Engenharia 360

Usinas hidrelétricas reversíveis: como funcionam e para que servem?

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/02/2023 | Atualizado em 26/03/2023 4 min
Imagem reproduzida de Editora Brasil Energia

Usinas hidrelétricas reversíveis: como funcionam e para que servem?

por Redação 360 | 27/02/2023 | Atualizado em 26/03/2023
Imagem reproduzida de Editora Brasil Energia
Engenharia 360

Hidrelétricas são usinas de energia elétrica que utilizam a força da água em movimento para gerar eletricidade. Nesse caso, a água é armazenada em uma barragem, liberada por comportas e usada para girar turbinas que acionam geradores elétricos; trata-se de uma fonte de energia renovável, de baixo custo e com longa vida útil. Mas também existem as usinas hidrelétricas reversíveis. Qual será a diferença?

O funcionamento das usinas hidrelétricas reversíveis

As usinas hidrelétricas reversíveis funcionam de forma semelhante às usinas hidrelétricas convencionais. Elas são usinas que permitem o armazenamento de energia elétrica em forma de água. Calma, vamos explicar! Traduzindo, ao utilizar a energia cinética da água em movimento para gerar eletricidade, o líquido pode ser bombeado para um reservatório superior quando há um excesso de energia elétrica ou demanda maior de energia disponível na rede elétrica, geralmente em horários de menor consumo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Descubra aqui as 11 maiores usinas hidrelétricas do mundo

Vantagens e desvantagens do sistema

Nas usinas hidrelétricas reversíveis, quando a água é liberada do reservatório superior, ela passa pelas turbinas e gera eletricidade. A vantagem é que o processo justamente permite que a energia excedente seja armazenada em forma de água, para ser usada posteriormente quando houver demanda maior.

O lado negativo é que as hidrelétricas reversíveis são mais complexas do que as usinas hidrelétricas convencionais, pois exigem equipamentos adicionais, como bombas e tubulações, para permitir a movimentação da água entre os reservatórios. No entanto, elas são uma forma eficiente de armazenamento de energia elétrica em grande escala, o que é essencial para garantir um fornecimento confiável de energia elétrica em redes elétricas que dependem cada vez mais de fontes de energia renovável e intermitente, como a energia solar e eólica.

Veja Também: Conheça 4 exemplos de centrais de hidrelétricas subterrâneas do Brasil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os principais exemplos de usinas hidrelétricas reversíveis no mundo

Existem várias usinas hidrelétricas reversíveis em operação em todo o mundo. Aqui estão alguns exemplos:

Usina hidrelétrica de Goldisthal

Localizada na Alemanha, esta é uma das maiores usinas hidrelétricas reversíveis do mundo, com uma capacidade de armazenamento de energia de 5,7 gigawatts-hora (GWh).

usinas hidrelétricas reversíveis
Imagem reproduzida de Editora Brasil Energia

Usina hidrelétrica de Dinorwig

No Reino Unido, País de Gales, está uma das maiores usinas hidrelétricas reversíveis da Europa, com uma capacidade de armazenamento de energia de 9,1 GWh.

usinas hidrelétricas reversíveis
Imagem reproduzida de Denis Egan - https://en.wikipedia.org/wiki/Dinorwig_Power_Station#/media/File:DinorwigPowerStation01.jpg

Veja Também: Hidrelétricas e impacto ambiental: saiba mais sobre a principal fonte de energia do Brasil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Usina hidrelétrica de Bath County

Agora um exemplo dos Estados Unidos. Localizada na Virgínia, esta é a maior usina hidrelétrica reversível dos Estados Unidos, com uma capacidade de armazenamento de energia de 24 GWh.

usinas hidrelétricas reversíveis
Imagem reproduzida de NHA via Cimento Itambé

Usina hidrelétrica de Guangzhou

Já a China tem uma das maiores usinas hidrelétricas reversíveis da Ásia, com uma capacidade de armazenamento de energia de 2,7 GWh.

usinas hidrelétricas reversíveis
Imagem reproduzida de

Usina hidrelétrica de Okutataragi

Por fim, localizada na província de Nara, esta é a maior usina hidrelétrica reversível do Japão, com uma capacidade de armazenamento de energia de 30 GWh.

usinas hidrelétricas reversíveis
Imagem reproduzida de 663highland em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Okutataragi_Pumped_Storage_Power_Station#/media/File:Tataragi_Dam01n4272.jpg

A saber, a engenharia das usinas hidrelétricas reversíveis pode ser a resposta para inúmeros países garantirem um fornecimento confiável de energia elétrica em suas redes elétricas devido à sua capacidade de armazenar energia, flexibilidade operacional, capacidade de resposta rápida, integração com outras fontes de energia renovável e redução de emissões de gases de efeito estufa.

Veja Também:


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo