Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

O que você precisa saber sobre a vida universitária

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 06/05/2013 4 min

O que você precisa saber sobre a vida universitária

por Eduardo Mikail | 06/05/2013
Copiado!

Quem pelo menos uma vez não pensou em deixar de estudar para aquela prova dificílima, ou disse para si próprio que estudaria no dia seguinte (geralmente domingo, dia antes da prova), só para não perder uma super festa da faculdade, onde todos seus amigos e amigas estariam, e também aquela(e) paquera, que há tempos você esperava por uma oportunidade para se aproximar?

Durante meus 4 anos de graduação em uma faculdade conceituada de São Paulo, e ao mesmo tempo uma das mais badaladas da cidade, a ESPM, famosa por suas festas (muito top diga-se de passagem), passei muitas vezes por esse dilema: festa, estudar, prova, trabalho…


:: Leia também: Estudar um dia antes da prova resolve?


Agora, já formado em administração com especialização em marketing, e atualmente cursando minha segunda faculdade, engenharia civil, consigo ver as situações de uma forma diferente de quando era um mero calouro empolgado por ter entrado na faculdade. Enxergo muitas vezes as pessoas na faculdade, igual a mim no passado, e me vejo neles em algumas situações. A diferença é que, agora felizmente consigo visualizar as responsabilidades e tenho meus objetivos bem definidos, mas todo esse processo fez e faz parte do constante amadurecimento de todos nós. Hoje dou muito mais valor ao que me comprometi a fazer.

estudar-blog-da-engenharia

Experiências a parte, tenho certeza que a maioria dos alunos, sejam de engenharia ou qualquer outro curso, já tiveram sua vida e desempenho acadêmico afetados pela oportunidade de uma festa ou cervejada, principalmente no início do curso, e que lhe rendeu uma nota baixa na prova, justamente daquela matéria, daquele professor, e que, depois da tão esperada festa, você talvez tenha se arrependido de não ter aberto mão para estudar, o que acabou contribuindo com parcela de culpa para aquela famosa DP (reza a lenda que não exista aluno de engenharia que nunca tenha pego uma. Eu ainda não peguei e tenho como meta pessoal me formar sem nenhuma no currículo!)

As festas, ao meu ver, fazem parte da vida universitária. Vale a pena ir em pelo menos uma durante essa fase, mas que seja de forma consciente, para que não interfira no rendimento, até porque todos sabemos que nosso curso é pesado e às vezes chega a ser maçante. Quem diz que não precisa de uma distração, além de dormir, me desculpe, mas está mentindo. Nosso corpo, nossa mente, para voltar a funcionar e assimilar matérias, fórmulas (que não são poucas), depois longas horas de estudo, precisa de descanso, distração… Diversão.


:: Leia também: Coisas que todo estudante de engenharia deveria saber


Um conselho que posso dar, agora já com outra visão, é que os jargões populares “viva intensamente”, “curta a vida que é só uma”, “aproveite a melhor fase da sua vida”, são frases de pessoas acomodadas e imaturas, que não tem objetivos de vida, e acham que tem. De que vale aproveitar agora tudo o que pode, e no futuro não ter condição de sustentar a si próprio? É preciso ter autocontrole e saber ponderar as coisas enquanto jovens, não se contentar em ser simplesmente mais um engenheiro, o mercado brasileiro necessita sim de 60 mil profissionais por ano, mas profissionais qualificados, que realmente tenham embasamento técnico e experiência para praticar a profissão, que honrem as responsabilidades que a eles são atribuídas, para que no futuro, aí sim possa usufruir de todo o esforço de agora e colher os frutos das noites mal dormidas (estudante de engenharia dorme?) e todas as coisas boas que nossa (futura) profissão proporciona.

festa-de-faculdade

Uma coisa que aprendi por passar na pele, é que não devemos optar pelo caminho mais fácil, pelos atalhos para chegar onde achamos que iremos chegar um dia, mas sim, ter coragem de seguir, persistir e enfrentar as dificuldades do caminho mais longo e difícil, pois sim, é esse o caminho para o sucesso e realização, que com toda a certeza, será o mais gratificante no futuro…

Se você tem um sonho, um objetivo, vá e lute por ele. Muitas pessoas estarão prontas para te dizer que você é louco de fazer isso ou aquilo, prontas para te “desincentivar”, desanimar. Eu mesmo, desisti três vezes da minha decisão de cursar a segunda graduação, por pensar somente nas dificuldades, provas, TCC, tudo de novo, e só na quarta vez comecei a pensar diferente, que se eu ficasse pensando dessa forma nunca estaria preparado para enfrentar as dificuldades e desafios da vida. Fui na sexta-feira, no último horário da última chamada fazer matrícula e as aulas começavam na segunda…

E assim foi, não me arrependo da decisão. Força, engenharia!

Assista abaixo um vídeo motivacional que nós, do Blog da Engenharia fizemos:

*curtir nossa página no Facebook não faz ninguém tirar 10 na prova, mas ajuda a se manter informado com conteúdo sobre as engenharias. Assista, entenda e CURTA AQUI! 😉 

Conteúdo original Blog da Engenharia® 
Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários