Engenharia 360

O que é a Tecnologia SaaS, impacto e oportunidades na Engenharia?

Engenharia 360
por Redação 360
| 31/08/2022 4 min

O que é a Tecnologia SaaS, impacto e oportunidades na Engenharia?

por Redação 360 | 31/08/2022
Engenharia 360

Hoje o mercado está tão acirrado que não dá para “dormir no ponto”, não é mesmo? As empresas precisam estar constantemente se renovando, se reinventando e se atualizando para conseguir acompanhar as transformações de mercado – olhando sempre para o futuro, claro. Pelo menos é assim que pensam os grandes líderes em tecnologia, e você? Bom, uma coisa é certa, cada geração é mais e mais desafiada a dar esse salto na forma de trabalhar. Agora, não basta apenas oferecer produtos e serviços, mas realmente entregar algo de valor para os clientes, ajudando-os a encurtar caminho até o seu objetivo, resolver uma questão ou necessidade.

Tecnologia SaaS
Imagem reproduzida de Bernhoeft

Mas o que é SaaS?

Bom, olhando para o setor da Tecnologia da Informação, as recentes mudanças de mercado fizeram com que as empresas deixassem de usar softwares on-premise para Softwares como Serviço, ou Software as a Service, cuja sigla é SaaS. A tendência global agora é vender por meio de um software com pagamento de assinatura ou licença de uso que garante acesso de uso ao mesmo, sem necessitar de atualização de hardwares e instalações nos equipamentos.

E como você pode imaginar, esse tipo de serviço de disponibilização de soluções tecnologias via Internet veio bem a calhar nesse momento de pandemia e pós pandemia!

Realmente, a web está mudando as nossas vidas, inclusive na questão profissional! Neste momento, podemos manter os nossos negócios online através desses softwares hospedados e executados em servidores de empresas terceirizadas prestadoras de serviço, que justamente gerenciam o acesso a partir de uma licença e manter a estrutura do nosso site em sincronia com os requisitos básicos de segurança dos dados. Esse é o modelo de gestão de negócios mais eficiente que muitos encontraram ao longo nestes últimos anos!

Aliás, a saber, provedores de SaaS criam produtos integrando big data, machine learning e inteligência artificial.

Exemplos de softwares SaaS

  • Microsoft Office 365;
  • Adobe Creative Cloud;
  • Dropbox; e
  • Autodesk.

Quais os benefícios dos SaaS?

A maior vantagem de apostar nos SaaS nos dias de hoje é sair na frente da concorrência! Esse novo modelo de negócios,, baseado nas possibilidades que a Internet traz é capaz de acelerar o ciclo de inovação das empresas de uma maneira única – sobretudo para aquelas que estejam buscando um equilíbrio entre o desenvolvimento de suas estruturas, estratégias e negócios -, muitas vezes sendo a chave para o sucesso. Desse jeito, logo mais oportunidades podem ser alcançadas!

Geralmente, as empresas que apostam nos SaaS também apostem em automatização e inteligência artificial. E, nesse caso, esse tipo de software acaba se tornando o sistema operacional base das suas operações. Por exemplo, na construção civil, os SaaS servem bem para controle e gerenciamento de obras, inclusive ajudando no gerenciamento de equipes, agilizando serviços, diminuindo tempo de resposta de ações e possíveis desperdícios ou imprevistos – o que sempre alegra demais os clientes, claro.

Os SaaS permitem que tenhamos acesso a certas informações em qualquer dispositivo com conexão à web. As atualizações disso podem ser feitas em tempo real. Ou seja, pessoas que estejam em escritório ou canteiro de obras têm acesso aos mesmos dados no sistema do software adotado. Além disso, é possível gerar relatórios que forneçam indicadores para análise e melhoria das atividades. E a comunicação entre equipes fica mais simples e ágil. Tudo isso com uma viabilidade de investimento surpreendentemente acessível.

Tecnologia SaaS
Imagem reproduzida de Vivo Meu Negócio

Exemplo de empresas SaaS no Brasil

  • RD Station – Aplicativos para Inbound Marketing;
  • RunRun.it – Aplicativo para Gestão de projetos; e
  • Lilu – Aplicativo para serviços pet em casa.

O que mais é preciso saber sobre a tecnologia SaaS?

Vamos falar mais do sistema dos modelos de SaaS! O normal é que os fabricantes desses softwares recebam a responsabilidade completa de toda a infraestrutura de TI, servidores, atualização e manutenção dos servidores. Isso permite que os seus contratantes possam, no dia a dia, focar exclusivamente naquilo que lhes importa, que são os contratos fechados pela sua empresa. Até a segurança de arquivos é garantida por meio da armazenagem na nuvem.

Pode-se solicitar à equipe de TI uma solução SaaS personalizada para o seu modelo de negócio – talvez novas licenças com soluções para tarefas de administração, e mais. Geralmente, a maioria opta por um portal centralizado, onde se pode gerenciar todos os usuários da assinatura. E, como cliente, não querendo utilizar qualquer aplicação, basta cancelar a assinatura com o representante ou administrador do software. O que acha disso? Escreva nos comentários se seu negócio precisa ou já utiliza um SaaS!

Tecnologia SaaS
Imagem reproduzida de Domínio Sistemas

Veja Também: O que é PMI para gerenciamento de projetos?


Fontes: In Metrics, 4Matt, Mais Controle.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo