Engenharia 360

TranscribeGlass: A Realidade Aumentada Revolucionando a Comunicação com Legendas em Tempo Real

Engenharia 360
por Redação 360
| 14/12/2023 3 min
Imagem de Saturday Startup Stories via Nerdizmo

TranscribeGlass: A Realidade Aumentada Revolucionando a Comunicação com Legendas em Tempo Real

por Redação 360 | 14/12/2023
Imagem de Saturday Startup Stories via Nerdizmo
Engenharia 360

Avanços recentes no campo das engenharias permitiram uma redefinição da interação humana com a realidade. Por exemplo, podemos citar o TranscribeGlass. Esta inovação revolucionária no universo das tecnologias assistivas e realidade aumentada foi desenvolvida por Tom Pritsky e Madhav Lavakare, estudantes da Universidade de Stanford. Trata-se de um modelo de óculos que exibe legendas em tempo real, o que pode ajudar demais as pessoas com deficiência auditiva. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

realidade aumentada
Imagem de Saturday Startup Stories via Nerdizmo

Veja Também: Projeto Giulia: brasileiros criam app que facilita a comunicação entre surdos e ouvintes

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Surgimento da Ideia do TranscribeGlass

O projeto do TranscribeGlass começou a ser idealizado em 2021, quando Tom e Madhav uniram forças para criar um modelo de tecnologia assistiva mais acessível e eficaz para pessoas com deficiência auditiva. O produto de suas pesquisas gerou um modelo de óculos que transcende até mesmo os desafios iniciais, foco do plano dos pesquisadores.

Em resumo, o TranscribeGlass é uma solução inovadora que oferece suporte para pessoas, em ambientes educacionais e profissionais, acompanharem conversas em tempo real por meio de legendas. Os escritos são projetados nas lentes, bem no campo de visão dos usuários. Isso deve facilitar a comunicação entre participantes de diferentes atividades em que se faz necessária a interação auditiva.

realidade aumentada
Imagem reproduzida de TranscribeGlass
realidade aumentada
Imagem reproduzida de TranscribeGlass via The Indian Express

Como Funciona o Óculos de Realidade Aumentada

Recapitulando, o TranscribeGlass é um par de óculos com capacidade de realidade aumentada, que pode se conectar a softwares de transcrição de fala em texto. Nesse caso, as legendas são convertidas em projeções, permitindo que os usuários acompanhem as conversas enquanto visualizam o mundo ao seu redor.

Qual o diferencial desse modelo de óculos de outros protótipos já apresentados ao mercado? Bem, primeiro vale destacar sua autonomia, para um dia inteiro. O TranscribeGlass também pode ser controlado totalmente por meio de um aplicativo. Ele é compatível com várias APIs. E seu potencial, como explicado anteriormente, é vasto. Os criadores prometem experiência personalizada e conveniente para pessoas com ou sem deficiência auditiva - inclusive em ambientes com bastante ruído.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: IA e Robótica para Todos: Como a Engenharia Melhora a Vida das Pessoas com Deficiência

Um Olhar para o Futuro da Tecnologia

Até o final de 2023, o TranscribeGlass está em fase de testes. A perspectiva é de que o seu lançamento aconteça em breve. E essa novidade pode inspirar, certamente, o desenvolvimento de mais tecnologias inovadoras, agentes de inclusão e igualdade. Tecnologias mais acessíveis, independentemente das barreiras, e promovendo a compreensão em um mundo diversificado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Inovação Social.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo