Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O que é PMI para gerenciamento de projetos? | 360 Explica

por Redação 360 | 05/11/2021

Os cursos e certificados em PMI ajudam os profissionais do mundo todo em gerenciamentos de projetos, crescendo em suas carreiras. Saiba mais!

Você trabalha na área de gestão de projetos? Pois bem, então deveria conhecer o que é a PMI e como ela poderia beneficiar o seu dia-a-dia de trabalho! Pois bem, PMI é o mesmo que Project Management Institute. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos em todo o mundo – já somando hoje cerca de 700 mil integrantes em constante aperfeiçoamento profissional. Seu trabalho é separado de acordo com capítulos, seguindo uma categorização segundo regiões geográficas. E atua de forma voluntária para levar melhores práticas do gerenciamento ao conhecimento de todos, promovendo contínuas melhorias no setor da Engenharia.

Como surgiu a PMI?

Jim Snyder e Gordon Davis jantavam na Filadélfia, Estados Unidos, em 1969. E, enquanto conversavam, decidiram criar uma organização. O objetivo deles era garantir um jeito para que grandes gestores pudessem se reunir e compartilhar informações e problemas em comum. E a primeira reunião deles aconteceu, de fato, no mesmo ano, na cidade de Atlanta. Pouco tempo depois, artigos de incorporação foram arquivados na Pensilvânia, assinados por pessoas oficialmente reconhecidas como fundadoras do PMI – James Snyder, Eric Jenett, Gordon Davis, AE ‘Ned’ Engman e Susan C. Gallagher.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

gerenciamento de projetos
Imagem reproduzida de Business Wire

O que faz a PMI?

A entidade trabalha para fomentar publicações, eventos e reuniões sobre o tema ‘gestão’, focando na ciência e prática de gestão dos projetos ao nível mundial, de forma mais proativa e consciente. Por exemplo, ela é responsável pelo guia que trata do gerenciamento dos projetos, conhecido como Project Management Body Of Knowledge (PMBOK).

Fora isso, a entidade também acompanha frequentemente o volume de recursos desperdiçados pelas empresas durante o desempenho dos projetos. A saber, as organizações normalmente perdem um percentual dos valores investidos devido ao péssimo gerenciamento feito. Faz estudos profundos sobre gestão de projetos. E isso, muitas vezes, acontece através de eventos e publicações.

gerenciamento de projetos
Imagem reproduzida de FIA

A PMI, na prática

É preciso destacar que a PMI pode ajudar demais o sucesso dos negócios de muitas empresas. Contudo, ela não é uma metodologia de planejamento oficial. Quem quiser usar o próprio guia PMBOK encontrará neste material a explicação sobre várias etapas. Dentre elas, estão: gerenciamento do escopo, do tempo, da qualidade, dos custos, das aquisições, das comunicações, dos recursos humanos, dos riscos, da integração e dos stakeholders. Além disso, o PMI fornece cursos e faz a certificação de gerentes de projetos.

As especializações PMI estão embasadas nos 12 padrões de gerenciamento de projetos aplicados no mundo todo. Elas ensinam como adotar boas práticas, indicando diretrizes, características e regras para melhorar o trabalho em cinco categorias: programas, projetos, pessoas, profissões e organizações. Inclusive, muitas aulas são administradas via ead. Ademais, são promovidos muitos debates, seminários, conferências, sessões de trabalho, entre outros, sempre visando discutir novas ideias e revisitar aquelas que já são praticadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

gerenciamento de projetos
Imagem reproduzida de Pós Graduação UNIP

Como participar da PMI?

Em resumo, todas as organizações têm a possibilidade de se associar à entidade. As credenciais são reconhecidas ao nível internacional, visto que a PMI promove o desenvolvimento das carreiras e da profissão de gerente de projetos. Alás, dão-se designações diferentes para esses profissionais.

Enfim, hoje em dia, há milhares de pessoas credenciadas e com certificado PMI em todos os países. Após fazer a filiação na PMI, os gestores de projetos estão associados à organização que detém excelência no ramo. E, posteriormente, recebe as bases para desenvolver as suas competências e habilidades, tais como conhecimento profissional, realização educacional e experiência para obter a certificação.

gerenciamento de projetos
Imagem reproduzida de Professional project manager with icons about planning tasks and milestones on schedule, cost management, monitoring of progress, resource, risk, deliverables and contract, business concept

As certificações

Na área de gerenciamento de projetos, existem oito certificações. As sete primeiras são:

  • Profissional certificado em Métodos Ágeis do PMI (PMI-ACP;
  • Profissional de Gerenciamento de Portfólio (PfMP);
  • em Análise de Negócios do PMI (PMI-PBA);
  • de Gerenciamento de Programas (PgMP);
  • em Gerenciamento de Cronograma do PMI (PMI-SP);
  • em Gerenciamento de Riscos do PMI (PMI-RMP); e
  • Técnico certificado em Gerenciamento de Projetos (CAPM).

Mas a mais comum é mesmo a Project Management Professional ou PMP. A PMI autoriza algumas instituições a aplicarem o teste para PMP e muitas escolas de administração oferecem cursos preparatórios para esse certificado.
Para obter cada certificação, o profissional deve comprovar determinado tempo de experiência na área e ser aprovado em um teste de conhecimentos específicos. A certificação é temporária e deve ser revalidada periodicamente para que o profissional se mantenha atualizado e atuante no mercado de trabalho.

Com todos os treinamentos e a certificação, o profissional pode afirmar para as empresas que domina os formatos de gerenciamento de projetos adotados de forma global. Também que consegue articular as ações necessárias para obter mais produtividade e eficiência com a diminuição de custos e despesas nas empresas. Com isso, ele ganha reconhecimento e pode crescer em sua profissão, se colocando melhor no mercado de trabalho.


Só lembrando que qualquer projeto pode ser composto por atividades cujo objetivo final é produzir algo, oferecer um serviço ou obter resultados diferenciados. Mas os projetos, de modo geral, nunca serão iguais! Então, suas práticas como profissional de gerenciamento precisam ser adequadas à cada situação, à cada realidade, de modo a atingir metas específicas! Não existe receita pronta! Pense nisto!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Project Builder.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.