Buscando maior eficiência e menor custo, pesquisadores do IBM de Zurique estão desenvolvendo um painel solar capaz não só de gerar energia, mas também dessalinizar água.
O projeto consiste em uma placa solar coberta por espelhos pequenos que refletem luz em receptores que contêm chips conversores de energia. Assim, os receptores recebem uma quantidade de energia mais concentrada do que a luz solar direta.
A energia recebida é tanta que poderia derreter os receptores. Para contornar esse problema, a placa contém um sistema de refrigeração líquida que a IBM projetou inicialmente para computadores de alto desempenho. O líquido absorve o calor dos receptores e esse calor é usado para dessalinizar a água. Estima-se que um metro quadrado de receptores pode dessalinizar até 40 litros de água em um dia ensolarado.
Os criadores esperam que esse sistema tenha um custo baixo o suficiente para competir com o carvão, visto que o material utilizado na placa não possui um preço elevado.
Veja Também: Pesquisadores criam membrana capaz de dessalinizar água e produzir lítio
Fonte: POPSCI
LEIA MAIS
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.