Estamos num bom momento para lembrarmos de todas as grandes conquistas que já realizamos e o que ainda podemos fazer juntos, como uma aldeia global. Um exemplo são as expedições espaciais para a Lua. Temos a perspectiva de uma possível viagem de astronautas para o satélite natural em 2024. Mas a última vez que realmente conseguimos dar "uma fugida" deste planeta foi em 1972, com a missão Apollo 17.
Agora, certamente, uma das datas mais memoráveis da nossa história foi quando Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin participaram da missão Apollo 11. Aliás, Buzz participou da missão Gemini 12 e foi o segundo homem a pisar na Lua, depois de Neil. Sua personalidade inspirou a para a criação de Buzz Lightyear, o personagem animado dos filmes "Toy Story", da Pixar. E agora, aos 92 anos, resolveu leiloar algumas das relíquias de carreira.
Sobre o leilão
Os pertences que Buzz Aldrin resolveu leiloar foram separados em 69 lotes. Quase todos foram vendidos no evento realizado recentemente em Manhattan, Nova York, somando um valor de US$ 8 milhões (cerca de R$ 42 milhões). Para se ter uma ideia de como esse valor é alto, o mesmo quebrou o recorde estabelecido por um leilão de objetos pertencentes a Armstrong, anos atrás.
"Parecia o momento certo para compartilhar esses itens com o mundo, que para muitos são símbolos de um momento histórico, mas para mim sempre foram lembranças pessoais de uma vida dedicada à ciência e à exploração." - Aldrin disse em comunicado.
Veja Também: O Homem voltar a pisar na Lua pode atrasar, entenda porquê
Alguns itens vendidos
- Plano de voo da missão Apollo 11.
- Passes vitalícios dourados para os jogos da Major League de beisebol.
- Uma estatueta do MTV Video Music Awards inspirada na imagem icônica de Aldrin colocando a bandeira americana na superfície da lua.
- Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honraria dos EUA para civis, concedida a Aldrin pelo presidente Richard Nixon.
- Carta datada de 10 de dezembro de 1973, escrita por Armstrong, onde o ex-astronauta tentava dissuadir Aldrin de transformar seu livro de memórias em um filme.**
**(não conseguimos registro de imagem deste item)
LEIA MAIS
Itens não vendidos
- Pequeno interruptor de circuito quebrado que quase deixou a tripulação da Apollo 11 na lua.
- Caneta de alumínio amassada que Aldrin usou como quebra-galho para efetuar a decolagem.
A saber, a casa de leilões que organizou este leilão de objetos de Buzz Aldrin já vendeu itens pertencentes a outros astronautas, incluindo uma pequena bolsa branca que Armstrong usou para coletar amostras de rochas lunares.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: Confira 15 imagens que mostram como a Terra é vista do espaço
Fontes: Foha de São Paulo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.