Engenharia e Agronomia. Saiba por que e como neste texto!

Onde devo registrar a ART?

por Redação 360 | 24/09/2021 | Atualizado em 17/01/2023

O registro da ART é necessário para você poder começar a realizar suas atividades de Engenharia e Agronomia. Saiba por que e como neste texto!

Engenharia 360

Você profissional formado em áreas do mercado fiscalizadas pelo Conselho de Engenharia e Agronomia, sempre que realizar atividades nestas áreas, precisa fazer o registro da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Por quê? Porque nenhuma obra ou serviço deve ter início sem se fazer este documento! Ou seja, só com a ART devidamente preenchida é que se poderá dar sequência ao trabalho. E, depois, guardar a via assinada deste documento caberá a você!

Qual o local para a emissão da ART?

A ART é feita junto com a representação do seu conselho profissional em seu estado de atuação ou registro de empresa, CREA ou Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. E é importante ressaltar que todas as unidades possuem equipes que oferecem instruções para o preenchimento desta documentação – basta contatar seus canais de comunicação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, especificamente falando do preenchimento da ART, isso deve ser feito 100% online através do site do CREA, em uma área restrita. Mas é preciso ficar atento porque alguns navegadores podem ser incompatíveis com o sistema. Deve-se buscar pelo ícone da ‘ART’ e, em seguida, ‘Preencher Anotação de Responsabilidade Técnica’.

Detalhe: para a emissão deste documento, é preciso ter registro no CREA ativo! E, reiterando, que a ART deve ser feita na jurisdição do local da obra ou do serviço – exceto para os trabalhos de laboratório/escritório, nos quais o registro pode ser feito onde o profissional possui seu registro.

Como realizar o preenchimento da ART, passo-a-passo?

O passo seguinte para o preenchimento da ART é escolher o modelo de documento, que varia de acordo com o trabalho que você pretende prestar como profissional. Há três opções:

  • Complementar – para acrescentar algo a uma anotação que já existe;
  • Inicial – para começar uma nova anotação; e
  • Substituição – para fazer alguma alteração/substituição.
imagem de ART
Imagem: crea-rs.org.br

Na aba de preenchimento, estão bem descritas as ‘Restrições’, sobre o que você pode ou não fazer de acordo com seu registro no CREA. No campo dos dados solicitados, deve-se informar qual a sua participação, a finalidade do serviço, descrever o motivo de emissão da ART e mais. E o próximo item é o preenchimento de entidades de classe e ações institucionais, onde você informa se a sua empresa tem qualquer convênio com o CREA que faça com que a taxa cobrada seja diferenciada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No item ‘Atividades Contratadas’, você deve incluir a atividade que vai realizar – como fiscalizar, gerir, prestar consultoria, ou outra tarefa. Já em ‘Atividade Profissional’, fala sobre o serviço que prestará – como projeto, orçamento e laudo-; para isso, é preciso escolher o código exato. Por fim, é preciso informar sobre os dados do contrato com o cliente – como prazos, unidade de metragem, nome dos contratantes, valores orçados e mais. Na sequência, é possível adicionar arquivos complementares – como o próprio projeto; e, depois, você assina a verificação declarando que está cumprindo as normas específicas e válidas.

Pronto, sua ART está feita! Agora, basta imprimir e fazer o pagamento da taxa de emissão e aguardar a análise do conselho! Em breve, você poderá começar a realizar as suas atividades!

Veja Também: Quem deve pagar a taxa da ART?


O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: CREAPR.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo